A gregos e a troianos. Ana Gomes espera contar com votos à direita

Tiago Petinga / Lusa

Ana Gomes

Ana Gomes, candidata à Presidência da República, espera “ter votos à direita”, assumindo ter uma candidatura “abrangente, da direita à esquerda do campo democrático”.

Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, a candidata presidencial confirmou que tem “tido muitas pessoas e amigos, mas não só amigos, de direita” a afirmarem que “votarão” na sua candidatura.

“Tenho muita gente à direita que se revê na minha candidatura, e eu, naturalmente, não os quererei desapontar”, afirmou Ana Gomes. Apesar de ser socialista, Ana Gomes não reúne o apoio formal da direção do PS, tendo avançando de forma independente.

Em relação ao mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, a antigo eurodeputada faz uma avaliação positiva, sobretudo por considerar que “contribuiu para a descrispação do país”. Contudo, mostra-se crítica quanto ao que chama de “políticas assistencialistas, caridadezinhas”, que não resolvem os problemas.

“O Presidente da República tem um papel fundamental para fazer funcionar as instituições, para assegurar a separação de poderes – para assegurar que o Governo governa na execução das políticas em benefício do bem comum de todos os portugueses”, defende.

A não recondução do presidente do Tribunal de Contas (TdC), Vítor Caldeira, também foi um tema presente nas entrevistas, com Ana Gomes a lamentar que a substituição aconteça “no contexto de crise gravíssima, da entrada de fundos substanciais para o país” e perante “apreensões não só quanto à capacidade de absorção, mas quanto aos fundos não serem malbaratados, desviados”.

“O Presidente da República, com a responsabilidade de garantir o bom funcionamento das instituições da República, não pode assinar de cruz”, atirou. “Num dia, não sabe quem é que lhe vai ser proposto e, no dia seguinte, assina de cruz e nomeia um outro responsável para o setor, quando o enquadramento é de grande preocupação do conjunto dos cidadãos.”

A candidata sublinhou ainda que, no seu entender, o Bloco Central é pior para a corrupção do que uma nova Geringonça, considerando que o entendimento para as direções das CCDR torna estas eleições “falsas”, com distribuições regionais já concertadas entre PS e PSD.

Esta concertação “é altamente preocupante e é demonstrativo de que as instituições não estão a funcionar regularmente”, salientou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também concordo. O campo democrático de Ana Gomes é do PSR, mais à esquerda, até ao PS, mais à direita. Por isso Ana Gomes diz que quer votos da direita, ou seja do PS! Todos os partidos para a direita do PS ou são de extrema direita ou fascistas e alguns até deveriam ser ilegalizados. No tempo de Salazar também se ilegalizavam os partidos de Ana Gomes. Qual é a diferença afinal?

RESPONDER

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …

China pede a membro do Governo japonês que beba água de Fukushima

O Japão garante que a água de Fukushima que vai despejar no Pacífico não representa nenhum perigo para a saúde e pode até ser consumida. Para o provar a China pediu a um oficial japonês …

Emirados Árabes Unidos anunciaram a primeira mulher astronauta da história do país

Nora Al-Matrooshi é a primeira mulher astronauta dos Emirados. A contratação é vista como um marco histórico para os Emirados Árabes Unidos. Nora foi escolhida para o programa Sheik Mohammed. Os Emirados Árabes Unidos contrataram a …