Benfica vai processar ex-eurodeputada Ana Gomes

European Committee of the Regions / Flickr

Ana Gomes, ex-eurodeputada do Partido Socialista

O Benfica anunciou, esta sexta-feira, que vai processar a ex-eurodeputada socialista pelo comentário feito sobre a transferência milionária de João Félix para o Atlético de Madrid.

Em causa está a resposta de Ana Gomes a um tweet, no passado dia 27 de junho, no qual a ex-eurodeputada questiona se a transferência de João Félix para o Atlético de Madrid não se trataria de um “negócio de lavandaria”.

“A sua declaração foi objeto de significativa repercussão na imprensa nacional e estrangeira, gerando enorme indignação no Sport Lisboa e Benfica, nos membros dos seus órgãos sociais, sócios e adeptos”, declarou o clube numa nota publicada no seu site.

O Benfica considera que “a declaração em causa não configura um caso de mero exercício da liberdade de expressão e que, pelo contrário, tem o exclusivo propósito de denegrir o nome do Benfica e dos membros dos seus órgãos sociais”.

Por isso, justificam os encarnados, o clube “tem o dever, perante os seus sócios e adeptos, de solicitar, desta vez, a apreciação desta questão pelos órgãos constitucionalmente competentes para o efeito, os Tribunais, o que fará pela instauração de um processo através dos seus advogados”.

Esta quinta-feira, Ana Gomes apelou à investigação das transferências no futebol português e enviou a várias entidades nacionais e europeias documentação do Football Leaks que “exemplifica esquemas de triangulação e de bridge transfer“.

A carta enviada às entidades apela à investigação às transferências dos clubes portugueses por eventuais crimes “de fraude e evasão fiscal e branqueamento de capitais” e considera que algumas destas transferências envolvem “somas faraónicas”.

“A carta que ontem enviei às autoridades portuguesas, remetendo a enviada a instâncias europeias, alertando para riscos de evasão fiscal e branqueamento em contratos bridge transfer entre clubes de futebol. Não podem pretender não saber“, alertou a socialista num tweet publicado ontem.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vamos lá a ver, uma pergunta não é uma declaração. Uma declaração tem valor de verdade e por isso pode ser verdadeira ou falsa. Uma questão não é verdadeira nem falsa, é uma questão apenas. Precisa de ser respondida para poder ser verdadeira ou falsa. Perguntar se o João Félix tem vinte anos não é o mesmo que afirmar que João Félix tem vinte anos. Ora Ana Gomes não responde, apenas levanta uma questão, não afirma que o negócio João Félix foi um negócio de lavandaria. A questão deixa em aberto essa possibilidade, de facto, mas não invalida a possibilidade contrária, isto é, falta-lhe a assertividade de uma afirmação ou declaração; não afirma, pergunta. Por isso, a acusação do Benfica de que Ana Gomes terá declarado que a transferência de João Félix foi um negócio de lavandaria é, pelo menos, destituída de sentido lógico.

RESPONDER

Na tentativa de tirar a selfie perfeita com um elefante, indiano acaba morto pelo animal

No passado domingo, dia 28 de fevereiro, um homem de 21 anos morreu enquanto tentava tirar uma selfie com um elefante. O animal andou a pairar por zona residencial e anteriormente já tinha matado uma …

Milhares de professores vacinados antes de médicos. Presidente do México acusado de fazer política com a vacinação

Milhares de professores do ensino público que lecionam nas zonas mais rurais do México foram vacinados contra o novo coronavírus antes dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na mesma região. De acordo com …

Passageiros com documentos e teste de covid-19 falsificados detetados pelo SEF

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no domingo, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, três cidadãos portadores de documentação falsa, dois dos quais na partida de um voo com destino à República da …

Coronadiktatur, Gesichtskondom, Fussgruss. Os alemães inventaram milhares de palavras novas sobre a pandemia

O confinamento de quase quatro meses na Alemanha não colocou restrições ao seu idioma de palavras multissilábicas. Os alemães inventaram mais de 1.200 novas palavras para descrever as regras e realidades da vida em tempo …

Ordem coordena vacinação de 4000 médicos "deixados para trás"

A Ordem dos Médicos vai vacinar cerca de quatro mil médicos que trabalham em hospitais e clínicas privadas e que, por algum motivo, não foram vacinados na altura devida. De acordo com um comunicado da ordem, …

A mais recente turbina eólica chama-se Wind Catcher e é portátil

Uma empresa dinamarquesa decidiu inovar e desenvolver uma turbina eólica portátil. O Wind Catcher é mais leve, mais poderoso e mais fácil de usar do que qualquer outro sistema de energia eólica no mercado. O Wind …

Spike Lee vai produzir série documental para o 20.º aniversário dos atentados de 11 de setembro

O realizador Spike Lee está a preparar uma série documental para estrear no 20.º aniversário dos atentados do 11 de Setembro, um "retrato sem precedentes" dos nova-iorquinos e da capacidade de recuperação depois da destruição …

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um "erro"

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o "guru" dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros. Na carta que escreve anualmente para …

Governo "devolve" 59 milhões em TSU às empresas para compensar aumento do salário mínimo

O Governo vai "compensar" as empresas em aproximadamente 59,2 milhões de euros devido ao aumento do salário mínimo nacional, estimou o ECO, tendo por base os dados avançados pelo Executivo aos parceiros sociais. De acordo com …

Decisões tardias, jogos políticos ou desinformação. Por que razão a República Checa não está a conseguir fugir da pandemia

Numa altura em que vários países da Europa começam a pensar em desconfinar, o oposto acontece na República Checa. O país já ultrapassou as 20 mil mortes e volta a entrar num novo confinamento. Mas …