Um dos “anjos da guarda” de Snowden chegou ao Canadá (e quer que o país receba os outros)

Svein Ove Ekornesvaag / EPA

Na segunda-feira, Vanessa Rodel e a filha chegaram a Toronto. Vanessa Rodel, que fugiu das Filipinas há quase 20 anos, é uma das pessoas que esconderam o antigo colaborador da NSA em Hong Kong.

Na terça-feira, chegou a Montreal, o destino último da longa viagem a partir da China. Cansada mas feliz, as primeiras palavras de Vanessa Rodel foram para agradecer. A seguir pediu ao Canadá que também concedesse asilo aos outros cinco membros do grupo que, tal como ela, acolheram Edward Snowden durante as duas semanas que esteve escondido em HongKong depois de se tornar um nome famoso em todo o mundo.

Em 2013, os materiais obtidos por Snowden na Agência de Segurança Nacional (NSA) começaram a ser publicados, revelando a extensão das atividades de espionagem dessa agência secreta.

Com o governo americano a tentar tudo para o deter, o antigo colaborador da NSA deixou o hotel onde se encontrava e passou à clandestinidade. Quem lhe arranjou esconderijo foi o mesmo advogado que representava o grupo de refugiados que o acolheu nas suas pobres habitações: além de Rodel e a sua filha Keana, havia três adultos do Sri Lanka, entre eles o pai de Keana e dois outros filhos pequenos que tem.

Quando Snowden partiu para a Rússia, onde ainda se encontra, esses sete “anjos da guarda” ou “refugiados de Snowden” ficaram expostos a vários riscos. Um deles, por exemplo, tinha desertado do exército cingalês. Se fosse obrigado a regressar, arriscava cadeia – ou pior.

Rodel, que fugiu das Filipinas em 2002 para escapar à violência sexual, foi a primeira do grupo a obter asilo. “Nem acredito que estou no Canadá”, disse à chegada. “Estou tão feliz por estar em segurança e livre”. Depois de todo o tempo que passou em Hong Kong, o lugar onde inicialmente pediu asilo, acabou por ver recompensado o pedido que um advogado lhe fez de ajudar um americano com problemas.

Em relação aos outros pedidos de asilo, o governo canadiano diz que não tem poderes para acelerar os processos, de acordo com o Expresso. Várias organizações humanitárias contestam que assim seja, e notam o risco em que se encontram os restantes cinco “anjos da guarda”.

O advogado Robert Tibbo, que em 2013 ajudou Snowden em Hong Kong, louvou o gesto do Canadá para com Rodel e pediu ao primeiro-ministro Justin Trudeau que faça o mesmo em relação aos outros.

Acusado pelos Estados Unidos de espionagem e roubo de segredos de Estado, Snowden está exilado na Rússia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …

Rara moeda de ouro com a cara de Eduardo VIII vendida por preço recorde

Uma rara moeda de ouro com o perfil do rei britânico Edward VIII foi vendida a um comprador particular pelo valor recorde de 1,3 milhões de dólares. A informação é avançada pela Royal British Mint, a …

Depois dos incêndios, Austrália está prestes a experimentar uma "bonança" de aranhas mortais

Depois dos incêndios florestais que assolaram o país, os australianos começaram a implorar por chuva. O bónus de aranhas mortais não estava incluído no pedido, mas os especialistas do Australian Reptile Park acreditam que é …

Governo admite retirar cidadãos nacionais de Wuhan

As autoridades portuguesas estão a cooperar com outros países europeus para reforçar o apoio aos cidadãos nacionais que se encontram em Wuhan, onde ocorreram os primeiros casos do novo coronavírus, admitindo a possibilidade de retirá-los …

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …