O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais.

Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo estudo descobriu que a maioria deles continua associado ao proprietário. Isto faz com que o seu antigo proprietário fique suscetível a uma série de ataques.

Investigadores da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, analisaram 259 números de telemóvel disponíveis para novos clientes em duas das principais operadoras norte-americanas e descobriu que 171 ainda estavam vinculados a contas existentes em sites populares, criando sérios problemas de privacidade.

Desta forma, é possível piratear uma conta, desde que você tenha acesso a um número de telemóvel associado a ela, escreve a VICE. Outros estudos já tinham descoberto que a troca de números abre portas a assédio, abusos de privacidade e marketing indesejado.

Reutilizar números de telemóvel é uma prática recorrente não apenas nos Estados Unidos, mas em vários outros países.

“Em operadoras que permitem que os números completos sejam visualizados — seja durante a inscrição ou mudança de número — um invasor pode ‘patrulhar’ um número procurando contas vinculadas e histórico do proprietário, tudo antes de obter o número reciclado”, explicam os autores, Kevin Lee e Arvind Narayanan.

Assim, as pessoas visadas ficam sujeitas a vários ataques: indexação de informações de identificação pessoal (o uso de serviços de pesquisa de pessoas e números de telemóvel para recolher informações pessoais adicionais), ataques de phishing, ataques de negação de serviço (DoS Attack) e invasões de conta com ou sem redefinição de senha autorizada.

“Descobrimos que as interfaces online em questão impunham poucas restrições à capacidade do adversário de navegar e obter números anteriormente usados para exploração”, concluem os autores.

Os investigadores contactaram algumas das operadores, que atualizaram o seu serviço de apoio ao cliente com novas informações após terem sido avisadas deste perigo. Lee e Narayanan consideram o esforço insuficiente.

Além disso, alertaram que os utilizadores devem transferir o seu número de telemóvel existente ao trocar de dispositivo ou armazenar números que eles não estão mais interessados em usar em serviços como o NumberBarn ou um serviço de voz na Internet como o Google Voice.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …