Antiguidades vendidas pelo Daesh afinal eram falsificadas

Bernard Gagnon / Wikimedia

Templo de Baal, em Palmira

Templo de Baal, em Palmira

Objetos de arte vendidos por militantes do Daesh inundaram o mercado negro de antiguidades na Síria e no Líbano, mas a maioria são falsificados.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Antiguidades e Museus da Síria, Maamun Abdulkarim, citado pelo The Art Newspaper, a percentagem de antiguidades falsificadas no mercado negro sírio e libanês aumentou de 30% para 70% – nos últimos três anos.

Entre os artefactos vendidos em Damasco, na Síria, estão 30 exemplares falsificados da Bíblia e do Corão, 450 moedas falsas, vários ornamentos de mosaico e estátuas.

Algumas falsificações mal feitas foram rapidamente destruídas, mas, de acordo com Abdulkarim, em determinados artefactos houve dificuldade em distinguir os reais das cópias.

“Espero que as antiguidades originais estejam seguras”, destacou.

Depois de serem examinados pelas autoridades sírias, foram apreendidos no Líbano 89 artefactos – 20 estátuas, 18 mosaicos e alguns elementos de arquitetura – da cidade síria de Palmira.

O Líbano é o único país que tem trabalhado com a Síria durante para investigar suspeitas de objetos roubados, porque a Turquia e Jordânia recusaram qualquer contacto.

“Não peço que todos os objetos sejam devolvidos porque sei que haverá uma resposta negativa, mas apelo a que informem a UNESCO e a Interpol sobre o que roubaram”, acrescenta Abdulkarim.

Segundo o responsável sírio, alguns artefactos da cidade já foram recuperados ao ISIS e 90% estão em bom estado.

O Estado Islâmico destruiu e roubou, no ano passado, várias antiguidades da cidade de Palmira, que renderam à organização terrorista o equivalente a milhões de euros em peças.

BZR, ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bem feito para esses “senhores exemplares” (japoneses, europeus, americanos, etc que se fazem passar por pessoas educadas e respeitáveis e depois andam a comprar antiguidades roubadas no mercado negro!..

RESPONDER

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …

Liga belga propõe fim do campeonato e o Club Brugge campeão

A Liga de futebol da Bélgica recomendou esta quinta-feira que se dê por terminada a época 2019/20 do campeonato e a “aceitação da classificação atual” que faz do Clube Brugge campeão, devido ao novo coronavírus …

Pico da pandemia pode ser tardio. "Só saberemos quando começarmos a descer"

A diretora-geral da Saúde disse que ainda não é possível saber quando é que será o pico da covid-19 em Portugal, alertando que este pode ser tardio, uma vez que uma progressão mais lenta da …

"China esconde a severidade deste vírus há meses", acusam serviços secretos dos EUA

Os Estados Unidos concluíram que a China falseou os dados sobre a severidade do novo coronavírus, indica um relatório dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado esta quarta-feira a vários senadores. A agência Bloomberg aludiu esta quinta-feira …

Forças Armadas aceitaram líder do CDS como voluntário

O Jornal de Notícias escreve esta quinta-feira que as Forças Armadas aceitaram o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, como voluntário para ajudar nas ações desenvolvidas na luta contra a covid-19 durante o estado …

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …