Depois de Ana Gomes, Cândido Ferreira também diz “não” a candidatura a Belém pelo Mais

1

O socialista e médico Cândido Ferreira rejeitou o convite do Movimento Associativo Independente – Mais para uma candidatura em nome da cidadania à Presidência da República.

“Entenderam alguns cidadãos, num momento em que por todo o país impera um sentimento geral de orfandade, e perante a indecisão de alguns poderes políticos, sugerir o meu nome para futuros desafios. Trata-se de uma distinção que agradeço, e que muito me honra, mas que só posso recusar”, afirma Cândido Ferreira em comunicado, divulgado três dias depois de o Mais o ter desafiado para liderar uma candidatura presidencial e citado pelo jornal Público.

O socialista, que esteve na fundação do PS de Coimbra, recusou o convite, alegando que “este não é, com certeza, o tempo de nos desviarmos de uma luta heróica pela nossa própria sobrevivência, pessoal e coletiva”. “Os portugueses estão neste momento envolvidos numa luta sem precedentes”, escreveu.

“Agradeço as inúmeras mensagens de simpatia, bem como os dois ou três avisos cautelares políticos, e não só, que amigos me endereçaram e a quem ontem mesmo dei conta da minha posição”, acrescentou o médico que é considerado o “pioneiro da hemodiálise em Portugal”.

Em declarações ao Público, o Mais lamentou a indisponibilidade de Cândido Ferreira, mas garantiu que se vai esforçar por encontrar uma figura que aceite liderar uma candidatura presidencial.

O Mais está em processo de recolha de assinaturas para se transformar num novo partido político e candidatar-se no próximo ano aos dois atos eleitorais: presidenciais e autárquicas. Até lá, o Mais funcionará como uma plataforma nacional de apoio a candidaturas de movimentos independentes.

Antes de Cândido Ferreira, o Mais falou com a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes – antes de Francisco Assis ter lançado politicamente o nome da ex-eurodeputada socialista no seu espaço de opinião semanal no Público.

O nome de Ana Gomes tem sido apontado às eleições presidenciais, apesar desta já ter descartado uma eventual candidatura a Belém.

Marcelo Rebelo de Sousa disse só irá comunicar a sua decisão sobre uma eventual recandidatura nas presidenciais de 2021 após convocar eleições, “provavelmente em novembro“.

André Venturaapresentou a sua candidatura à Presidência da República.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.