“Animais não são prendas.” Há associações que param as adoções no Natal

A apenas duas semanas do Natal, a União Zoófila fecha a porta a quem queira adotar um animal de estimação. “Nenhum animal pode ser encarado como uma prenda de Natal.”

Para Lurdes Pimenta, tesoureira da União Zoófila, um animal de companhia “não pode ser um peso imposto” que é escondido debaixo da árvore de Natal. “É uma vida e é uma responsabilidade para a vida”, diz ao Público a responsável.

Mas a União Zoófila não está sozinha e é apenas uma das várias associações que, apesar das instalações sobrelotadas, negam os pedidos de adoção nesta altura do ano. O Cantinho dos Animais Abandonados, em Viseu, “entre 18 de dezembro e 1 de janeiro” não aceita adoções.

Ana Vaz, presidente da associação, refere que nos primeiros dezembros deram animais quase até à véspera de Natal “e muitos eram devolvidos pouco tempo depois”.

Segundo o jornal, por ano, os centros de recolha oficiais (CRO), que não existem em 131 municípios portugueses, recolhem mais de 30 mil animais. Destes, só 35% são depois adotados, adianta a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Ainda que a relação entre as adoções no Natal e as devoluções nos primeiros meses do ano seja pouco expressiva, “principalmente por causa de todas as medidas ainda mais criteriosas” que as associações começaram a tomar”, é no Verão e nas férias grandes que se continuam a registar mais abandonos.

Contudo, os animais continuam a ser uma das prendas mais desejadas nesta altura festiva. Segundo um estudo da GFK, divulgado no ano passado, em Portugal, mais de metade dos lares tem um animal de companhia.

A Asaast, associação dos amigos dos animais de Santo Tirso, não permite “que os animais sejam devolvidos porque são um presente que correu mal“, e negam também adoções neste período, há já quatro anos.

A União Zoófila, que conta com 250 voluntários, propõe, para quem está a pensar oferecer um animal este Natal, que levem a pessoa a um abrigo para que ela mesma escolha a sua futura companhia. Ou, caso não queiram estragar a surpresa, aconselham a “oferecer a cama e os brinquedos para o animal ter tudo quando chegar”.

Pelas barreiras, não pedem desculpa. “A partir do momento em que entram nós passamos a ser responsáveis por eles.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …