O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais.

Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo estudo descobriu que a maioria deles continua associado ao proprietário. Isto faz com que o seu antigo proprietário fique suscetível a uma série de ataques.

Investigadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, analisaram 259 números de telemóvel disponíveis para novos clientes em duas das principais operadoras norte-americanas e descobriu que 171 ainda estavam vinculados a contas existentes em sites populares, criando sérios problemas de privacidade.

Desta forma, é possível piratear uma conta, desde que você tenha acesso a um número de telemóvel associado a ela, escreve a VICE. Outros estudos já tinham descoberto que a troca de números abre portas a assédio, abusos de privacidade e marketing indesejado.

Reutilizar números de telemóvel é uma prática recorrente não apenas nos Estados Unidos, mas em vários outros países.

“Em operadoras que permitem que os números completos sejam visualizados — seja durante a inscrição ou mudança de número — um invasor pode ‘patrulhar’ um número procurando contas vinculadas e histórico do proprietário, tudo antes de obter o número reciclado”, explicam os autores, Kevin Lee e Arvind Narayanan.

Assim, as pessoas visadas ficam sujeitas a vários ataques: indexação de informações de identificação pessoal (o uso de serviços de pesquisa de pessoas e números de telemóvel para recolher informações pessoais adicionais), ataques de phishing, ataques de negação de serviço (DoS Attack) e invasões de conta com ou sem redefinição de senha autorizada.

“Descobrimos que as interfaces online em questão impunham poucas restrições à capacidade do adversário de navegar e obter números anteriormente usados para exploração”, concluem os autores.

Os investigadores contactaram algumas das operadores, que atualizaram o seu serviço de apoio ao cliente com novas informações após terem sido avisadas deste perigo. Lee e Narayanan consideram o esforço insuficiente.

Além disso, alertaram que os utilizadores devem transferir o seu número de telemóvel existente ao trocar de dispositivo ou armazenar números que eles não estão mais interessados em usar em serviços como o NumberBarn ou um serviço de voz na Internet como o Google Voice.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …