António Mexia arrisca-se a ser suspenso como presidente da EDP

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, António Mexia

Os presidentes executivos da EDP e da EDP Renováveis, assim como o administrador executivo da REN, arriscam-se a ser suspensos de funções.

De acordo com o jornal online Observador, António Mexia, presidente executivo da EDP, João Manso Neto, presidente executivo da EDP Renováveis, e João Conceição, administrador executivo da REN, arriscam-se a ser suspensos das suas funções.

O Ministério Público (MP) promoveu novos interrogatórios aos gestores, no âmbito do caso EDP, para agravamento das medidas de coação devido à descoberta de novos factos que estão relacionados com as suas funções.

Segundo o jornal online ECO, que cita o Observador, será o juiz Carlos Alexandre a decidir as medidas de coação, que podem ir desde o depósito de uma caução junto dos autos à suspensão das funções.

O jornal Correio da Manhã avançou, esta segunda-feira, que os três vão ser ouvidos na primeira semana de junho, no Tribunal Central de Instrução Criminal, em Lisboa. Será a primeira vez que os administradores da EDP vão ser interrogados desde que foram constituídos arguidos.

De acordo com o CM, os procuradores do MP querem ouvir os administradores da elétrica sobre os prémios e regalias que receberam enquanto presidentes-executivos da EDP e EDP Renováveis.

O inquérito investiga suspeitas de corrupção e favorecimento à EDP na questão da introdução dos Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC).

Os CMEC foram criados em 2004, durante o Governo de Durão Barroso, na sequência da liberalização do mercado da eletricidade, e são uma compensação relativa à cessação antecipada de contratos de aquisição de energia (CAE).

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os presidentes da EDP ganham milhões, os presidentes do novo banco ganham milhões, os presidentes da RTP ganham centenas de milhares, se isto não é fascismo então o que é?

  2. Se não fosse o belo e inteligente príncipe, Rui Pinto, a acordar a bela adormecida da nossa justiça, ela ainda hoje continuaria no seu profundo sono,indiferente ao que se passava ao seu redor. Os anos passavam e tudo isto prescreveria e seria arquivado, como é habitual. Mas o que é estranho é que o Rui Pinto continue detido e estes presumíveis autores de verdadeiros crimes lesa pátria, façam pouco de todos nós passeando-se e gastando faustosamente as suas acumuladas fortunas! É por estas, e outras semelhantes, que os países nórdicos não estão muito dispostos a contribuirem para ajudar países onde se passam tais desaforos!!

RESPONDER

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …