Animais da Torre Bela não tinham “interesse ecológico”. Os que restam vão continuar na herdade

DR

Os animais mortos na Quinta da Bela, na Azambuja

A empresa promotora de um parque de painéis fotovoltaicos a construir na herdade da Torre Bela, no concelho da Azambuja, diz que montaria não afeta estudo de impacto ambiental.

De acordo com os esclarecimentos prestados à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a Quinta da Torre Bela tem ainda cerca de cem animais de grande porte. Os proprietários comprometem-se a manter estes efetivos com vista a uma gestão sustentável de zona de caça turística.

Segundo a TSF, o processo de avaliação ambiental do projeto foi agora retomado no seguimento de uma decisão unânime das diferentes entidades que fazem parte da comissão de avaliação.

Atualmente, “existem cerca de uma centena de exemplares de espécies cinegéticas de grande porte. A montaria que teve lugar na Quinta da Torre Bela reduziu fortemente o número de animais face ao último censo, efetuado em 2017, sendo que os efetivos após a montaria estão predominantemente na zona localizada a nascente, fora da zona do Estudo de Impacto Ambiental e que desde o início foi reservada para os animais e condicionada ao Projeto”, lê-se no documento.

Os esclarecimentos concluem, no entanto, que a montaria e o abate de mais de 500 animais “não implicam alterações estruturais no Estudo de Impacto Ambiental” apresentado inicialmente.

Tal é justificado por estarem em causa “espécies cinegéticas com reduzido interesse do ponto de vista de conservação da natureza e biodiversidade”, “não estando em causa populações da fauna portuguesa com interesse ecológico”, que não podem voltar a ser libertadas em áreas naturais.

O documento avança ainda que o promotor dos painéis e a proprietária fecharam um “compromisso de manutenção dos restantes animais na tapada em conformidade com as condições que o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) venha a definir após a conclusão das suas diligências”.

A TSF escreve ainda que a proprietária promete fazer um censo detalhado dos animais que restam na Quinta da Torre Bela e reabilitar uma vedação para que possam “habitar na restante área da Zona de Caça Turística, sem conflitos com as centrais fotovoltaicas”.

O processo de consulta pública do projeto foi suspenso no final do ano passado depois de ser conhecida a caçada que resultou na morte de mais de 500 animais. O caso está a ser investigado pelo Ministério Público.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …