Antigo inspetor Paulo Pereira Cristóvão detido

cv TVI

Paulo Pereira Cristóvão, ex-diretor da PJ e antigo dirigente do Sporting

O antigo inspetor da Polícia Judiciária (PJ) e ex-vice-presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão foi detido esta terça-feira por suspeitas de “fornecer informações úteis aos autores materiais” de crimes roubo e sequestro na zona de Lisboa e Setúbal.

De acordo com uma fonte policial, em declarações à agência Lusa, Pereira Cristóvão fornecia “informação útil sobre as vítimas” à associação criminosa a que pertencia, sendo um dos “mentores” dos roubos e sequestros perpetrados pelo grupo.

Pereira Cristóvão, que foi vice-presidente do Sporting no mandato do presidente Godinho Lopes, está detido por suspeitas de associação criminosa, sequestro e roubo, segundo indicou outra fonte policial à Lusa.

Entretanto, em comunicado a PJ explica que deteve esta terça-feira três homens, com idades entre os 37 e os 49 anos, suspeitos de associação criminosa, sequestro, roubo qualificado, usurpação de funções, abuso de poderes e detenção de armas proibidas.

Os detidos, juntamente com outros doze suspeitos detidos desde em meados de 2014, integravam uma organização criminosa dedicada ao roubo no interior de residências, que simulavam tratar-se de verdadeiras ações policiais para cumprimento de buscas domiciliárias judicialmente ordenadas, tendo mesmo, nalguns casos, utilizado as suas próprias fardas para assim melhor credibilizarem as suas ações.

Os crimes ocorreram nos distritos de Lisboa e Setúbal, cabendo aos detidos a sinalização de potenciais vítimas dos roubos a cometer.

No decurso da operação policial foram cumpridas oito buscas domiciliárias e não domiciliárias, tendo sido apreendidos relevantes elementos de prova.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

No âmbito da mesma investigação, em 2014 foram detidas 12 pessoas, 11 homens e uma mulher, incluindo três polícias, que ficaram em prisão preventiva.

Os restantes quatro arguidos ficaram sujeitos a apresentações períódicas diárias às autoridades.

Paulo Pereira Cristóvão foi vice-presidente do Sporting durante o mandato de Luís Godinho Lopes, depois de ter sido candidato à presidência do clube, tendo perdido para José Eduardo Bettencourt.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Apesar de tudo, é bom ver que a PJ consegue catar os seus próprios piolhos. Infelizmente nem todas as instituições conseguem purgar os maus elementos, e acabam por se deixar contaminar ao permitir que os oportunistas cheguem a posições de chefia.

  2. Não se pode colocar os excelentes Profissionais dentro do mesmo saco.
    A Policia Judiciaria é uma Instituição de valores e respeitada, não é por este ou aquele elemento podre que porá em causa esta grande instituição.
    Excelentes Profissionais, competencia e dedicação.
    Vejam o programa da manha na TVi e vejam o exemplo do Profissionalismo, etica e valores de uma excelente pessoa que faz parte da PJ que costuma ir ao programa.

  3. Sempre tive muita consideração e apreço pela instituição -PJ- e ,não é pelo facto de existir um elemento que sem sentido ético ,cidadania e desrespeito pelos princípios e valores que norteiam aquela instituição , que põe em causa a seriedade e pergaminhos de todos quanto ali labutam. o país precisa e recomenda-se uma PJ digna para bem de todos nós.

RESPONDER

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …