//

“Anos de maus tratos”. Trump ameaça retirar os EUA da OMC

2

Michael Reynolds / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O presidente norte-americano ameaçou, esta terça-feira, retirar os Estados Unidos da Organização Mundial do Comércio (OMC). Em causa, está o alegado tratamento a favor da China em detrimento dos EUA.

De acordo com o presidente norte-americano, em causa estão anos de maus tratos nas mãos da organização. “Sairemos se for preciso“, anunciou Donald Trump durante um comício de campanha na Pensilvânia.

Estão-nos a prejudicar há anos e isso não vai continuar a acontecer”, alega Trump. O presidente disse ainda que os Estados Unidos não precisam da OMC se a organização não resolver os “buracos” legais que favorecem certas nações, avança a Sputnik.

“(A organização) vê certos países como a China, a Índia, e muitos outros — vê-os crescer e, estão de facto a crescer. Bem, eles cresceram e tiveram enormes vantagens. Nós não vamos deixar isso acontecer mais “, acusou Donald Trump.

As críticas à OMC por parte do presidente norte-americano não são novidade e, inclusive, chegou a chamar a organização de “catástrofe” e “desastre” para os EUA. Trump também já reiterou a sua opinião de que o seu país está em desvantagem como membro no grupo.

A Casa Branca sustenta que a China e muitos outros países continuam a intitularem-se como países em desenvolvimento, “permitindo-lhes desfrutar de benefícios que vêm com esse estatuto e alcançar compromissos mais fracos do que aqueles feitos por outros membros da OMC”.

Trump disse ainda que a OMC está “partida”, visto que os países mais ricos do mundo afirmam ser países em desenvolvimento e, recebem tratamento especial para evitar as regras da organização.

A China, a segunda maior economia do mundo, foi identificada pelos Estados Unidos como o país mais abusador dos regulamentos da OMC.

Já no verão de 2018, segundo o Expresso, Trump tinha considerado que a OMC “maltratava” os Estados Unidos há vários anos e que se esse comportamento não mudasse Washington “poderia retirar-se“.

No mês passado, Trump exigiu reformas no seio da OMC para que esta organização deixasse de conferir tratamentos mais favoráveis aos países em desenvolvimento.

As discussões sobre a reforma da OMC ocorrem há anos e os 164 países-membros da organização ainda precisam de chegar a um consenso.

DR, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.