Antigo líder da JSD desfilia-se por estar descontente com falta de democracia interna

PSD / Flickr

Primeiro dia do XXXV Congresso Nacional do PSD

Jorge Nuno Sá esteve à frente da Juventude Social Democrata entre 2002 e 2005. Na terça-feira pediu a desfiliação partidária, definindo o PSD como um “barco à deriva” e um partido onde “há racistas”.

O antigo líder da JSD denuncia que “há racistas” no partido e que centenas de candidatos autárquicos do partido em Lisboa foram escolhidos à margem dos estatutos. Para Jorge Nuno de Sá, a gota de água foi nada ter acontecido quando André Ventura defendeu o regresso da pena de morte.

Por isso, na terça-feira, Jorge solicitou a desfiliação partidária. Na carta que enviou a Passos Coelho, na qual explica as razões da saída, o conselheiro nacional demissionário denuncia a falta de democracia interna no partido.

“Ou estamos alinhados com uma espécie de poder informal instituído que comanda o partido ou nada podemos”. Jorge Nuno Sá acrescenta ainda: “Não gosto, mas admito que haja pessoas racistas no meu partido, desde que as possa combater. Não me deixo perturbar muito com as declarações sexistas de Abreu Amorim, além de caracterizarem mais o próprio do que outrem, desde que as possa contrariar”.

O ex-líder da JSD diz ainda que foi ultrapassada “a última das linhas vermelhas” a partir do momento em que “um qualquer candidato do PSD – referindo-se a André Ventura – equaciona a reintrodução da pena de morte, e nada acontece. Aí é o fim da linha.”

Além disso, Jorge Nuno Sá denuncia ainda o desrespeito pelos estatutos no caso de Lisboa. “Das centenas de candidatos que o PSD apresenta em Lisboa apenas cinco cumpriram os requisitos estatutários”. O ex-líder da “jota” refere-se a Teresa Leal Coelho, candidata à autarquia, e aos restantes quatro presidentes de junta que se recandidatam. “Foram os únicos 5 que eu enquanto militante me pude pronunciar e fi-lo”.

Logo no início da carta, o conselheiro nacional eleito no último congresso lembra a Passos que esta é “a carta que não queria escrever“, lembrando que tem “um quarto de século de militância, o que para alguém que acabou de completar 40 anos é mais de metade da vida”.

“O problema não é apenas o PSD ser neste momento um barco à deriva, e eventualmente afundar, já perdi e já me afundei junto daqueles em que acredito e convictamente defendo, para depois me reerguer e construir algo de novo. O problema é essa deriva levar-me a um porto para o qual eu não quero ir e nada poder fazer, pois não tenho garantias nem instrumentos aos quais recorrer”, explica.

O ex-líder da JSD despede-se do partido 25 anos depois: “O PSD tem feito escolhas e opções que eu não gosto, não quero, não subscrevo, e ao mesmo tempo retirou-me os instrumentos que eu tinha para os contestar e combater. Assim Não! Os nossos caminhos separam-se aqui, deixei de acreditar“.

ZAP //

2 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto o PSD estiver refém de mafiosos como o Marco António e amigos, é natural que os militantes mais sérios sintam falta de democracia!…
    É urgente uma limpeza de mafiosos e de palermas dentro do PSD a bem do próprio partido e da democracia nacional.

  2. Eu que sempre achei que este Sr. era um “Bétinho” e só queria era subir no PSD. Agora vejo que afinal não
    assim.Peço desculpa pelo juízo formado. E sim acho que ele teve t…..tes para enfrentar aqueles lambe botas que reinam no Partido, tais como LMontenegro,Marco Antonio.
    Haja alguém que faça ver a PCoelho que ele já era…E não tem outra coisa a fazer se não deixar a politica.
    Deixar-se de aquando entrevistado mostrar aquele sorriso de sarcasmo e de parvalhão que tem mostrado.

RESPONDER

Justiça brasileira autoriza psicólogos a tratarem homossexuais como doentes

Um juiz federal do Distrito Federal determinou que os psicólogos podem atender eventuais pacientes que procurem terapia para reorientação sexual. A decisão do juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, com caráter liminar, atendeu a uma ação …

Coreia do Norte no centro dos discursos na ONU. "Estamos prontos a atacar"

Durante a Assembleia-geral das Nações Unidas, Donald Trump diz que os Estados Unidos estão prontos para "destruir totalmente" a Coreia do Norte. António Guterres, no seu primeiro discurso como secretário-geral da ONU também abordou o …

Ryanair cancela 346 ligações de e para Portugal até final de outubro

A Ryanair vai cancelar 346 ligações (173 voos) de e para Portugal, desde a próxima quinta-feira até ao final de outubro, de acordo com a lista publicada no site da companhia aérea irlandesa. Na sexta-feira passada, …

Anacom diz que compra da TVI pela Meo pode "criar entraves significativos à concorrência"

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) considera que a compra da Media Capital pela Altice não deverá ter lugar "nos termos em que foi proposta, pois "é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva" …

Toys "R" Us abre falência para poder garantir as prendas de Natal

A empresa de brinquedos norte-americana Toys "R" Us apresentou um pedido de insolvência devido à sua elevada dívida e às mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores, que compram cada vez mais pela Internet. A empresa …

Luz foi armazenada como som pela primeira vez

Pela primeira vez, cientistas conseguiram armazenar informação em base de luz como ondas de som num chip de computador - o mesmo que armazenar um raio como se fosse um trovão. A ideia pode parecer estranha, …

Milionário consegue perdão de dívida de 697 milhões de euros

O empresário Emídio Catum, um dos grandes devedores do BPN, apresentou um pedido de insolvência, apelando ao perdão da dívida que não conseguir pagar nos próximos cinco anos. O Tribunal aceitou o pedido do milionário …

Militante da Juventude Socialista insultou idosa durante acção de campanha do PS

A campanha política em Penafiel incendiou com a divulgação de um vídeo em que um militante da Juventude Socialista (JS) insulta uma idosa, durante uma acção de campanha do candidato do PS, André Ferreira. "Havia de …

Nova lei da imigração faz disparar em 1300% pedidos de autorização de residência

O novo regime que abriu mais possibilidades de legalização fez disparar o número de imigrantes a requerer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) autorização de residência em Portugal. Numa semana, conta o Diário de Notícias, …

Ministério da Saúde propõe suplemento de 150 euros para enfermeiros especialistas

O Ministério da Saúde já respondeu às exigências dos enfermeiros que exigem a formação de carreira de especialistas, que tem levado a várias greves do setor: mais 150 euros, reposição das horas de qualidade e …