Antiguidades roubadas na Síria estão a ser vendidas no Facebook

Zouhir Al Shimale / EPA

Uma investigação da BBC mostra que parte das antiguidades roubadas pelo Daesh em várias cidades da Síria está a ser traficada e posta à venda no Facebook.

De acordo com a investigação da BBC, as peças foram roubadas na Síria e no Iraque, levadas para a Turquia e, por fim, divulgadas em grupos privados daquela rede social. Amr al-Azm, arqueólogo que esteve na Síria e que atualmente dá aulas na Shawnee State University, no estado norte-americano do Ohio, passou dois anos a explorar centenas de grupos no Facebook que contam com milhares de membros.

O investigador conta que encontrou mosaicos romanos em promoção, pessoas que trocam mensagens sobre futuras escavações e até uma fotografia de uma escultura que o vendedor garante ser da cidade de Palmira.

“O que temos notado é que há uma explosão de sites e utilizadores no Facebook. É um problema transnacional e o Facebook está a permitir que isto aconteça”, disse Amr al-Azm. A rede social assegura que já encerrou 49 grupos relacionados com a divulgação e venda de antiguidades.

Há até quem tenha encomendado o que quer comprar. Por exemplo, um utilizador questionou um dos vendedores sobre se seria possível entregar na Turquia um manuscrito da era islâmica.

“Abriu-me os olhos para o quão rápido funcionam estas redes de tráfico. Se cavarmos e encontrarmos algo no nosso quintal e não conhecemos nenhum traficante, basta ir ao Facebook, partilhar fotografias do material encontrado e entrar em contacto com os compradores”, disse Katie Paul, outra das arqueólogas envolvidas na investigação.

Apesar de cerca de 70% dos artefactos que saem da Síria serem falsos, continuam a ser procurados e comprados. A Turquia é muitas vezes usada como uma das rotas de tráfico de antiguidades, onde o controlo nas fronteiras foi recentemente intensificado.

Dificilmente se consegue apurar o caminho que tomam depois. Acabam por ir parar à mão de privados que não expõem publicamente as obras.

No ano passado, uma das primeiras operações policiais destinadas a travar o tráfico de obras de arte foi levada a cabo pela polícia espanhola em Barcelona. Dois homens foram detidos e acusados de tráfico e de envolvimento com o Daesh, depois de terem sido apanhados com mosaicos e sarcófagos egípcios, assim como artefactos greco-romanos.

Uma vez chegada ao país de destino, a transação entre comprador e vendedor acontece bem longe do olhar público, em locais discretos. A UNESCO acredita que o valor dos roubos do Daesh atingiu uma “escala industrial” e que valeu ao grupo radical islâmico milhares de dólares.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …