Aparelho de 14 euros purifica um ano de água para uma família

(dr) Thalappil Pradeep

O purificador de água AMRIT inventado por Thalappil Pradeep

O purificador de água AMRIT inventado por Thalappil Pradeep

A falta de água potável é um problema sério em todo o mundo. Mas um professor de química indiano poderá ter encontrado uma forma de atenuar dramaticamente o problema, com um aparelho barato de purificação, baseado em tecnologia de nanopartículas.

Apesar de a estimativa oficial da ONU garantir que há 750 milhões de pessoas a viver sem acesso à água, cientistas holandeses refizeram os cálculos e chegaram à conclusão de que pelo menos 4 mil milhões de pessoas com falta de água menos uma vez por ano.

O professor de química Thalappil Pradeep, do Instituto Indiano de Tecnologia, passou 14 anos da sua vida a trabalhar num mecanismo que pudesse ajudar a combater o problema.

O dispositivo inventado por Pradeep é um sistema de purificação de água baseado em tecnologia de nanopartículas.

A ideia por trás do aparelho é tornar acessível e potável a água dos lençóis freáticos indianos, que são contaminadas com arsénio, substância cancerígena também ligada à diabetes e a doenças cardiovasculares.

“Água é um direito humano. Mas, nos países em desenvolvimento, o acesso a água limpa e saudável está longe de ser um direito adquirido”, diz Thalappil.

“A tecnologia para tratar água deve ser uma coisa acessível e com uma pequena pegada ecológica. Não pode exigir nenhuma electricidade ou contaminar outros recursos no processo”, acrescenta o cientista.

O primeiro modelo do sistema desenvolvido pelo professor indiano, o AMRIT, ficou pronto em 2012. Foi o primeiro dispositivo deste tipo criado no país, que recentemente instalou vários modelos da tecnologia em todo seu território.

Perante a crescente a procura pelo aparelho, Thalappil e os seus alunos fundaram uma empresa, a InnoNano Research Private Ltd, para assegurar a produção e instalação dos equipamentos.

Há três tamanhos do dispositivo. O mais barato custa 14 euros, já com taxa de instalação incluída, e é suficiente para filtrar água para uma família inteira durante um ano.

O aparelho de tamanho médio, ideal para escolas e hospitais, custa 450 euros.

Um aparelho capaz de purificar água para uma aldeia inteira, no entanto, custa um pouco mais: 1090 euros. Um destes equipamentos produz 300 litros de água potável por hora.

Para já, vão ser instalados 330 filtros de médio porte, beneficiando 500 mil indianos residentes do estado de West Bengal.

Segundo o The Water Project, actualmente, 21% das doenças na Índia são causadas pelo consumo de água contaminada – e 100 mil mortes por ano estão relacionadas com o mesmo problema.

The Greenest Post

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …