Angie, a influencer virtual que está a desafiar os padrões de beleza na China

(dr) Jesse Zhang

Angie, influencer virtual chinesa

Angie, uma influencer virtual que apareceu no ano passado no “TikTok chinês”, tem tido muito sucesso entre os utilizadores, sobretudo devido às suas características reais.

Angie apareceu nas redes sociais chinesas no ano passado e poderia ser mais uma influencer como todas as outras. Mas a verdade é que esta jovem nem sequer é real. Angie é, segundo a cadeia televisiva CNN, uma “personalidade virtual imperfeita”.

Usa roupa simples, não esconde as borbulhas que ocasionalmente lhe aparecem na cara e não tem vergonha de bocejar em frente à câmara. O seu carácter genuíno está a ecoar no Douyin, a versão original chinesa do TikTok, onde já tem mais de 280 mil seguidores.

Angie é uma criação de Jesse Zhang, diretor de uma empresa de animação e de computação gráfica sediada em Shenzhen. O chinês estava à procura de uma forma de expressar a sua criatividade e achou que seria interessante criar uma personagem virtual com características imperfeitas – alguém que pudesse ajudar as pessoas a relaxarem e a sentirem-se mais positivas sobre si mesmas.

“Não achei que fosse ter sucesso tão depressa”, admitiu Zhang à CNN, considerando que a sua popularidade pode ser explicada pelos seus vídeos casuais e com um efeito calmante. “As suas características e detalhes têm um pouco do que é a ‘vida real'”, acrescentou.

Mesmo sabendo que não se trata de uma pessoa real, muitos dos seguidores de Angie já têm o hábito de contar como foi o seu dia nos dois chats criados no Douyin.

“Alguns fãs também me convidam para falar – eles têm alguns problemas ou estão a passar por dificuldades”, contou Zhang, que responde aos comentários todos os dias, como se fosse Angie, nos seus tempos livres.

Alguns seguidores dizem mesmo que Angie consegue animá-los ou ajudá-los a reduzir o stress perante as dificuldades do dia-a-dia.

“A razão pela qual gosto da Angie é que é mais realista do que muitas pessoas reais“, disse à estação norte-americana uma das suas seguidoras, Xiao Qi, uma millennial que vive na cidade de Chongqing, no sudoeste da China.

Mas também há quem não goste destas características reais desta influencer virtual. Alguns utilizadores desaprovam, por exemplo, as suas coxas largas ou as marcas de acne.

Segundo a CNN, estas críticas refletem muito o debate atual sobre os padrões de beleza na China. Embora haja sinais de que a mentalidade pode estar lentamente a mudar, a verdade é que as celebridades deste país ainda obedecem ao protótipo de mulheres magras e com uma pele perfeita, o que acaba por condicionar o pensamento das chinesas mais jovens.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Angie, a influencer virtual que está a desafiar os padrões de beleza na China

Angie, uma influencer virtual que apareceu no ano passado no "TikTok chinês", tem tido muito sucesso entre os utilizadores, sobretudo devido às suas características reais. Angie apareceu nas redes sociais chinesas no ano passado e poderia …

Os cérebros humanos respondem melhor aos anúncios publicitários com música de fundo

Investigadores registaram uma maior atividade das ondas cerebrais nos voluntários que assistiram a anúncios publicitários com música de fundo. Mesmo assim, alertam que não é possível extravasar conclusões para comportamentos como o relacionamento com a …

Os homens causam mais acidentes, mas as mulheres morrem mais - e a culpa é do design dos carros

O problema prende-se com os bonecos usados nos testes de segurança exigidos para a comercialização dos carros, que se baseiam apenas no corpo masculino, e com outras características, como a firmeza dos bancos. Apesar de não …

Agricultores estão a criar jardins no Deserto do Saara (e são circulares)

Os agricultores senegaleses estão a construir a sua própria Grande Muralha para combater a desertificação e os efeitos das alterações climáticas - e será verde (e comestível). Se sobrevoasse a cidade de Boki Diawe, uma cidade …

Benfica 2-1 Tondela | Águia destapa manta e voa na Luz

Na antevisão à partida deste domingo, o treinador do Tondela disse o seguinte: “Quando a manta é curta, às vezes tapas os pés e deixas a cabeça fora e o inverso, mas vamos tentar que …

"Proibido urinar na direção da Rússia." Na Noruega, quem o fizer paga multa

A Noruega colocou um cartaz na fronteira no qual se lê: "Proibido urinar na direção da Rússia". O objetivo é avisar os turistas que podem ser multados caso o façam. A Noruega colocou um novo cartaz …

Comboios da CP arriscam parar por falta de limpeza

As empresas que fazem a limpeza dos comboios e das estações devem 25 milhões de euros ao Estado, têm as contas arrestadas e, por isso, não pode pagar aos cerca de 1800 trabalhadores, que vão …

Três pinturas de Amoako Boafo rumaram às estrelas (num foguetão da Blue Origin)

O ganense Amoako Boafo rumou às estrelas: um trio de pinturas do artista feitas para o New Shepard, o foguetão reutilizável construído pela Blue Origin, descolou em direção ao Espaço. As pinturas - Self Portrait with …

EUA confirmam ataque com drone contra veículo com "múltiplos bombistas suicidas"

Os Estados Unidos confirmaram, este domingo, um ataque com drone contra um veículo com "múltiplos bombistas suicidas", que alegadamente visava a zona de evacuação no aeroporto de Cabul. Bill Urban, porta-voz do Comando Central das tropas …

Autópsia revela a verdadeira causa da morte de Rasputin

Não há muitas mortes que tenham inspirado a letra de uma música. Pensamos logo em Grigori Rasputin mas, apesar de todas as lendas em torno do seu assassinato, a sua autópsia conta uma história muito …