Antimáscaras indonésios obrigados a ser coveiros de vítimas da covid-19

Alex Pazuello / Semcom

Na Indonésia, pessoas antimáscaras foram obrigadas a abrirem as sepulturas de vítimas da covid-19 de forma a persuadi-las a usarem máscara e cumprirem as regras.

A Indonésia é muito provavelmente o país com as medidas mais criativas para convencer as pessoas a protegerem-se do novo coronavírus. Depois de fazerem um desfile de caixões para persuadir os cidadãos a usarem máscara, agora obrigaram os antimáscaras (pessoas contra a utilização de máscara) a abrirem as covas de vítimas da covid-19.

Autoridades locais obrigaram pelo menos oito pessoas que se recusaram a usar máscaras durante a pandemia a cavar sepulturas para aqueles que morreram da doença na província de Java Oriental, de acordo com o Jakarta Post.

“Existem apenas três coveiros disponíveis de momento, então achei melhor colocar essas pessoas a trabalhar com eles”, disse o político local Suyono ao Tribun News. “Esperançosamente, isto pode criar um efeito dissuasor contra as infrações”.

Estas pessoas nunca tocam nos cadáveres. Limitam-se apenas a abrir as covas e a colocar as placas de madeira que suportam o caixão, explica o Interesting Engineering.

Dia 1 de setembro, o Governo impôs que os infratores que não usassem máscara fossem obrigados a participar nos já referidos desfiles dentro dos caixões durante cinco minutos. As autoridades caracterizaram esta ideia como uma “oportunidade para refletir sobre os seus erros”. A punição foi altamente criticada e revogada apenas três dias depois, no dia 4 de setembro.

“Espero que o público fique alerta e pratique sempre as orientações de distanciamento social, use máscara e lave as mãos”, disse o governador de Jacarta, Anies Baswedan, em declarações ao jornal indonésio Republika.

Outra das medidas tomadas na Indonésia foi obrigar os infratores que não cumpriam as regras a deitarem-se dentro de um caixão e contarem até 100. Em alguns casos, os infratores foram levados durante a noite a cemitérios e obrigados a rezar pelas vítimas da covid-19.

Até ao momento, a Indonésia registou mais de 220 mil casos positivos e 9.100 mortes devido ao novo coronavírus. Esta terça-feira, registaram-se mais 3.507 casos nas últimas 24 horas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Na verdade as máscaras utilizadas protegem contra bactérias mas não contra vírus portanto é ineficaz no caso de um vírus como é o Covid.
    O importante é a distância social e a higiéne de mãos.
    Por alguma razão os médicos usam sempre luvas e máscaras e mesmo assim são contaminados por Covid e tantos outros vírus.
    Muitas pessoas ainda não perceberam que estamos perante um grande negócio internacional extremamente inflacionado para encher os bolsos de grandes empresas internacionais na área da saúde e higiéne.

RESPONDER

Nélson Semedo está a caminho do Wolverhampton

Há mais um português a caminho do Wolverhampton. Nélson Semedo deverá ser oficializado esta semana, voltando a aumentar o contingente português na equipa de Nuno Espírito Santo. Nélson Semedo está muito perto de ser anunciado como …

Plano Costa e Silva. Costa procura consensos, partidos apresentam lista de preocupações

António Costa vai receber hoje e amanhã os partidos para falar sobre o programa de recuperação da economia, com o plano de Costa Silva como ponto de partida do encontro. Os partidos já deixaram algumas pistas …

Pirlo tem plano para gerir cansaço de Cristiano Ronaldo

O novo treinador da Juventus, Andrea Pirlo, tem um plano para gerir a forma física de Cristiano Ronaldo ao longo da temporada. O internacional português tem 35 anos e cumpre a sua 19.ª temporada como …

Entre lágrimas e após três tentativas, lista dirigente de Ventura foi aprovada

O presidente do Chega conseguiu, este domingo, à terceira tentativa, a maioria de dois terços dos votos exigida para eleger a sua direção na II Convenção Nacional, em Évora. Apenas às 20h02 foram proclamados os resultados …

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …