ANA vai instalar equipamentos para medir temperatura nos aeroportos

A ANA – Aeroportos de Portugal vai instalar “equipamentos de medição da temperatura corporal” nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada.

Os aeroportos portugueses também vão dispor de câmaras para a medição da temperatura dos passageiros, à semelhança do que acontece noutros países afetados pela pandemia de Covid-19.

“A ANA – Aeroportos de Portugal, no cumprimento de decisão do Governo e das Autoridades de Saúde para reforçar a segurança nos aeroportos, adquiriu equipamentos de medição da temperatura corporal, os quais estão a ser sequencialmente instalados nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada”, refere a empresa.

“A instalação de câmaras de infravermelhos no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa foi efetuada de forma imediata e estes equipamentos já se encontram em funcionamento. Seguir-se-á a instalação nos aeroportos do Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada”, informa a ANA em comunicado.

Este equipamento “permite alguma fluidez na circulação, diminuindo na medida do possível o transtorno dos passageiros que chegam aos aeroportos”, adianta a ANA, citada pelo ECO.

Se forem detetadas situações de temperatura corporal elevada, seguir-se-á um segundo rastreio por uma equipa de técnicos de saúde, que acompanharão a pessoa para área reservada. Aí procederão a um inquérito, “atuando de acordo com os procedimentos médicos exigidos”.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Esta medida já devia estar implantada desde que o vírus foi anunciado na China.

    Duvido da eficácia dado que quem vai operar não tem a formação adequada e as cameras tem oscilações no sensor devido ao arrefecimento electronico do mesmo que tem de se saber fazer a compensação , podendo ser um método eficiente sendo mal usado vai ser para inglês ver.

    • Ou não, porque serve para pouco mais do que NADA!!
      Antes de duvidares da formação de outros, devias antes pensar se terás capacidade para comentar uma matéria que claramente não dominas…
      A medição da temperatura serve de pouco já que boa parte dos infectados tem uma temperatura normal!

      • Está completamente equivocado, você não me conhece de lado nenhum se conhecesse não fazia esse tipo de comentários http://www.humanvethermography.com a metição da temperatura como está a ser feita realmente não serve para nada!

        Agora se as pessoas tiverem formação, vai servir, porque existe um sinal térmico especifico que permite saber da presença de actividade microbiológica patogênica associado à detecção da baixa imunidade do timo que se pode também fazer em segundos com termografia permite uma pré selecção para despistagem por analises.

        A termografia não vai dizer se é COVID 19, mas vai permitir selecionar em segundos quem deve fazer analises. E esse sinal especifico aparece bastante precocemente de forma que existe utilidade e ela já foi provada anteriormente na SARS.

        • Hahahaaaaa!…
          Agora é que tu estragaste tudo… afinal o caso é bem mais grave!…
          Já não bastava a banha da cobra da homeopatia, do reiki, da acupunctura, etc, etc, neste tempo de epidemia, tinham que voltar a aparecer os charlatães, perdão, gurus, da termografia!…
          Esse site parece daqueles dos “sábios” que “lêem” aos astros e, gostei especialmente de:
          -“Ponto C7 em insuficiência de energia”
          -“Meridiano Fígado em excesso de energia”
          Tinha que ser…. a “energia” e acupunctura não podiam faltar… as banhas da cobra estão todas ligadas e nesta altura de “guerra” vale tudo para levar os mais ignorantes, perdão, os mais distraídos!…
          .
          Por isso é que os “outros” não sabem usar as camaras térmicas…claro que não!…
          Há especialistas a “vender” essa “solução”!…
          .
          Conclusão: além da utilidade das camaras nos aeroportos já ser bastante duvidosa, tu ainda queres vender consultas de termografia…
          Boa…
          .
          Dois segundos no Google e olha que lindo:

          • É uma pena que não dês a cara e atires pedras e te escondas.

            Para os nossos leitores e porque vozes de burro não chegam ao céu aqui ficam algumas referencias de estudos científicos que validam a termografia http://www.calameo.com/read/0022101849c0348aa8dff?authid=5Li0GEbJhwkL negar a termografia é como dizer que os termômetros são instrumentos inúteis na medicina. O amigo deve medir a temperatura com um dedo na orelha dos seus pacientes.

            Relativamente ao comentário sobre a acupunctura então mostraste mesmo a tua ignorância ao atacar uma disciplina médica em quase todo o mundo que só existe porque funciona.

            Relativamente à banha da cobra faço-te a mesma pergunta que te fiz uma vez no teu blogue. Se a tua medicina é tão boa e resolve tudo ainda por cima é de borla no SNS. Porque vos abandonam os pacientes depois de lá andarem anos e anos não resolverem os problemas e depois vão para as alternativas a pagar e resolvem? Essa é a questão que te deixou ainda mais careca!

            As medicinas alternativas que tu tanto odeias e desprezas vivem dos vossos gigantescos insucessos em resolver problemas!

            • Mas queres a minha “cara” para quê?
              Isto não é o Facebook!…
              Confessa lá que não contavas com esta!!
              Estás acostumado a falar para a carneirada ignorante que acredita nos astros, nas picadelas magicas, etc, não é?
              Pois… mas nem todos comem gelados com a testa!…
              E deves estar a fazer confusão: não tenho blog, nem Facebook, nem qualquer rede social!!
              Muito menos tenho pacientes…
              .
              A medicinas alternativas vivem da ignorância e do oportunismo; nada mais!!
              Coloquei alguns links que mostram a “utilidade” da termografia, mas não foram publicados…

  2. Eu não quero a tua cara porque os asnos são todos parecidos! Bastava que te identificasses com o teu nome verdadeiro invés de ( Eu)
    Como te disse na resposta anterior se a tua medicina dita cientifica apesar de ser na realidade uma arte que se serve de ciência fosse tão boa e sendo de borla no SNS não se compreende porque vos fogem os pacientes para as alternativas a pagar e não é um nem dois mas aos milhões. Aliás devo dizer-te que se o SNS não existisse e as pessoas tivessem de pagar do seu bolso ou se as alternativas fossem comparticipadas ainda mais gente vos fugia.
    Quando dizes que as medicinas alternativas vivem da ignorância estás a passar um atestado de estupidez aos milhões de utilizadores que a elas recorrem com resultados e a querer dizer que por exemplo: a Maria andou 6 meses no hospital a levar injeções de Vit B12 ou voltaren para a ciática ( de borla no SNS) e estava cada vez pior, depois desesperada foi ao osteopata ou ao acupunctor ( a pagar) e ficou boa em 15 dias. Ora na tua cabeça na realidade a Maria não foi curada pelas alternativas ela fica sem dores mas é tudo uma ilusão porque a acupunctura e o osteopata segundo as tuas palavras são ilusionismo puro. O que não deixa de ser curioso é que muitas pessoas procuram as alternativas na primeira vez é por desespero até meio desconfiadas com as alternativas graças a propaganda negativa de gente como tu e só depois dos resultados positivos é que começam a confiar e a não querer outra coisa.

    Eu até podia falar dum caso dum famoso desportista que tendo acesso ao melhor que existe no mundo da medicina esteve mal diagnosticado durante meses pela tua medicina cientifica e foi precisamente a termografia que descobriu o problema e 2 colegas um osteopata e uma acupunctora que o resolveram permitindo-lhe continuar no activo. Não posso dizer nomes mas se ainda te restarem 2 neurônios percebes.

    Para Terminar vou-te dar um conselho já que a tua medicina é de excelência procura um bom psiquiatra, com sorte talvez te cures, bom pelo menos se tomares os comprimidos andas mas sedado e não dizes tantos disparates !

RESPONDER

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …