Em 2020, Governo devia “contratar 3 mil enfermeiros para o SNS”, diz Ana Rita Cavaco

Inácio Rosa / Lusa

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, considera que o Governo deveria contratar três mil enfermeiros para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2020.

O ano de 2020 é o Ano Internacional do Enfermeiro e da Parteira, assinalado pela Organização Mundial de Saúde, e Ana Rita Cavaco, bastonária da Ordem dos Enfermeiro está otimista – os enfermeiros, garante, “são otimistas por natureza”.

Em declarações ao Observador, Ana Rita Cavaco reforçou o seu desejo: “Para termos um sistema de saúde eficaz nos cuidados que estamos a prestar, temos de contratar três mil enfermeiros por ano durante dez anos” – 30 mil enfermeiros numa década.

“Isso iria resolver seguramente muitos dos problemas que estão a afetar a prestação de cuidados de saúde”, garantiu a bastonária. “Depois teriam de vir outras medidas. Seguramos muitas vezes os serviços sem nenhumas condições, trabalhamos sem material básico, em condições muito difíceis, portanto somos otimistas por natureza e não vamos desistir do que devia ser uma prioridade para todos nós, porque todos somos utilizadores do Sistema Nacional de Saúde”.

Ana Rita Cavaco disse ainda ao Observador que, nos últimos 20 anos, “a classe política em Portugal não tem tratado bem os seus enfermeiros“. Os enfermeiros são, disse, “dos mais mal pagos da OCDE” e “são aqueles que estão lá 24 horas por dia”, formando “a maior classe profissional no setor da saúde a nível mundial”.

“Os enfermeiros queixam-se muito de mobbing, de assédio no trabalho, e têm hoje muito sofrimento ético”, enumera. “Os enfermeiros não conseguem ter condições para prestar os cuidados com segurança e com qualidade, e essas agressões interferem no que fazem todos os dias, na forma como prestam os cuidados às pessoas”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Onde andou a senhora quando o seu partido PPD era governo? Já nessa altura havia falta de médicos, e enfermeiros, nessa altura a senhora estava ocupada com o cargo no PPD por isso não “viu” que já nessa altura havia falta de pessoal no SNS. a falta desse pessoal deve-se a todos os governos nem um tomou medidas para que esta situação não chegasse à situação em que está o SNS.

RESPONDER

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …

A Antártida está em perigo. "Glaciar do juízo final" está a derreter a um ritmo alarmante

Novas estudos deixam um alerta: A Antártica está a correr sérios perigos de desaparecer. Os cientistas já apelidaram o Thwaites - um glaciar do tamanho da Grã-Bretanha localizado no oeste do continente -  de "glaciar …

Revelada origem das galáxias mais "extremas"

Os astrónomos descobriram que a chave para entender as galáxias com tamanhos "extremos", pequenas ou grandes, pode estar nos seus arredores. Em dois estudos relacionados, uma equipa internacional descobriu que as galáxias que são "ultracompactas" ou …

Cientista sugere construir abrigos em Marte com polímeros de insetos e solo marciano

Um cientista da Universidade de Tecnologia e Design de Singapura desenvolveu uma tecnologia à base de quitina que poderia ser utilizada para produzir ferramentas e abrigos marcianos. Javier Fernandez e os seus colegas utilizaram substâncias químicas …

Mergulhadores terão encontrado o USS Grenadier, um submarino norte-americano perdido na 2.ª Guerra

O submarino norte-americano USS Grenadier, perdido durante a II Guerra Mundial, terá sido encontrado por mergulhadores no estreito de Malaca, perto da Tailândia. Os mergulhadores acreditam ter encontrado no estreito de Malaca, a 150 quilómetros a …

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, estando o processo de selagem a ser feito “de forma gradual”, disse à …

"Reality show" afirma que vai enviar concorrente à Estação Espacial Internacional

Space Hero, uma unidade de produção com sede nos Estados Unidos que afirma ser a "primeira empresa de media espacial", alega que garantiu um lugar numa missão da SpaceX para a Estação Espacial Internacional de …

Oceanbird: O navio movido a energia eólica que vai revolucionar a indústria da navegação

A transportadora Oceanbird deverá transportar 7 mil carros e será movido a energia eólica, e por isso deverá tornar o processo de deslocação de veículos mais sustentável. De acordo com um relatório do The Driven, um …