Anunciado “avanço promissor” na vacina contra todo o tipo de coronavírus

Fehim Demir / EPA

Investigadores britânicos anunciaram “avanço promissor” em relação à vacina capaz de prevenir a covid-19 e a constipação comum.

A vacina contra o “pan-coronavírus” está cada vez mais perto e protege contra a família mais ampla do coronavírus e respetivas mutações — se resultar, poderá prevenir a covid-19 e constipação comum.

Investigadores do Francis Crick Institute em Londres identificaram um “alvo promissor” no Sars-CoV-2, que poderá ser capaz de permitir o desenvolvimento de uma vacina para as várias variantes do vírus.

Criar uma vacina que proteja contra uma série de coronavírus diferentes é um desafio complexo, tendo em conta que esta família de vírus está em constante mutação.

Por isso mesmo é que é possível ficarmos constipados frequentemente e também sermos infetados com diferentes variantes de Sars-CoV-2.

No novo estudo publicado na revista Science Translational Medicine, os investigadores verificaram se os anticorpos que visam a “subunidade S2” da proteína “spike” (espigão) do Sars-CoV-2 também neutralizam outros coronavírus.

Os cientistas perceberam que, após a vacinação de ratos com Sars-CoV-2 S2, os animais conseguiram criar anticorpos capazes de neutralizar uma série de outros coronavírus, com origem em animais e humanos, segundo a Renascença.

Os resultados deste novo estudo desenvolvido por investigadores britânicos são promissores, mas não querem dizer que uma nova vacina já está a caminho.

Os investigadores continuam a testar anticorpos S2 contra diferentes vírus e a estudar como os resultados podem fazer parte das vacinas atualmente licenciadas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.