Anonymous ameaça derrubar governo do Camboja após detenção de dois membros

JacobDavis / Flickr

O grupo de hacktivistas Anonymous ameaçou o Governo do Camboja com ataques informáticos após a detenção de dois membros do grupo que terão pirateado portais oficiais, informa hoje a imprensa local.

“Todos os Anonymous do mundo juntar-se-ão a nós para derrubar o Governo do Camboja. Não esquecemos nem perdoamos quem deteve os nossos companheiros”, advertiu o grupo internacional na sua página no Facebook.

Tha Bun King Mongkolpanha, aliás “Black Cyber“, e Cho Sengheng, aliás “Zoro“, ambos de 21 anos e estudantes de uma universidade privada de Phnom Penh, foram detidos a 07 de abril, após uma investigação conjunta da polícia local e do FBI norte-americano.

As detenções ocorreram ao fim de oito meses de investigação, iniciada depois de vários organismos oficiais terem denunciado ataques contra os seus portais na Internet.

Contra os dois jovens, que se encontram em prisão preventiva, pendem três acusações relacionadas com pirataria informática, as quais podem resultar numa pena de um mês a dois anos de prisão.

“Apenas prenderam dois de nós. Isso não nos vai parar, mas antes fortalecer-nos”, frisou o Anonymous.

Segundo a polícia cambojana, mais de 30 portais de instituições públicas e privadas foram alvo de ataques do Anonymous, incluindo o da Comissão Nacional Eleitoral, da Unidade Anticorrupção, do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou do serviço de imprensa do Conselho de Ministros.

Os ativistas iniciaram a sua campanha de ataques informáticos numa altura que coincidiu com as manifestações convocadas pela oposição para denunciar a alegada fraude nas eleições de julho do ano passado e a repressão violenta dos protestos por parte das autoridades.

O Governo cambojano prepara a sua primeira lei de combate à criminalidade informática, cuja proposta foi criticada pelos grupos de defesa dos direitos humanos e activistas por considerarem que visa silenciar as críticas por parte dos opositores.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …