Mulher apedrejada até à morte na Somália por ter 11 maridos

Na Somália, uma mulher foi apedrejada até à morte por ter muitos maridos. A lei islâmica não permite a poliandria, mas os homens podem ter até quatro mulheres ao mesmo tempo.

Esta quarta-feira, uma mulher foi apedrejada até à morte, na Somália, depois de ter sido acusada por várias pessoas de ter muitos maridos.

Shukri Abdullahi Warsame foi acusada por moradores da cidade de Sablale, na região de Lower Shabelle, que se reuniram para testemunhar o ataque à mulher de 30 anos, acusada de se casar 11 vezes sem nunca se ter divorciado.

O governador do Al-Shabab para a região, Mohamed Abu Usama, disse à Reuters que “Shukri Abdullahi e nove maridos, incluindo seu marido legal, foram levados a tribunal, cada um dizendo que ela era sua esposa”.

Segundo o Diário de Notícias, Al-Shabab é um grupo extremista islâmico que luta para impor a sua própria interpretação da lei islâmica no país. De acordo com o mesmo jornal, esta é uma interpretação dura que implica punições e cujos tribunais (criados pelos militantes) não permitem representação legal ou recursos.

Uma dessas punições é o apedrejamento de suspeitos adúlteros. Neste caso, o acusado é enterrado até ao pescoço e depois morto por pedras atiradas pela multidão – cenário que se terá repetido com Shukri Abdullahi.

A poliandria – união que liga uma mulher a mais do que um indivíduo – é ilegal de acordo com a lei islâmica. Mas, ao contrário das mulheres, os homens podem ter até quatro casamentos.

Os divórcios são permitidos, mas as mulheres devem ter o consentimento dos maridos para efetuar a separação. Caso não o consigam, podem dirigir-se a um tribunal para ter luz verde no processo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Onde estão as activistas histéricas das #metoos e das #timesups? Em vez de estarem a trabalhar para combater estas situações perante as Nações Unidas, devem estar muito mais entretidas a ver qual o próximo velho rico que vão destronar com acusações falsas de assédio, para lá meter alguem do pandã LGBT. Ou então estão a fazer campanha pela pena de morte contra o piropo.

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …