Ano novo, vida nova? Eis alguns truques para o ajudar nas resoluções para 2023

A vida está cheia de altos e baixos e, por vezes, pelo que pode não conseguir cumprir as suas resoluções de Ano Novo. E não há nada de mal nisso.

É um hábito que se repete ano após ano, sempre que o 31 de dezembro se aproxima. Listas de desejos para o ano que está prestes a chegar, mas também novos hábitos que se gostava de adquirir. Seja no que respeita ao exercício físico, à alimentação ou à leitura, a verdade é que muitas não sobrevivem em janeiro, já que tendem a ser tarefas desafiantes.

A verdade é que muitas vezes se tratam de objetivos irrealistas, o que dificulta a sua concretização, mas também carecem de estratégia ou plano, o que contribui igualmente para o seu falhanço.

A vida está cheia de altos e baixos e, por vezes, as pessoas podem não conseguir manter as suas resoluções de Ano Novo devido a imprevistos. Além disso, se não tivermos o cuidado de estabelecer objetivos interessantes, podemos perder o interesse neles durante um período de tempo.

Não cumprir as resoluções de Ano Novo pode ter um impacto negativo na saúde mental e é provável que as pessoas fiquem desiludidas e frustradas consigo próprias, podendo até sofrer de baixa auto-estima. Os especialistas em psicologia dizem, por isso, que é melhor estabelecer resoluções que sejam realistas e que possam realmente ter impacto.

Arouba Kabir, conselheira de Saúde Mental, explicou ao hHndu Stan Times que se estiver a ter dificuldades em manter as suas resoluções de ano novo, o problema pode estar nas resoluções, pelo que sugere alguns truques para se manter fiel às suas resoluções de Ano Novo:

1. Intenção na origem da resolução

É muito importante e pouco falado. Qual é a sua intenção por detrás dessa resolução de Ano Novo que está a estabelecer, porque caso se trate de algo como: “quero mostrar aos outros” ou “as pessoas vão gostar de mim por isso”, a mente pode não ser capaz de o apoiar na sua realização.

Portanto, é importante estabelecer bem a intenção. Escolha a resolução de ano novo que quer fazer por si e não por outras pessoas. Posteriormente escreva os aspectos positivos que a resolução trará na sua vida e cole isso algures na sua parede.

2. Resoluções realistas e exequíveis

É muito importante para termos resoluções realistas e sermos específicos. Ao definir as suas resoluções de Ano Novo ou qualquer tipo de resoluções, deve procurar ser específico. Por exemplo, se estiver a tentar perder peso, estabeleça pequenos objetivos para si próprio. Perder 5 kgs em dois meses com exercício e dieta e seguir um estilo de vida saudável é um objectivo realista. Assim, esta resoluçãoinclui o seu objectivo e os passos a seguir através dos quais o pode atingir.

3. Concentre-se no que fazer

O nosso cérebro não compreende “não“. Por isso, se quiser trazer uma mudança ao seu comportamento porque tem um hábito pouco saudável, concentre-se no que quer fazer e não no que não deve fazer.

4. Seja gentil consigo mesmo

A mudança é difícil, pelo que poderá não conseguir alcançar os resultados pretendidos. Por isso, apreciar-se mesmo por pequenas vitórias seria realmente um longo caminho.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.