“Não abdico de dar uso à minha cabeça”. Ana Gomes responde ao PS

European Committee of the Regions / Flickr

Ana Gomes, ex-eurodeputada do Partido Socialista

A antiga eurodeputada do PS respondeu, esta sexta-feira, ao presidente do partido, considerando que não é um “apparatchick” e que não abdica de dar uso à sua cabeça.

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, respondeu esta sexta-feira ao presidente do seu partido, Carlos César, que ontem se distanciou das suas declarações a propósito da transferência de João Félix para o Atlético de Madrid, dizendo que as opiniões “refletem apenas uma posição pessoal“.

Em causa está a carta enviada pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, que pedia que o partido tomasse uma posição pública sobre o comentário da ex-eurodeputada, que questionou se a transferência do jovem jogador para Espanha não se trataria de um “negócio de lavandaria”.

Através da sua conta no Twitter, Ana Gomes escreveu: “Agradeço ao presidente Carlos César o afã de esclarecer o óbvio: não represento o PS e o que digo e escrevo só me vincula. Sendo socialista, e não apparatchick, não abdico de dar uso à minha cabeça… Já César, usa o que pode face a Vieira: a César, o que é de César. E viva o Partido Socialista”.

De acordo com o Observador, a antiga eurodeputada usou o termo que caracterizava os profissionais zelosos do aparelho comunista soviético, e que respondiam a ordens superiores, para lembrar que pensa pela sua cabeça e é independente apesar da militância política.

Já a expressão “usa o que pode face a Vieira” parece sugerir, de acordo com o jornal online, algum condicionamento das posições oficiais do PS face ao presidente dos encarnados.

No início deste mês, o clube anunciou que vai avançar com um processo contra a socialista, uma vez que “a declaração em causa não configura um caso de mero exercício da liberdade de expressão” mas que, pelo contrário, “tem o exclusivo propósito de denegrir o nome do Benfica e dos membros dos seus órgãos sociais”.

A ex-eurodeputada tem saído em defesa do hacker Rui Pinto, em prisão preventiva desde março, e apelou à investigação das transferências no futebol português, tendo enviado a várias entidades nacionais e europeias documentação do Football Leaks que “exemplifica esquemas de triangulação e de bridge transfer”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem dito. Os outros não devem ser responsabilizados pelas palavras pessoais e aguentar com a pastilha sozinha.

  2. Se todos os políticos mais os que são deputados pensassem pelas suas cabeças e não andassem há voz dos donos dos partidos o País não tinha chegado ao ponto que chegou, já houve tempo em que os deputados quando votavam contra as suas consciências faziam a declaração de voto onde diziam porque tinha votado contra as suas consciências mas votado pela ordem dos chefes dos partidos, agora parece que os eleitores não votam em pessoas mas em carneiradas.

RESPONDER

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …