“Animais não são prendas.” Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. “Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal.”

Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União Zoófila, um animal de companhia “não pode ser um peso imposto” que é escondido debaixo da árvore de Natal. “É uma vida e é uma responsabilidade para a vida”, diz ao Público a responsável.

Mas a União Zoófila não está sozinha e é apenas uma das várias associações que, apesar das instalações sobrelotadas, negam os pedidos de adoção nesta altura do ano. O Cantinho dos Animais Abandonados, em Viseu, “entre 18 de dezembro e 1 de janeiro” não aceita adoções.

Ana Vaz, presidente da associação, refere que nos primeiros dezembros deram animais quase até à véspera de Natal “e muitos eram devolvidos pouco tempo depois”.

Segundo o jornal, por ano, os centros de recolha oficiais (CRO), que não existem em 131 municípios portugueses, recolhem mais de 30 mil animais. Destes, só 35% são depois adotados, adianta a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Ainda que a relação entre as adoções no Natal e as devoluções nos primeiros meses do ano seja pouco expressiva, “principalmente por causa de todas as medidas ainda mais criteriosas” que as associações começaram a tomar”, é no Verão e nas férias grandes que se continuam a registar mais abandonos.

Contudo, os animais continuam a ser uma das prendas mais desejadas nesta altura festiva. Segundo um estudo da GFK, divulgado no ano passado, em Portugal, mais de metade dos lares tem um animal de companhia.

A Asaast, associação dos amigos dos animais de Santo Tirso, não permite “que os animais sejam devolvidos porque são um presente que correu mal“, e negam também adoções neste período, há já quatro anos.

A União Zoófila, que conta com 250 voluntários, propõe, para quem está a pensar oferecer um animal este Natal, que levem a pessoa a um abrigo para que ela mesma escolha a sua futura companhia. Ou, caso não queiram estragar a surpresa, aconselham a “oferecer a cama e os brinquedos para o animal ter tudo quando chegar”.

Pelas barreiras, não pedem desculpa. “A partir do momento em que entram nós passamos a ser responsáveis por eles.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OE2020. Governo quer baixar preço da luz sem mexer no IVA

O Governo socialista está a estudar hipóteses "alternativas" para baixar o preço da luz sem mexer na taxa do IVA, devendo estas soluções constar já da proposta inicial do Orçamento de Estado para 2020 (OE2020). De …

Pelosi acionou votação para impeachment a Trump. "Os factos são incontestáveis"

A Presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, anunciou esta quinta-feira que o órgão irá avançar com a redação de acusações contra o Presidente norte-americano, no âmbito do processo de impeachment. “As ações …

Relação volta a contrariar Ivo Rosa. Depoimentos de Salgado nos casos BES e Monte Branco podem ser usados na Operação Marquês

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) autorizou a utilização na Operação Marquês dos depoimentos do banqueiro e arguido Ricardo Salgado, prestados nos processos Monte Branco e Universo GES/BES, contestando a decisão de Ivo Rosa, …

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …