Antigo inspetor Paulo Pereira Cristóvão detido

cv TVI

Paulo Pereira Cristóvão, ex-diretor da PJ e antigo dirigente do Sporting

O antigo inspetor da Polícia Judiciária (PJ) e ex-vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão foi detido esta terça-feira por suspeitas de “fornecer informações úteis aos autores materiais” de crimes roubo e sequestro na zona de Lisboa e Setúbal.

De acordo com uma fonte policial, em declarações à agência Lusa, Pereira Cristóvão fornecia “informação útil sobre as vítimas” à associação criminosa a que pertencia, sendo um dos “mentores” dos roubos e sequestros perpetrados pelo grupo.

Pereira Cristóvão, que foi vice-presidente do Sporting no mandato do presidente Godinho Lopes, está detido por suspeitas de associação criminosa, sequestro e roubo, segundo indicou outra fonte policial à Lusa.

Entretanto, em comunicado a PJ explica que deteve esta terça-feira três homens, com idades entre os 37 e os 49 anos, suspeitos de associação criminosa, sequestro, roubo qualificado, usurpação de funções, abuso de poderes e detenção de armas proibidas.

Os detidos, juntamente com outros doze suspeitos detidos desde em meados de 2014, integravam uma organização criminosa dedicada ao roubo no interior de residências, que simulavam tratar-se de verdadeiras ações policiais para cumprimento de buscas domiciliárias judicialmente ordenadas, tendo mesmo, nalguns casos, utilizado as suas próprias fardas para assim melhor credibilizarem as suas ações.

Os crimes ocorreram nos distritos de Lisboa e Setúbal, cabendo aos detidos a sinalização de potenciais vítimas dos roubos a cometer.

No decurso da operação policial foram cumpridas oito buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendidos relevantes elementos de prova.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

No âmbito da mesma investigação, em 2014 foram detidas 12 pessoas, 11 homens e uma mulher, incluindo três polícias, que ficaram em prisão preventiva.

Os restantes quatro arguidos ficaram sujeitos a apresentações períódicas diárias às autoridades.

Paulo Pereira Cristóvão foi vice-presidente do Sporting durante o mandato de Luís Godinho Lopes, depois de ter sido candidato à presidência do clube, tendo perdido para José Eduardo Bettencourt.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Apesar de tudo, é bom ver que a PJ consegue catar os seus próprios piolhos. Infelizmente nem todas as instituições conseguem purgar os maus elementos, e acabam por se deixar contaminar ao permitir que os oportunistas cheguem a posições de chefia.

  2. Não se pode colocar os excelentes Profissionais dentro do mesmo saco.
    A Policia Judiciaria é uma Instituição de valores e respeitada, não é por este ou aquele elemento podre que porá em causa esta grande instituição.
    Excelentes Profissionais, competencia e dedicação.
    Vejam o programa da manha na TVi e vejam o exemplo do Profissionalismo, etica e valores de uma excelente pessoa que faz parte da PJ que costuma ir ao programa.

  3. Sempre tive muita consideração e apreço pela instituição -PJ- e ,não é pelo facto de existir um elemento que sem sentido ético ,cidadania e desrespeito pelos princípios e valores que norteiam aquela instituição , que põe em causa a seriedade e pergaminhos de todos quanto ali labutam. o país precisa e recomenda-se uma PJ digna para bem de todos nós.

RESPONDER

Análise ao sangue deteta chegada da menopausa dois anos antes

Para algumas mulheres, a chegada da menopausa é um marco importante nas suas vidas. No entanto, o dia em que isso acontecerá é uma grande incógnita. Um grupo de cientistas encontrou uma forma de descobrir quando …

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …