Antiguidades vendidas pelo Daesh afinal eram falsificadas

Bernard Gagnon / Wikimedia

Templo de Baal, em Palmira

Templo de Baal, em Palmira

Objetos de arte vendidos por militantes do Daesh inundaram o mercado negro de antiguidades na Síria e no Líbano, mas a maioria são falsificados.

Segundo o diretor-geral do Departamento de Antiguidades e Museus da Síria, Maamun Abdulkarim, citado pelo The Art Newspaper, a percentagem de antiguidades falsificadas no mercado negro sírio e libanês aumentou de 30% para 70% – nos últimos três anos.

Entre os artefactos vendidos em Damasco, na Síria, estão 30 exemplares falsificados da Bíblia e do Corão, 450 moedas falsas, vários ornamentos de mosaico e estátuas.

Algumas falsificações mal feitas foram rapidamente destruídas, mas, de acordo com Abdulkarim, em determinados artefactos houve dificuldade em distinguir os reais das cópias.

“Espero que as antiguidades originais estejam seguras”, destacou.

Depois de serem examinados pelas autoridades sírias, foram apreendidos no Líbano 89 artefactos – 20 estátuas, 18 mosaicos e alguns elementos de arquitetura – da cidade síria de Palmira.

O Líbano é o único país que tem trabalhado com a Síria durante para investigar suspeitas de objetos roubados, porque a Turquia e Jordânia recusaram qualquer contacto.

“Não peço que todos os objetos sejam devolvidos porque sei que haverá uma resposta negativa, mas apelo a que informem a UNESCO e a Interpol sobre o que roubaram”, acrescenta Abdulkarim.

Segundo o responsável sírio, alguns artefactos da cidade já foram recuperados ao ISIS e 90% estão em bom estado.

O Estado Islâmico destruiu e roubou, no ano passado, várias antiguidades da cidade de Palmira, que renderam à organização terrorista o equivalente a milhões de euros em peças.

BZR, ZAP / Sputnik

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bem feito para esses “senhores exemplares” (japoneses, europeus, americanos, etc que se fazem passar por pessoas educadas e respeitáveis e depois andam a comprar antiguidades roubadas no mercado negro!..

RESPONDER

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …

Primeiro-ministro francês está a receber centenas de peças de lingerie no correio

O primeiro-ministro francês tem estado a receber roupa interior feminina na sua caixa de correio. Foi a forma encontrada pelas lojas de lingerie para protestarem contra as restrições da pandemia que as obrigam a estar …

Inteligência artificial "identifica" autores dos Manuscritos do Mar Morto

Investigadores da Universidade de Groningen, nos Países Baixos, recorreram à inteligência artificial para concluir que os Manuscritos do Mar Morto foram redigidos por vários escribas, o que abre uma "nova janela" para o estudo do …

Inteligência Artificial vai ajudar a identificar fontes de poluição no Bangladesh

A produção de tijolos é uma fonte de poluição que ameaça a saúde da população e do planeta, mas regular esta indústria pode ser uma tarefa difícil para as autoridades. Para resolver o problema, uma …