Anonymous ameaça derrubar governo do Camboja após detenção de dois membros

JacobDavis / Flickr

O grupo de hacktivistas Anonymous ameaçou o Governo do Camboja com ataques informáticos após a detenção de dois membros do grupo que terão pirateado portais oficiais, informa hoje a imprensa local.

“Todos os Anonymous do mundo juntar-se-ão a nós para derrubar o Governo do Camboja. Não esquecemos nem perdoamos quem deteve os nossos companheiros”, advertiu o grupo internacional na sua página no Facebook.

Tha Bun King Mongkolpanha, aliás “Black Cyber“, e Cho Sengheng, aliás “Zoro“, ambos de 21 anos e estudantes de uma universidade privada de Phnom Penh, foram detidos a 07 de abril, após uma investigação conjunta da polícia local e do FBI norte-americano.

As detenções ocorreram ao fim de oito meses de investigação, iniciada depois de vários organismos oficiais terem denunciado ataques contra os seus portais na Internet.

Contra os dois jovens, que se encontram em prisão preventiva, pendem três acusações relacionadas com pirataria informática, as quais podem resultar numa pena de um mês a dois anos de prisão.

“Apenas prenderam dois de nós. Isso não nos vai parar, mas antes fortalecer-nos”, frisou o Anonymous.

Segundo a polícia cambojana, mais de 30 portais de instituições públicas e privadas foram alvo de ataques do Anonymous, incluindo o da Comissão Nacional Eleitoral, da Unidade Anticorrupção, do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou do serviço de imprensa do Conselho de Ministros.

Os ativistas iniciaram a sua campanha de ataques informáticos numa altura que coincidiu com as manifestações convocadas pela oposição para denunciar a alegada fraude nas eleições de julho do ano passado e a repressão violenta dos protestos por parte das autoridades.

O Governo cambojano prepara a sua primeira lei de combate à criminalidade informática, cuja proposta foi criticada pelos grupos de defesa dos direitos humanos e activistas por considerarem que visa silenciar as críticas por parte dos opositores.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …