ANA vai instalar equipamentos para medir temperatura nos aeroportos

A ANA – Aeroportos de Portugal vai instalar “equipamentos de medição da temperatura corporal” nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada.

Os aeroportos portugueses também vão dispor de câmaras para a medição da temperatura dos passageiros, à semelhança do que acontece noutros países afetados pela pandemia de Covid-19.

“A ANA – Aeroportos de Portugal, no cumprimento de decisão do Governo e das Autoridades de Saúde para reforçar a segurança nos aeroportos, adquiriu equipamentos de medição da temperatura corporal, os quais estão a ser sequencialmente instalados nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada”, refere a empresa.

“A instalação de câmaras de infravermelhos no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa foi efetuada de forma imediata e estes equipamentos já se encontram em funcionamento. Seguir-se-á a instalação nos aeroportos do Porto, Faro, Madeira e Ponta Delgada”, informa a ANA em comunicado.

Este equipamento “permite alguma fluidez na circulação, diminuindo na medida do possível o transtorno dos passageiros que chegam aos aeroportos”, adianta a ANA, citada pelo ECO.

Se forem detetadas situações de temperatura corporal elevada, seguir-se-á um segundo rastreio por uma equipa de técnicos de saúde, que acompanharão a pessoa para área reservada. Aí procederão a um inquérito, “atuando de acordo com os procedimentos médicos exigidos”.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Esta medida já devia estar implantada desde que o vírus foi anunciado na China.

    Duvido da eficácia dado que quem vai operar não tem a formação adequada e as cameras tem oscilações no sensor devido ao arrefecimento electronico do mesmo que tem de se saber fazer a compensação , podendo ser um método eficiente sendo mal usado vai ser para inglês ver.

    • Ou não, porque serve para pouco mais do que NADA!!
      Antes de duvidares da formação de outros, devias antes pensar se terás capacidade para comentar uma matéria que claramente não dominas…
      A medição da temperatura serve de pouco já que boa parte dos infectados tem uma temperatura normal!

      • Está completamente equivocado, você não me conhece de lado nenhum se conhecesse não fazia esse tipo de comentários http://www.humanvethermography.com a metição da temperatura como está a ser feita realmente não serve para nada!

        Agora se as pessoas tiverem formação, vai servir, porque existe um sinal térmico especifico que permite saber da presença de actividade microbiológica patogênica associado à detecção da baixa imunidade do timo que se pode também fazer em segundos com termografia permite uma pré selecção para despistagem por analises.

        A termografia não vai dizer se é COVID 19, mas vai permitir selecionar em segundos quem deve fazer analises. E esse sinal especifico aparece bastante precocemente de forma que existe utilidade e ela já foi provada anteriormente na SARS.

        • Hahahaaaaa!…
          Agora é que tu estragaste tudo… afinal o caso é bem mais grave!…
          Já não bastava a banha da cobra da homeopatia, do reiki, da acupunctura, etc, etc, neste tempo de epidemia, tinham que voltar a aparecer os charlatães, perdão, gurus, da termografia!…
          Esse site parece daqueles dos “sábios” que “lêem” aos astros e, gostei especialmente de:
          -“Ponto C7 em insuficiência de energia”
          -“Meridiano Fígado em excesso de energia”
          Tinha que ser…. a “energia” e acupunctura não podiam faltar… as banhas da cobra estão todas ligadas e nesta altura de “guerra” vale tudo para levar os mais ignorantes, perdão, os mais distraídos!…
          .
          Por isso é que os “outros” não sabem usar as camaras térmicas…claro que não!…
          Há especialistas a “vender” essa “solução”!…
          .
          Conclusão: além da utilidade das camaras nos aeroportos já ser bastante duvidosa, tu ainda queres vender consultas de termografia…
          Boa…
          .
          Dois segundos no Google e olha que lindo:

          • É uma pena que não dês a cara e atires pedras e te escondas.

            Para os nossos leitores e porque vozes de burro não chegam ao céu aqui ficam algumas referencias de estudos científicos que validam a termografia http://www.calameo.com/read/0022101849c0348aa8dff?authid=5Li0GEbJhwkL negar a termografia é como dizer que os termômetros são instrumentos inúteis na medicina. O amigo deve medir a temperatura com um dedo na orelha dos seus pacientes.

            Relativamente ao comentário sobre a acupunctura então mostraste mesmo a tua ignorância ao atacar uma disciplina médica em quase todo o mundo que só existe porque funciona.

            Relativamente à banha da cobra faço-te a mesma pergunta que te fiz uma vez no teu blogue. Se a tua medicina é tão boa e resolve tudo ainda por cima é de borla no SNS. Porque vos abandonam os pacientes depois de lá andarem anos e anos não resolverem os problemas e depois vão para as alternativas a pagar e resolvem? Essa é a questão que te deixou ainda mais careca!

            As medicinas alternativas que tu tanto odeias e desprezas vivem dos vossos gigantescos insucessos em resolver problemas!

            • Mas queres a minha “cara” para quê?
              Isto não é o Facebook!…
              Confessa lá que não contavas com esta!!
              Estás acostumado a falar para a carneirada ignorante que acredita nos astros, nas picadelas magicas, etc, não é?
              Pois… mas nem todos comem gelados com a testa!…
              E deves estar a fazer confusão: não tenho blog, nem Facebook, nem qualquer rede social!!
              Muito menos tenho pacientes…
              .
              A medicinas alternativas vivem da ignorância e do oportunismo; nada mais!!
              Coloquei alguns links que mostram a “utilidade” da termografia, mas não foram publicados…

  2. Eu não quero a tua cara porque os asnos são todos parecidos! Bastava que te identificasses com o teu nome verdadeiro invés de ( Eu)
    Como te disse na resposta anterior se a tua medicina dita cientifica apesar de ser na realidade uma arte que se serve de ciência fosse tão boa e sendo de borla no SNS não se compreende porque vos fogem os pacientes para as alternativas a pagar e não é um nem dois mas aos milhões. Aliás devo dizer-te que se o SNS não existisse e as pessoas tivessem de pagar do seu bolso ou se as alternativas fossem comparticipadas ainda mais gente vos fugia.
    Quando dizes que as medicinas alternativas vivem da ignorância estás a passar um atestado de estupidez aos milhões de utilizadores que a elas recorrem com resultados e a querer dizer que por exemplo: a Maria andou 6 meses no hospital a levar injeções de Vit B12 ou voltaren para a ciática ( de borla no SNS) e estava cada vez pior, depois desesperada foi ao osteopata ou ao acupunctor ( a pagar) e ficou boa em 15 dias. Ora na tua cabeça na realidade a Maria não foi curada pelas alternativas ela fica sem dores mas é tudo uma ilusão porque a acupunctura e o osteopata segundo as tuas palavras são ilusionismo puro. O que não deixa de ser curioso é que muitas pessoas procuram as alternativas na primeira vez é por desespero até meio desconfiadas com as alternativas graças a propaganda negativa de gente como tu e só depois dos resultados positivos é que começam a confiar e a não querer outra coisa.

    Eu até podia falar dum caso dum famoso desportista que tendo acesso ao melhor que existe no mundo da medicina esteve mal diagnosticado durante meses pela tua medicina cientifica e foi precisamente a termografia que descobriu o problema e 2 colegas um osteopata e uma acupunctora que o resolveram permitindo-lhe continuar no activo. Não posso dizer nomes mas se ainda te restarem 2 neurônios percebes.

    Para Terminar vou-te dar um conselho já que a tua medicina é de excelência procura um bom psiquiatra, com sorte talvez te cures, bom pelo menos se tomares os comprimidos andas mas sedado e não dizes tantos disparates !

RESPONDER

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …

Esqueletos revelam que fosso entre ricos e pobres começou a abrir-se há 6.600 anos

A análise a ossos encontrados numa sepultura na Polónia mostram que o fosse entre ricos e pobres na Europa começou a abrir-se muito antes daquilo que se pensava. O desaparecimento da classe média é um problema …

Super-Terras quentes podem ter atmosferas metálicas brilhantes

Os cientistas querem perceber porque é que as super-Terras quentes possuem um brilho tão chamativo - e já há uma hipótese em cima da mesa. Os exoplanetas, chamados de super-Terras quentes, podem ser particularmente brilhantes e …

As larvas de peixe-sol são adoráveis (mas crescem e tornam-se gigantescos "nadadores")

Uma equipa de cientistas australianos e neozelandeses descobriram as fases iniciais da larva gigante de peixe-sol. Pela primeira vez, o sequenciamento de ADN identificou as larvas do peixe-sol (Mola alexandrini). O peixe-sol, conhecido cientificamente como Mola …

Telescópio Webb vai estudar Júpiter, os seus anéis e duas intrigantes luas

Júpiter, que tem o nome do rei dos antigos deuses romanos, comanda a sua própria miniversão do nosso Sistema Solar de satélites circundantes; os seus movimentos convenceram Galileu Galileu de que a Terra não era …

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …