Apito Dourado? “Começou no Minho e acabou em Leiria; percebeu-se logo a geografia”

(dr) FC Porto

Em entrevista à TVI, Jorge Nuno Pinto da Costa falou sobre tudo, desde a explicação para a saída de Alex Telles até ao Apito Dourado.

Presidente do FC Porto desde 1982, Pinto da Costa é o dirigente desportivo há mais tempo na liderança de um clube e também o que conquistou mais títulos à frente de um clube de futebol. Com as eleições à presidência a aproximarem-se, Pinto da Costa prepara a sua recandidatura para mais um mandato.

“Não estou nada preocupado com o que falta fazer”, admitiu Pinto da Costa, focando a sua prioridade em avançar com a Cidade Desportiva. Ainda em junho, Pinto da Costa anunciou que planeia construir a Cidade Desportiva do FC Porto em Matosinhos, um plano que já terá sido aprovado pela Câmara Municipal. A infraestrutura terá sete campos de futebol de 11, um deles com uma bancada com 2500 lugares, e dois campos de futebol de sete.

Quanto à situação financeira do clube, o presidente portista mostra-se otimista, garantindo estar otimista que vão “sair brevemente desta situação”. Pinto da Costa disse que os seus jogadores estão subvalorizados e que os jogadores de hoje em dia “só conhecem o net – valores líquidos; os impostos em Portugal são muito altos”.

Sobre a saída de Alex Telles, o líder dos ‘dragões’ salienta que foi uma escolha do jogador e que, ainda assim, tentou segurá-lo pelo menos até ao fim do ano. “Ele dizia que queria sair porque, segundo ele, o atual selecionador do Brasil só convocava jogadores de três ou quatro campeonatos que acompanhava”, explicou, citado pelo Tribuna Expresso.

Ainda sobre o mercado, diz que Fábio Silva foi um bom negócio para o empresário, jogador e FC Porto. “Parece estranho mas é assim. Os bons empresários têm oportunidade de meter jogadores em grandes clubes que os outros não chegam lá”, realçou.

“O meu filho foi dirigente do FC Porto há muitos anos. Pediu a demissão porque no FC Porto há um princípio: quem está no FCP não pode estar na política e ele foi eleito como vereador da Câmara. Hoje, ele é apenas sócio há 52 anos, que é tantos quantos tem de vida; não mérito dele, mas meu, que fui muito rápido. O Alexandre é empresário de futebol e não faz negócios com o FC Porto. Não faz, porque nem pode. Os outros empresários não precisam dele”, disse Pinto da Costa sobre o assunto.

Através do Twitter, Rui Pinto reagiu à entrevista de Pinto da Costa, mencionando o alegado desconhecimento das “comissões do filho, Pedro Pinho, Caldeira e companhia limitada”.

Aliás, Rui Pinto foi tema de uma das perguntas que foi lançada ao presidente ‘azul e branco’. Pinto da Costa admitiu não ter opinião sobre o denunciante português: “É um processo que não liguei muito, não vou dizer se é herói ou criminoso”.

“Mas agora há algo estranho: muita gente com responsabilidade no país que o considera o país. Porquê? Porque denunciou irregularidades – se essas irregularidades não fossem postas cá fora, estavam no cesto. Se o Rui Pinto for considerado um herói, espero que o nosso funcionário, que foi condenado por revelar conteúdos dos emails, também seja considerado herói”, atirou.

Um dos assuntos em que o presidente do FC Porto tem sido mais crítico é em relação à ausência de público nos estádios.

“Todos me dão razão e me dizem que é incompreensível não haver público. Na final da Taça de Portugal houve várias figuras da Nação que me disseram isso. Aqui nos nossos camarotes não podem estar algumas pessoas? Faz sentido?”, questionou. Segundo Pinto da Costa, o FC Porto já perdeu 29 milhões de euros devido à realização dos jogos à porta fechada.

“Nós temos aqui camarotes familiares… e não pode vir aqui ver o jogo, mas pode ir a um restaurante? Quem me tem ajudado aqui? O presidente da Liga e o presidente da FPF”, acrescentou.

No que toca ao Apito Dourado, Pinto da Costa diz que quem o conhece, sabe que nunca se preocupou com isso. “Aquilo foi um processo que começou no Minho e acabou em Leiria; percebeu-se logo a geografia”, afirmou.

“Até lhe conto uma coisa: quando foi aquela coisa toda do Apito Dourado, dez dias depois, neste sítio aqui onde estamos, foi apresentado o livro “Largos Dias têm 100 anos”. Quem é que estava aqui? O general Ramalho Eanes e o Fernando Martins, antigo presidente do Benfica. Depois do 25 de abril, o Ramalho Eanes é a pessoa número um em Portugal. Sabe o que é que o Fernando Martins me disse? Que toda a gente sabia de onde é que aquilo vinha”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …