Aparelho de 14 euros purifica um ano de água para uma família

(dr) Thalappil Pradeep

O purificador de água AMRIT inventado por Thalappil Pradeep

O purificador de água AMRIT inventado por Thalappil Pradeep

A falta de água potável é um problema sério em todo o mundo. Mas um professor de química indiano poderá ter encontrado uma forma de atenuar dramaticamente o problema, com um aparelho barato de purificação, baseado em tecnologia de nanopartículas.

Apesar de a estimativa oficial da ONU garantir que há 750 milhões de pessoas a viver sem acesso à água, cientistas holandeses refizeram os cálculos e chegaram à conclusão de que pelo menos 4 mil milhões de pessoas com falta de água menos uma vez por ano.

O professor de química Thalappil Pradeep, do Instituto Indiano de Tecnologia, passou 14 anos da sua vida a trabalhar num mecanismo que pudesse ajudar a combater o problema.

O dispositivo inventado por Pradeep é um sistema de purificação de água baseado em tecnologia de nanopartículas.

A ideia por trás do aparelho é tornar acessível e potável a água dos lençóis freáticos indianos, que são contaminadas com arsénio, substância cancerígena também ligada à diabetes e a doenças cardiovasculares.

“Água é um direito humano. Mas, nos países em desenvolvimento, o acesso a água limpa e saudável está longe de ser um direito adquirido”, diz Thalappil.

“A tecnologia para tratar água deve ser uma coisa acessível e com uma pequena pegada ecológica. Não pode exigir nenhuma electricidade ou contaminar outros recursos no processo”, acrescenta o cientista.

O primeiro modelo do sistema desenvolvido pelo professor indiano, o AMRIT, ficou pronto em 2012. Foi o primeiro dispositivo deste tipo criado no país, que recentemente instalou vários modelos da tecnologia em todo seu território.

Perante a crescente a procura pelo aparelho, Thalappil e os seus alunos fundaram uma empresa, a InnoNano Research Private Ltd, para assegurar a produção e instalação dos equipamentos.

Há três tamanhos do dispositivo. O mais barato custa 14 euros, já com taxa de instalação incluída, e é suficiente para filtrar água para uma família inteira durante um ano.

O aparelho de tamanho médio, ideal para escolas e hospitais, custa 450 euros.

Um aparelho capaz de purificar água para uma aldeia inteira, no entanto, custa um pouco mais: 1090 euros. Um destes equipamentos produz 300 litros de água potável por hora.

Para já, vão ser instalados 330 filtros de médio porte, beneficiando 500 mil indianos residentes do estado de West Bengal.

Segundo o The Water Project, actualmente, 21% das doenças na Índia são causadas pelo consumo de água contaminada – e 100 mil mortes por ano estão relacionadas com o mesmo problema.

The Greenest Post

PARTILHAR

RESPONDER

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esta sexta-feira, a condenação ao comunismo e ao nazismo vai ser debatida no Parlamento

O debate sobre a resolução do Parlamento Europeu que condenou o comunismo e o nazismo chega esta sexta-feira à Assembleia da República, em Lisboa. De acordo com o Observador, de um lado, os partidos mais à …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …