Angela Merkel contente com Alexis Tsipras

European Council / Flickr

Angela Merkel com Alexis Tsipras numa reunião do European Council

Angela Merkel com Alexis Tsipras numa reunião do European Council

A chanceler alemã, Angela Merkel, congratulou-se hoje com o facto de o Governo grego ter “trabalhado de forma completamente diferente” do que nos meses anteriores para chegar a acordo sobre uma nova ajuda internacional sujeita a condições rigorosas.

“Há alguma esperança” de que o terceiro plano de ajuda internacional de 86 mil milhões de euros, adotado sexta-feira pelos ministros das Finanças da zona euro, possa resolver o problema grego, afirmou Angela Merkel numa entrevista à cadeia pública de televisão ZDF, citada pelas agências AFP e EFE.

“O que temos visto entre a primeira sessão especial (o parlamento alemão aprovou a 17 de julho o princípio de uma nova ajuda à Grécia) e o resultado das negociações (entre Atenas e os seus credores a 11 de agosto), é que o Governo grego tem trabalhado de forma completamente diferente do que nos meses anteriores”, acrescentou.

O Governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras “entendeu que o país poderia recuperar se as reformas fossem mesmo feitas”, adiantou.

Angela Merkel, no entanto, insistiu que serão ainda necessários “muitos passos” para a Grécia implementar as muito exigentes reformas, de forma a beneficiar do ‘balão de oxigénio’ financeiro.

A chanceler disse que as novas reformas serão difíceis e terão de ser feitas se o país “quiser ver a luz ao fim do túnel”, numa altura em que a população, já duramente afetada por rigor seis anos sem resultados tangíveis, terá ainda que fazer grandes sacrifícios.

Angela Merkel assegurou que a Alemanha não quer uma Europa alemã, como alguns analistas criticaram após as negociações tempestuosas em Bruxelas em meados de julho para um terceiro pacote de ajuda após os de 2010 e 2012 no montante de 240 mil milhões de euros.

“Contámos com muito, muito apoio”, por exemplo por parte da Irlanda e de Portugal, respondeu Merkel à pergunta se a imagem da Alemanha tinha sido prejudicada pela dura postura do seu Governo.

A mudança de atitude de Atenas foi possível graças à “dureza dos outros países europeus, mas também por Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, e do governo”, disse ela.

Horas após o parlamento grego ter aprovado a ajuda, os ministros das Finanças da zona euro deram luz verde na sexta-feira à noite ao plano, ainda que seja necessário ser aprovado por vários parlamentos nacionais, incluindo o alemão.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. “… “Contámos com muito, muito apoio”, por exemplo por parte da Irlanda e de Portugal…” Ahahah!! O “rafeiro” português portou-se bem com a dona!! 🙂

    • O distinto representante do povo irlandês fez o que achou devido a favor do seu povo e do da Grécia…Quanto a Portugal, na mesma linha diplomática, fez pela Grécia e pela união o que lhe competia.
      Para alguns fogosos “diplomatas” de aviário por aqui perdidos, o caminho encontrar-se-á na viela da última tasca guiados pelo cheiro feito ‘GPS’

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …