Angola troca (outra vez) Portugal por Espanha

Manuel de Almeida / Lusa

O presidente de Angola, João Lourenço. Ao fundo, a figura de José Eduardo dos Santos

Angola cancelou a sua presença numa cimeira empresarial luso-angolana, marcada para este mês em Lisboa, para dar prioridade à visita de Mariano Rajoy em Luanda.

Segundo o Expresso, Angola não vai participar na cimeira empresarial luso-angolana, que estava agendada para dia 27 deste mês em Lisboa, para receber o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy. A cimeira empresarial ficou assim adiada.

A SIC Notícias, que cita a notícia do semanário, explica que depois de ter garantido a presença de um governante na conferência, o Presidente João Lourenço já tinha optado por circunscrever a representação angolana à presença simbólica do embaixador em Portugal, que nem sequer estaria mandatado para fazer qualquer intervenção.

Fonte do Executivo angolano adiantou ao semanário que se trata “um novo sinal político de endurecimento nas relações com Lisboa”, uma decisão que pode ser associada devido aos avanços da Operação Fizz, que acusa o ex-vice-presidente angolano de corrupção.

Em causa está o facto de o ex-procurador Orlando Figueira, ter deixado, em 2012, o Ministério Público para ir trabalhar para o banco BCP, com capital acionista angolano, e para o Banco Privado Atlântico. Para os investigadores, os empregos eram fictícios, servindo apenas de alibi para o pagamento de luvas em troca do arquivamento de uma investigação a Manuel Vicente. Ao todo, o arguido recebeu 760 mil euros pelos favores.

Em fevereiro, o Expresso também já tinha avançado uma “troca de Portugal por Espanha”, com o Governo angolano a parecer dar prioridade às visitas de Mariano Rajoy, Emmanuel Macron e Sergey Lavrov nos próximos seis meses, não havendo lugar para as visitas de Marcelo Rebelo de Sousa ou de António Costa.

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. E eu com isso?….. Espanha virá cá comprar para vender a eles. Os Angolanos nitidamente preferem os produtos e serviços Portugueses, falam e têm os hábitos Portugueses, e não os de Espanha. Deixas-os ir,… deixas-os pousar. Vamos viver novamente o caso de Moçambique / Suécia. Passaram a comprar
    (muito mais caro, está claro) os produtos Portugueses aos Suecos. Durou pouco,.. quando viram que estavam a alimentar os Suecos com camarão e cajú ao preço da chuva,.. em pouco tempo lhes doeu. E a consequencia, até que voltassem,… foi o aumento de transacções PORTUGUESAS com a Suecia e com a Africa do Sul, (por sinal muito melhores pagadores) e de tabela a divulgação de muitos dos nossos produtos que continuam a ser exportados para lá.., até o camarão diga-se de passagem, passou a vir de Madagáscar, com muito melhor qualidade, e passamos com admiração, a exportar uns contentores de água mineral para lá. (Não para consumo de Madagascar, esta claro.)
    De igual modo veremos em pouco tempo, (e até os Angolanos compreenderem os volumosos impostos e custos que lhes cobrará Madrid) os capitais Angolanos regressar a Portugal via Espanha. Ou acreditam que os Banqueiros de ” nuestra hermana ” vão deixar sobreviver um Banco Angolano para guardar as fugas? Sem cobrar nada??? ( Não me façam rir !!!!). Acham que Espanha vai vender aos Angolanos as grandes Empresas ao preço da uva mijona? Ou que lhes vão vender o Algarve e o Estoril ao desbarato? Os meninos e as meninas de Angola vão estudar em Espanhol ? Com vivenda e chauffer???… não brinquem com coisas sérias…
    A vida, com o decorrer do tempo vai dando lições a todos nós, inclusivê aos Portugueses e aos Angolanos, e esta situação vai obrigar particularmente os nossos empresarios a não dormir à sombra da bananeira, isto é.. à consequente procura de outros mercados, nem mesmo que a título provisório, mas que cá ficarão. Esperemos…!

RESPONDER

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …

Trump confirma: Diretor da CIA reuniu-se com Kim Jong-un

O Presidente dos Estados Unidos confirmou, esta quarta-feira, que o diretor da CIA fez uma visita secreta à Coreia do Norte na semana passada para se reunir com Kim Jong-un. Através da sua conta no Twitter, …