Edward Snowden acredita que as mensagens alienígenas estão criptografadas

12

Depois de trazer à tona a política de espionagem dos Estados Unidos, Edward Snowden regressa agora com uma nova polémica: a existência de vida extraterrestre. Segundo o ex-agente da Agência Nacional de Segurança norte-americana, os “aliens” não só existem como ainda tentam comunicar.

Apesar de parecer uma posição bastante fantasiosa, as declarações de Edward Snowden contam com o apoio de um dos cientistas mais conhecidos da atualidade, Neil DeGrasse Tyson, avança a revista Espírito Livre.

Durante o podcast StarTalk, que pertence ao astrofísico, um dos tópicos discutidos entre os dois foi exatamente a criptografia — e foi daí que Snowden explicou porque é que nunca conseguimos encontrar evidências de que os extraterrestres existem.

Segundo o ex-agente da Agência Nacional de Segurança norte-americana, é possível que os “aliens” estejam a transmitir as suas mensagens a partir de um sistema de criptografia tão bem desenvolvido que esses sinais acabam por nos passar despercebidos.

“Quando analisamos comunicações criptografadas, se forem devidamente criptografadas, não há nenhuma maneira de perceber que o são. É impossível distinguir uma comunicação devidamente criptografada, pelo menos em sentido teórico, de um ruído aleatório”, afirmou Snowden, citado pela Sputnik.

O ex-agente observou ainda que, em algum momento, todas as sociedades perceberam a importância da criptografia, sendo que os extraterrestres não são excepção.

Esta é uma solução lógica para aquilo que muitos investigadores chamam de Paradoxo de Fermi, que questiona o porquê de, num universo tão grande e antigo, não existir outras criaturas para além daquilo que conhecemos na Terra.

De acordo com a teoria de Snowden, esses seres existem, no entanto, nós é que não somos capazes de os localizar porque não conseguimos perceber se um simples ruído quer dizer algo mais.

Para Neil DeGrasse Tyson, a partir desse ponto de vista, é possível imaginar que os extraterrestres têm os mesmos problemas de segurança que os seres humanos, argumento ao qual Snowden respondeu que é possível que os estes sejam “politicamente um pouco mais esclarecidos” do que nós.

ZAP

12 Comments

  1. Snowden aqui é acometido por aquilo que poderíamos chamar de deformação profissional. Na verdade, na minha ignorância, só há necessidade criptografar uma mensagem quando o código original em que se encontra escrito é do conhecimento comum, como qualquer das principais línguas naturais da Terra. Além do mais, qualquer civilização tecnologicamente evoluída que exista por esse universo fora começa a emitir sinais rádio para o espaço muito antes de pensar em entrar voluntariamente em contacto com vida alienígena. É o que acontece connosco: emitimos para o espaço, de forma involuntária, no último século imensos sinais rádio, das nossas emissões radiofónicas e radiotelevisivas. Além disso, tomando o nosso exemplo, enviámos para o espaço, voluntariamente, sinais não encriptados através de radioastronomia e nas sondas Viking I e II, por exemplo. Afinal, faz pouco sentido, se queremos comunicar com alguém escondermos a mensagem. A não ser que aceitemos que os alienígenas já estão entre nós, e as eventuais mensagens que enviam na nossa direção não nos tenham como destinatários (ainda assim esta tese não resolve o problema das emissões involuntárias primevas). Uma dificuldade mais prosaica e previsível será identificarmos uma mensagem transmitida num código ou num canal que desconhecemos absolutamente, mas isso nada terá com a ver com criptografia.

    • Tratando-se de um “golpe de asa” a criptografia do “universo Snowden” reduz-se agora ao poleiro que o estimula a cantar de quando em vez… O tipo de sinal, as “portadoras”, os conversores, por consequência a eventual encriptação são diferentes das do tipo e de quando “bufou” segredos ao mundo!
      O que se constata é que o “galo” canta e para a Rossiya Segodnya uma boa lavra pode dar qualquer colheita !

    • João Carlos, você tem toda a razão! Você conseguiu chegar lá 🙂 Ao contrário de alguns “Viéses”, que piam, piam e não dizem nada de jeito!…

      Ora, se está criptografada, é porque há necessidade de esconder alguma coisa.
      A verdade sobre este assunto vai ser pública não tarda nada, o Snowden mandou o mote para a comunicação social 🙂

      • É absoluto? Quem diz que está “criptografada”?
        Se não percebe o que lê ¿Por qué no te callas?
        Não estando certo, admito que quando “pio” certas aves raras não deixam de direccionar o bico a mim, tal a forma como ali “soprou” soluçando, permitir-me-á concluir das suas pretensões de activo Rossiya Segodnya ainda na fase garnizé, não sabendo o que esperar, espera pela colheita antes da lavra!

  2. A captação de “sinais de inteligência extraterrestre” (comunicações de origem desconhecida) obriga a complexos cálculos e é feita exclusivamente por computadores no processamento de sinais (biliões de sinais em simultâneo) captados pelo reflector do maior e mais eficaz radiotelescópio do mundo (305m de diâmetro).
    Qualquer cidadão pode entrar naquele processo de computação bastando para tal ceder, o tempo em que o seu computar esteja disponível, ao processo de computação do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) através do download de aplicação adequada para o efeito ( setiathome.ssl.berkeley.edu ) e assim, de todo o mundo, é possível a participação do computador pessoal na ajuda às máquinas do SETI naqueles cálculos.

      • Tudo á espera de naves no céu e ninguem se manca dos “rastos de aviões” que andam em circulos o dia inteiro a carregar de quimicos o mesmo céu , a agua cheia de quimicos(bebam 6 litros de agua e apontem os efeitos secundários), a bela comida processada cheia de quimicos que alteram o adn. È mais dificil de acreditar que nos fazem isto mas infelizmente é mais facil acreditar em maquinas feitas por departamentos secretos nos ditos países desenvolvidos e que saiem cá para fora como extraterrestres por quase 80anos de indução cinematográfica e conspirações promovidas pelo projecto raio azul…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.