Resposta “positiva”. Ana Rita Cavaco pediu contratação de mais enfermeiros (e admite aumento de salários)

Inácio Rosa / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, reuniu na semana passada com a Ministra da Segurança Social para pedir a contratação de mais profissionais. A responsável admitiu ainda um aumento de salários.

De acordo com o Observador, Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, este reunida na semana passada com Ana Mendes Godinho, ministra da Segurança Social, para pedir a contratação de mais profissionais. Segundo a responsável da ordem, a reunião teve uma resposta “positiva”.

Além disso, Ana Rita Cavaco deu a entender que poderá ser anunciado um aumento dos salários dos enfermeiros nos “próximos dias”.



“A solução passa por não aumentar o esforço financeiro ao Orçamento do Estado. Existe uma solução, haja agora vontade para a ministra da Segurança Social anunciar e colocar em prática. Se essa solução for colocada em prática, será igual, digamos assim, um enfermeiro aceitar um emprego num lar ou num hospital ou centro de saúde. Espero que sim [que o salário aumente]. Vamos aguardar nos próximos dias para perceber se efetivamente vai ou não [subir]. A contratação é de facto muito urgente“, disse.

No início deste ano, antes da pandemia de covid-19 ter chegado a Portugal, Ana Rita Cavaco já tinha defendido que o Governo deveria contratar três mil enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2020.

A bastonária disse ainda que se está a “conseguir gerir a pandemia não colocando uma pressão muito grande no SNS.” “O SNS já não era uma sistema de saúde alto, magro e espadaúdo, com a pandemia não ficou. É preciso proteger aquilo que é a resposta de cuidados às pessoas.”

Ana Rita Cavaco defendeu que é preciso “investir muito” na vacinação para a gripe sazonal.

Relativamente aos lares de idosos, que sofreram surtos de covid-19, a bastonária disse que era “uma tragédia à espera de acontecer”. “Dentro do SNS podemos fazer visitas livremente; no caso do privado e do social só podemos entrar se nos abrirem a porta; muitos não abrem porque não querem que vejamos o que está lá dentro”, disse Ana Rita Cavaco, em declarações à Rádio Observador.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …

Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera. Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica …

Morreu Luís Nunes da Ponte, fundador do PS

Luís Nunes da Ponte morreu aos 75 anos. O PS manifestou “profundo pesar” e agradeceu o seu trabalho “em prol da luta pela liberdade e pela democracia”. Luís Nunes da Ponte, um dos fundadores do PS, …

Caçador de planetas. NASA espera que o telescópio Roman encontre 100 mil novos mundos

A missão do telescópio espacial Roman da NASA - que será lançado em meados da década de 2020 - deve encontrar pelo menos 100 mil novos exoplanetas, dizem astrónomos. Desde a década de 1990, foram descobertos …

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …