Costa “perdeu as estribeiras” porque teme ser “um Guterres II”

Carlos Barroso / Lusa

Luís Marques Mendes

“António Costa anda a ficar muito nervoso” e sinal disso é a forma como “perdeu as estribeiras” no Parlamento, quando usou o argumento da “cor da pele” como resposta a Assunção Cristas. É Marques Mendes quem o diz, frisando que o primeiro-ministro em receio de tornar-se num “Guterres 2”.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, neste domingo, Marques Mendes comentou os principais acontecimentos da semana, nomeadamente a forma como António Costa respondeu a Assunção Cristas, no debate no Parlamento, sobre os incidentes no Bairro da Jamaica, em Lisboa.

O primeiro-ministro usou o argumento da “cor da pele” e Marques Mendes considerou que “perdeu as estribeiras e foi profundamente infeliz”. “António Costa devia ser a voz da moderação”, mas “foi um exemplo de radicalismo“, apontou o comentador.

O antigo líder do PSD referiu que esta reacção “não é um caso isolado”, mas antes mais um sinal de que Costa “anda a ficar irritado”, “perturbado” e “com os nervos à flor da pele”.

Como explicação para isso, Marques Mendes avançou que o líder do PS “alimentou a ideia de ter uma maioria absoluta”, mas que “vê esse objectivo a fugir-lhe cada vez mais“. Isto, apesar de “a economia estar a crescer” e de “o PSD estar no estado em que está”.

Além disso, “António Costa está saturado politicamente da geringonça, mas não vê alternativa para o futuro”, o que o “irrita”, até porque “o tempo das “vacas gordas” está a terminar”, sublinhou ainda.

O comentador também frisou que Costa “sabe que vai ganhar eleições, mas desconfia que, a seguir, a sua vida vai ser um inferno” e “pode ser um Guterres 2”. “É que governar em tempo de “vacas magras” e sem maioria pode ser um desespero”, constatou Marques Mendes.

O ex-líder social-democrata referiu-se aos Governos socialistas de António Guterres que depois de entre 1995 e 1999 ter cumprido os quatro anos da legislatura sem maioria no Parlamento, foi eleito para um segundo mandato, novamente sem maioria, que não conseguiu cumprir até ao fim. Em Dezembro de 2001, Guterres demitiu-se e o Governo caiu.

CGD é “caso de polícia” e “há culpa de muita gente”

Marques Mendes comentou também a auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD), considerando que confirma que o que se passou no Banco, “sobretudo entre 2005 e 2010, foi um autêntico regabofe nacional“. “Um caso de polícia”, disse o comentador, sustentando que “é uma vergonha”.

“Se um cidadão anónimo pedia à Caixa um pequeno empréstimo, exigiam-lhe couro e cabelo”, mas “já para emprestar milhões a alguns figurões do regime, eram só facilidades, uma indecência”, concluiu.

Marques Mendes criticou ainda “a luta partidária em torno desta questão entre PSD e PS”, frisando que “todos têm culpas no cartório” e que “em vez do pingue-pongue de acusações e contra-acusações deviam preocupar-se em tirar ilações para o futuro”.

O comentador da SIC também notou que é preciso divulgar “imediatamente” ao Parlamento e “ao país” a versão definitiva da auditoria, sustentando que “é uma vergonha o abuso que se faz do segredo bancário” e salientando que este não deve servir para “encobrir incumpridores, decisores irresponsáveis e más práticas de gestão”.

O ex-líder do PSD também relevou que é preciso criar uma nova Comissão de Inquérito Parlamentar para “apurar as responsabilidades políticas, institucionais e operacionais”, já que os eventuais crimes cometidos por gestão danosa, “provavelmente, já prescreveram”.

E sobre responsabilidades, Marques Mendes sustentou que “no plano político, o principal responsável é José Sócrates” porque “foi o grande patrocinador dos projectos que originaram os casos mais ruinosos“. Mas o comentador também imputou culpas ao Banco de Portugal e à presidência de Vítor Constâncio em particular, realçando que “nunca viu nada, mas deu o aval a gestores irresponsáveis”.

ZAP //

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Na minha profissão conntacto com pessoas de todos os níveis da sociedade e não constato que as pessoas honestas se sintam felizes nem vivenciem os apregoados níveis de prosperidade. Muitas vezes têm necessidade dos meus serviços exatamente porque se sentem infelizes, frustradas ou decepcionadas! O país conforma-se com corrupção, mentira e aparências do “regímen” e as pessoas sofrem!

  2. O facto de se ser PM não retira a ninguém a condição de ser humano. E todos sabemos muito bem que a Cristas interpelou repetidamente o AC no mesmo sentido quase querendo perguntar ao Costa se ele condenava os seus “patrícios”. A história dos que, como Cristas e família, foram colonialistas em África é conhecida: maus tratos, escravização e desprezo pela vida dos africanos. Foi a este tom insidioso que AC respondeu e muito bem. Marques Mendes que ponha uns saltos para ver melhor ao longe!

    • O facto de ser PM não retira a condição de ser humano, mas reitera a condição de ser a 3ª figura de estado.
      Costa não deve nem pode responder como o fez.

      Quem não entende isso, e procura justificações à falta de educação e de nível demonstradas pelo PM, falando num hipotético passado colonialista da líder do CDS, deve procurar saber como foi criado Antonio Costa e sua família, e que privilégios tiveram como Brâmanes.

  3. Com tangas, nóias e brandos estrumes, a única coisa que acaba por vingar são mesmo e só os vermes que num clima destes encontram condições favoráveis para se multiplicarem.
    .
    Guterres II, porque não?! É o apelido que se pode dar a uma dinastia geringonça…
    .
    Na altura do homem do pântano já o comentador de então em serviço nas TV’s – um professor de direito, repetia até à exaustão em frente das câmaras que o governo do seu amigo António estava preso por arames …
    .
    Guterres não fazia geringonça. não tirava selfies e nem dava cambalhotas no trapézio, era mais dado ao diálogo.
    .
    De tanto querer dialogar acabou a falar só…

  4. Quem e´Marques Mendes para saber os pensamentos de A.Costa? nunca deu provas de ser bom politico quanto mais analista politico! Nao estarao a querer fazer dele um 2º Marcelo com tempo de antena a descriçao para mais tarde ser candidato a presidente? acho que ja vi esse filme.

  5. O prof. Zandinga falou e apenas disse baboseiras, aliás, natural neste pequenino personagem, em tamanho físico, em estatuto e como personalidade em quem não se deve confiar…

  6. José da Praia
    deixem-se de disparates , a geringonça está para ficar , e recomenda-se ., porque se não vejamos !., quatro anos de ditadura do PSD+CDS-PP …, se os portugueses querem ser massacrados então vamos a isso ., O BAIXINHO é e anda dar entretenimento aos da laia dele , mas não adormece os inteligentes que começaram
    com dez anos a vergar a mola …, cambada de novatos e corruptos que estão preparados para nos sacarem
    os nossos tostões ., abram os olhos como falam os quentes do Alentejo., gente pura !!!, se querem levar porrada então eles estão prontos

RESPONDER

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …

Último debate. Boris defendeu o Brexit e Corbyn falou da Saúde (pelo menos 15 vezes cada um)

No debate televisivo, transmitido pela BBC, o último antes das eleições da próxima quinta-feira, Boris Johnson defendeu que é o melhor preparado para concretizar o Brexit e terminar com o impasse no processo, prometendo ainda …

No São José, há um doente numa cama 9 meses depois de ter alta. Não tem para onde ir

O Centro Hospitalar Lisboa Central tem diariamente uma média de 70 camas ocupadas com doentes que já deviam ter saído do hospital e há atualmente um caso que espera há nove meses por uma solução. Em …