Benfica vai processar ex-eurodeputada Ana Gomes

European Committee of the Regions / Flickr

Ana Gomes, ex-eurodeputada do Partido Socialista

O Benfica anunciou, esta sexta-feira, que vai processar a ex-eurodeputada socialista pelo comentário feito sobre a transferência milionária de João Félix para o Atlético de Madrid.

Em causa está a resposta de Ana Gomes a um tweet, no passado dia 27 de junho, no qual a ex-eurodeputada questiona se a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid não se trataria de um “negócio de lavandaria”.

“A sua declaração foi objeto de significativa repercussão na imprensa nacional e estrangeira, gerando enorme indignação no Sport Lisboa e Benfica, nos membros dos seus órgãos sociais, sócios e adeptos”, declarou o clube numa nota publicada no seu site.

O Benfica considera que “a declaração em causa não configura um caso de mero exercício da liberdade de expressão e que, pelo contrário, tem o exclusivo propósito de denegrir o nome do Benfica e dos membros dos seus órgãos sociais”.

Por isso, justificam os encarnados, o clube “tem o dever, perante os seus sócios e adeptos, de solicitar, desta vez, a apreciação desta questão pelos órgãos constitucionalmente competentes para o efeito, os Tribunais, o que fará pela instauração de um processo através dos seus advogados”.

Esta quinta-feira, Ana Gomes apelou à investigação das transferências no futebol português e enviou a várias entidades nacionais e europeias documentação do Football Leaks que “exemplifica esquemas de triangulação e de bridge transfer“.

A carta enviada às entidades apela à investigação às transferências dos clubes portugueses por eventuais crimes “de fraude e evasão fiscal e branqueamento de capitais” e considera que algumas destas transferências envolvem “somas faraónicas”.

“A carta que ontem enviei às autoridades portuguesas, remetendo a enviada a instâncias europeias, alertando para riscos de evasão fiscal e branqueamento em contratos bridge transfer entre clubes de futebol. Não podem pretender não saber“, alertou a socialista num tweet publicado ontem.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vamos lá a ver, uma pergunta não é uma declaração. Uma declaração tem valor de verdade e por isso pode ser verdadeira ou falsa. Uma questão não é verdadeira nem falsa, é uma questão apenas. Precisa de ser respondida para poder ser verdadeira ou falsa. Perguntar se o João Félix tem vinte anos não é o mesmo que afirmar que João Félix tem vinte anos. Ora Ana Gomes não responde, apenas levanta uma questão, não afirma que o negócio João Félix foi um negócio de lavandaria. A questão deixa em aberto essa possibilidade, de facto, mas não invalida a possibilidade contrária, isto é, falta-lhe a assertividade de uma afirmação ou declaração; não afirma, pergunta. Por isso, a acusação do Benfica de que Ana Gomes terá declarado que a transferência de João Félix foi um negócio de lavandaria é, pelo menos, destituída de sentido lógico.

RESPONDER

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …

A máfia italiana tem uma nova arma de recrutamento: o TikTok

Os jovens membros da Camorra, organização criminosa aliada à máfia siciliana, estão a recorrer ao TikTok para divulgar o seu estilo de vida e recrutar novos membros. Em maio, um vídeo foi publicado no TikTok que …

Os três segredos para ter um bom sistema imunológico são gratuitos, avisa Fauci

Manter o sistema imunológico saudável é um dos fatores-chave para lidar com a covid-19, o que não implica necessariamente a toma de suplementos vitamínicos. Há uns tempos, quando confrontado com o facto de a atriz Jennifer …

Pinguim encontrado morto no Brasil com uma máscara inteira no estômago

Um espécime de pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foi encontrado morto numa popular praia brasileira e a autópsia ao corpo revelou que o animal tinha no seu estômago uma máscara de proteção facial N95. O animal foi …

Trump quer restabelecer sanções ao Irão. ONU rejeita apoiar posição norte-americana

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que somente apoiará a restituição de sanções ao Irão, exigidas pelos Estados Unidos (EUA), se receber luz verde do Conselho de Segurança. Numa carta dirigida …

Designer holandês desenvolve "caixão vivo" feito com fibras de fungos

Um corpo humano pode demorar cerca de uma década a decompor-se dentro de um caixão. Com o Living Cocoon, o tempo é reduzido para dois ou três anos. Bob Hendrikx, biodesigner fundador da Loop, desenvolveu e …

Relógio em Nova Iorque mostra o tempo restante para reverter efeitos do aquecimento global

O Metronome, icónico relógio digital de Nova Iorque, deixou de mostrar o tempo do dia-a-dia e mostra agora o tempo restante que o nosso planeta tem para reverter os efeitos do aquecimento global. O relógio digital …