“Animais não são prendas.” Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. “Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal.”

Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União Zoófila, um animal de companhia “não pode ser um peso imposto” que é escondido debaixo da árvore de Natal. “É uma vida e é uma responsabilidade para a vida”, diz ao Público a responsável.

Mas a União Zoófila não está sozinha e é apenas uma das várias associações que, apesar das instalações sobrelotadas, negam os pedidos de adoção nesta altura do ano. O Cantinho dos Animais Abandonados, em Viseu, “entre 18 de dezembro e 1 de janeiro” não aceita adoções.

Ana Vaz, presidente da associação, refere que nos primeiros dezembros deram animais quase até à véspera de Natal “e muitos eram devolvidos pouco tempo depois”.

Segundo o jornal, por ano, os centros de recolha oficiais (CRO), que não existem em 131 municípios portugueses, recolhem mais de 30 mil animais. Destes, só 35% são depois adotados, adianta a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Ainda que a relação entre as adoções no Natal e as devoluções nos primeiros meses do ano seja pouco expressiva, “principalmente por causa de todas as medidas ainda mais criteriosas” que as associações começaram a tomar”, é no Verão e nas férias grandes que se continuam a registar mais abandonos.

Contudo, os animais continuam a ser uma das prendas mais desejadas nesta altura festiva. Segundo um estudo da GFK, divulgado no ano passado, em Portugal, mais de metade dos lares tem um animal de companhia.

A Asaast, associação dos amigos dos animais de Santo Tirso, não permite “que os animais sejam devolvidos porque são um presente que correu mal“, e negam também adoções neste período, há já quatro anos.

A União Zoófila, que conta com 250 voluntários, propõe, para quem está a pensar oferecer um animal este Natal, que levem a pessoa a um abrigo para que ela mesma escolha a sua futura companhia. Ou, caso não queiram estragar a surpresa, aconselham a “oferecer a cama e os brinquedos para o animal ter tudo quando chegar”.

Pelas barreiras, não pedem desculpa. “A partir do momento em que entram nós passamos a ser responsáveis por eles.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia de Nova Iorque de origem tibetana acusado de espiar ao serviço da China

Um polícia nova-iorquino originário do Tibete foi acusado de espionagem pelas autoridades norte-americanas por, supostamente, ter recolhido para o Governo chinês informações sobre a comunidade tibetana em Nova Iorque. De acordo com a acusação das autoridades …

Football Leaks. PJ desconhecia acesso das autoridades francesas às provas

O inspetor da PJ, José Amador, revelou, esta terça-feira, que esta polícia não teve conhecimento do acesso das autoridades francesas às provas apreendidas a Rui Pinto durante a sua detenção na Hungria. Na quinta sessão do …

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …