Anonymous ameaça derrubar governo do Camboja após detenção de dois membros

JacobDavis / Flickr

O grupo de hacktivistas Anonymous ameaçou o Governo do Camboja com ataques informáticos após a detenção de dois membros do grupo que terão pirateado portais oficiais, informa hoje a imprensa local.

“Todos os Anonymous do mundo juntar-se-ão a nós para derrubar o Governo do Camboja. Não esquecemos nem perdoamos quem deteve os nossos companheiros”, advertiu o grupo internacional na sua página no Facebook.

Tha Bun King Mongkolpanha, aliás “Black Cyber“, e Cho Sengheng, aliás “Zoro“, ambos de 21 anos e estudantes de uma universidade privada de Phnom Penh, foram detidos a 07 de abril, após uma investigação conjunta da polícia local e do FBI norte-americano.

As detenções ocorreram ao fim de oito meses de investigação, iniciada depois de vários organismos oficiais terem denunciado ataques contra os seus portais na Internet.

Contra os dois jovens, que se encontram em prisão preventiva, pendem três acusações relacionadas com pirataria informática, as quais podem resultar numa pena de um mês a dois anos de prisão.

“Apenas prenderam dois de nós. Isso não nos vai parar, mas antes fortalecer-nos”, frisou o Anonymous.

Segundo a polícia cambojana, mais de 30 portais de instituições públicas e privadas foram alvo de ataques do Anonymous, incluindo o da Comissão Nacional Eleitoral, da Unidade Anticorrupção, do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou do serviço de imprensa do Conselho de Ministros.

Os ativistas iniciaram a sua campanha de ataques informáticos numa altura que coincidiu com as manifestações convocadas pela oposição para denunciar a alegada fraude nas eleições de julho do ano passado e a repressão violenta dos protestos por parte das autoridades.

O Governo cambojano prepara a sua primeira lei de combate à criminalidade informática, cuja proposta foi criticada pelos grupos de defesa dos direitos humanos e activistas por considerarem que visa silenciar as críticas por parte dos opositores.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Elon Musk explica como construir uma cidade sustentável em Marte

O CEO da Space X, o multimilionário Elon Musk, revelou na rede social Twitter detalhes sobre os planos da empresa para estabelecer um assentamento em Marte que seja sustentável para os seres humanos. No entender de …

Físicos já conseguem espreitar o gato de Schrödinger sem o matar

Pode haver uma forma de espreitar o gato de Schrödinger - a famosa experiência mental baseada em felinos que descreve o comportamento misterioso das partículas subatómicas - sem matar permanentemente o animal hipotético. O gato de …

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …