Em 2020, os mais velhos renderam-se aos “animais de estimação pandémicos”

Uma nova investigação revelou que as famílias com crianças não foram as únicas a aderir à tendência dos “animais de estimação pandémicos”, em 2020. Os mais velhos também não resistiram.

Segundo a National Poll on Healthy Aging, da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, 10% de todas as pessoas com idades entre os 50 e os 80 anos receberam um novo animal de estimação entre março de 2020 e janeiro de 2021.

O EurekAlert avança que a percentagem é ainda maior – 16% – entre as pessoas desta faixa etária que têm pelo menos uma criança ou um adolescente a morar com elas. No entanto, a grande maioria não mora com nenhum menor de 18 anos e quase 9% adquiriu um animal de estimação durante a pandemia de covid-19.

A pesquisa revelou também que, ao todo, 59% das pessoas com idades entre os 50 e os 80 anos têm animais de estimação. Destas, 17% receberam pelo menos um animal de estimação desde o início da pandemia.

A posse de animais de estimação foi maior na faixa etária dos 50 aos 64 anos, entre as mulheres, entre os participantes brancos e aqueles que vivem em casas unifamiliares ou estão empregados. Além disso, 12% dos adultos mais velhos empregados disseram ter um animal de estimação desde março de 2020.

Em comparação com uma pesquisa realizada em 2019, a percentagem das pessoas mais velhas que moram sozinhas e possuem um animal de estimação aumentou 12 pontos percentuais.

Os animais assumem um importante papel na vida dos idosos que vivem sozinhos e isso ficou claro durante a pandemia de covid-19, um período em que as pessoas passaram mais tempo em casa para se resguardarem do vírus.

Wendy Welch, diretora do departamento de comunicação do Humane Society of Huron Valley, um abrigo de animais próximo da Universidade do Michigan, disse que, no ano passado, foram atingidas taxas de adoção recorde.

A responsável salientou que os animais de estimação podem ajudar a reduzir a pressão arterial, a aliviar a ansiedade e a melhorar os sintomas de depressão. Além disso, referiu, “durante esta pandemia, os animais de companhia certamente afastam o assassino silencioso: a solidão“.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …