O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais.

Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo estudo descobriu que a maioria deles continua associado ao proprietário. Isto faz com que o seu antigo proprietário fique suscetível a uma série de ataques.

Investigadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, analisaram 259 números de telemóvel disponíveis para novos clientes em duas das principais operadoras norte-americanas e descobriu que 171 ainda estavam vinculados a contas existentes em sites populares, criando sérios problemas de privacidade.

Desta forma, é possível piratear uma conta, desde que você tenha acesso a um número de telemóvel associado a ela, escreve a VICE. Outros estudos já tinham descoberto que a troca de números abre portas a assédio, abusos de privacidade e marketing indesejado.

Reutilizar números de telemóvel é uma prática recorrente não apenas nos Estados Unidos, mas em vários outros países.

“Em operadoras que permitem que os números completos sejam visualizados — seja durante a inscrição ou mudança de número — um invasor pode ‘patrulhar’ um número procurando contas vinculadas e histórico do proprietário, tudo antes de obter o número reciclado”, explicam os autores, Kevin Lee e Arvind Narayanan.

Assim, as pessoas visadas ficam sujeitas a vários ataques: indexação de informações de identificação pessoal (o uso de serviços de pesquisa de pessoas e números de telemóvel para recolher informações pessoais adicionais), ataques de phishing, ataques de negação de serviço (DoS Attack) e invasões de conta com ou sem redefinição de senha autorizada.

“Descobrimos que as interfaces online em questão impunham poucas restrições à capacidade do adversário de navegar e obter números anteriormente usados para exploração”, concluem os autores.

Os investigadores contactaram algumas das operadores, que atualizaram o seu serviço de apoio ao cliente com novas informações após terem sido avisadas deste perigo. Lee e Narayanan consideram o esforço insuficiente.

Além disso, alertaram que os utilizadores devem transferir o seu número de telemóvel existente ao trocar de dispositivo ou armazenar números que eles não estão mais interessados em usar em serviços como o NumberBarn ou um serviço de voz na Internet como o Google Voice.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tiago Barbosa Ribeiro é o candidato do PS à Câmara do Porto

Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e presidente da comissão política concelhia do PS-Porto, vai liderar a lista do partido à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas. Depois das desistências do secretário de Estado da …

Portugal com mais 625 novos casos e sem registo de mortes

Num dia em que Portugal não regista qualquer óbito, a Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de que há 625 novos casos confirmados. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, não houve nenhuma …

Vacina da Novavax com eficácia de 90% comprovada em estudo

A empresa de biotecnologia Novavax anunciou, esta segunda-feira, que a sua vacina contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 90%, em geral, num ensaio clínico de fase três com quase 30 mil participantes nos Estados …

Caso dos ativistas anti-Putin: "Ninguém tem dúvidas sobre a posição de Portugal em relação à Rússia"

Esta segunda-feira, à chegada à cimeira da NATO, o primeiro-ministro português, António Costa, pronunciou-se pela primeira vez sobre a polémica dos dados pessoais de ativistas anti-Putin enviados às autoridades russas pela Câmara Municipal de Lisboa. À …

Vereador de Gondomar acusado de usar carro para fins pessoais

O vereador da Câmara de Gondomar José Fernando Moreira está a ser vigiado pela PSP, por usufruir de uma viatura alugada para uso oficial, combustível, portagens e estacionamento. O vereador da Câmara de Gondomar foi acusado, …

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …