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Angie, a influencer virtual que está a desafiar os padrões de beleza na China

(dr) Jesse Zhang

Angie, influencer virtual chinesa

Angie, uma influencer virtual que apareceu no ano passado no “TikTok chinês”, tem tido muito sucesso entre os utilizadores, sobretudo devido às suas características reais.

Angie apareceu nas redes sociais chinesas no ano passado e poderia ser mais uma influencer como todas as outras. Mas a verdade é que esta jovem nem sequer é real. Angie é, segundo a cadeia televisiva CNN, uma “personalidade virtual imperfeita”.

Usa roupa simples, não esconde as borbulhas que ocasionalmente lhe aparecem na cara e não tem vergonha de bocejar em frente à câmara. O seu carácter genuíno está a ecoar no Douyin, a versão original chinesa do TikTok, onde já tem mais de 280 mil seguidores.

Angie é uma criação de Jesse Zhang, diretor de uma empresa de animação e de computação gráfica sediada em Shenzhen. O chinês estava à procura de uma forma de expressar a sua criatividade e achou que seria interessante criar uma personagem virtual com características imperfeitas – alguém que pudesse ajudar as pessoas a relaxarem e a sentirem-se mais positivas sobre si mesmas.

“Não achei que fosse ter sucesso tão depressa”, admitiu Zhang à CNN, considerando que a sua popularidade pode ser explicada pelos seus vídeos casuais e com um efeito calmante. “As suas características e detalhes têm um pouco do que é a ‘vida real'”, acrescentou.

Mesmo sabendo que não se trata de uma pessoa real, muitos dos seguidores de Angie já têm o hábito de contar como foi o seu dia nos dois chats criados no Douyin.

“Alguns fãs também me convidam para falar – eles têm alguns problemas ou estão a passar por dificuldades”, contou Zhang, que responde aos comentários todos os dias, como se fosse Angie, nos seus tempos livres.

Alguns seguidores dizem mesmo que Angie consegue animá-los ou ajudá-los a reduzir o stress perante as dificuldades do dia-a-dia.

“A razão pela qual gosto da Angie é que é mais realista do que muitas pessoas reais“, disse à estação norte-americana uma das suas seguidoras, Xiao Qi, uma millennial que vive na cidade de Chongqing, no sudoeste da China.

Mas também há quem não goste destas características reais desta influencer virtual. Alguns utilizadores desaprovam, por exemplo, as suas coxas largas ou as marcas de acne.

Segundo a CNN, estas críticas refletem muito o debate atual sobre os padrões de beleza na China. Embora haja sinais de que a mentalidade pode estar lentamente a mudar, a verdade é que as celebridades deste país ainda obedecem ao protótipo de mulheres magras e com uma pele perfeita, o que acaba por condicionar o pensamento das chinesas mais jovens.

ZAP //

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