Animais da Torre Bela não tinham “interesse ecológico”. Os que restam vão continuar na herdade

DR

Os animais mortos na Quinta da Bela, na Azambuja

A empresa promotora de um parque de painéis fotovoltaicos a construir na herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, diz que montaria não afeta estudo de impacto ambiental.

De acordo com os esclarecimentos prestados à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Quinta da Torre Bela tem ainda cerca de cem animais de grande porte. Os proprietários comprometem-se a manter estes efetivos com vista a uma gestão sustentável de zona de caça turística.

Segundo a TSF, o processo de avaliação ambiental do projeto foi agora retomado no seguimento de uma decisão unânime das diferentes entidades que fazem parte da comissão de avaliação.

Atualmente, “existem cerca de uma centena de exemplares de espécies cinegéticas de grande porte. A montaria que teve lugar na Quinta da Torre Bela reduziu fortemente o número de animais face ao último censo, efetuado em 2017, sendo que os efetivos após a montaria estão predominantemente na zona localizada a nascente, fora da zona do Estudo de Impacto Ambiental e que desde o início foi reservada para os animais e condicionada ao Projeto”, lê-se no documento.

Os esclarecimentos concluem, no entanto, que a montaria e o abate de mais de 500 animais “não implicam alterações estruturais no Estudo de Impacto Ambiental” apresentado inicialmente.

Tal é justificado por estarem em causa “espécies cinegéticas com reduzido interesse do ponto de vista de conservação da natureza e biodiversidade”, “não estando em causa populações da fauna portuguesa com interesse ecológico”, que não podem voltar a ser libertadas em áreas naturais.

O documento avança ainda que o promotor dos painéis e a proprietária fecharam um “compromisso de manutenção dos restantes animais na tapada em conformidade com as condições que o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) venha a definir após a conclusão das suas diligências”.

A TSF escreve ainda que a proprietária promete fazer um censo detalhado dos animais que restam na Quinta da Torre Bela e reabilitar uma vedação para que possam “habitar na restante área da Zona de Caça Turística, sem conflitos com as centrais fotovoltaicas”.

O processo de consulta pública do projeto foi suspenso no final do ano passado depois de ser conhecida a caçada que resultou na morte de mais de 500 animais. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Real Madrid goleia em Granada e continua a sonhar com o título

Os madrilenos golearam em casa do Granada (4-1), esta quinta-feira, em jogo da 36.ª jornada, o que lhes permite continuar a sonhar com a conquista do campeonato. Os golos foram marcados por Modric (aos 17 minutos), …

PS e PAN avançam com direito ao esquecimento para quem sobreviveu ao cancro

O Parlamento vai aprovar esta sexta-feira, na generalidade, projetos-lei para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro no acesso a seguros de vida. O PS apresenta esta sexta-feira uma proposta no parlamento para quem …

Estudo mostra que é seguro misturar vacinas, mas DGS quer mais detalhes

O novo estudo dá indicações sobre a segurança da administração de vacinas de marcas diferentes – uma das opções possíveis em Portugal para o meio milhão de pessoas com menos de 60 anos que receberam …

Romualda Fernandes - PS

"Erro" ou "canalhice"? PS exige desculpas da Lusa pela forma como identificou deputada

A Lusa está no olho do furacão depois de um jornalista da casa ter identificado a deputada do PS Romualda Fernandes como "Preta" numa peça que acabou por ser replicada em vários jornais online. O …

Estudo mostra que o navio Mary Rose tinha uma tripulação multiétnica

A análise dos restos mortais de parte da tripulação do navio de guerra Mary Rose, o favorito do rei Henrique VIII de Inglaterra, mostra a diversidade que já existia no período Tudor. O navio de guerra …

Hulk marcou num jogo que foi interrompido... cinco vezes

Muitas pausas na partida entre América de Cali e Atlético Mineiro. Protestos na Colômbia também afetaram o jogo Atlético Nacional-Nacional. Grupo H da Taça Libertadores, quarta jornada. Em Barranquilla, América de Cali e Atlético Mineiro entraram …

Festa leonina, OE e política. Marcelo poupa Cabrita, mas não põe de lado uma remodelação

Em entrevista à RTP, a primeira deste mandato, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, poupou Cabrita, culpou os adeptos pelo que se passou nos festejos do Sporting, sublinhou que acredita que o Orçamento …

Governo prometeu a Bruxelas reforma de serviços do Estado. Sindicatos não sabiam

O Governo prometeu a Bruxelas arrancar com uma “reforma funcional e orgânica da administração pública (AP)” sob pena de não receber os cheques da bazuca europeia. “A reforma iniciar-se-á no segundo trimestre de 2021, com a …

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …