Com Isabel Soares como mandatária nacional, Ana Gomes soma apoios no PS e lança farpas a Marcelo

José Sena Goulão / Lusa

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes

Ana Gomes está na corrida Belém, mas a sua candidatura não é consensual entre vários membros do partido socialista, ainda assim já conta alguns apoios vindo desta fação. É o caso de Isabel Soares e Pedro Nuno Santos.

Isabel Soares, filha do fundador do PS, é a mandatária nacional da candidatura de Ana Gomes a Presidente da República. A socialista classifica a ex-eurodeputada como “uma candidata contra o medo do que aí vem” e que defende “a política com pê grande”.

Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, também fez questão de estar presente na apresentação pública da mandatária nacional da candidatura presidencial de Ana Gomes. Mesmo que, para isso, tenha interrompido a sessão de apresentação dos planos para a TAP aos vários grupos parlamentares, faltando também à reunião do Conselho de Ministros, que decorreu sem a presença de António Costa, ainda em Bruxelas.

De acordo como Expresso, os sinais políticos foram o principal objetivo da cerimónia. A escolha da filha do fundador do PS, Mário Soares, como mandatária, foi um deles. “Uma mulher livre, que nasceu socialista, que é socialista mas que nunca viveu encostada ao PS” disse Ana Gomes ao referir-se a Isabel Soares, destacando a “honra” em tê-la na linha da frente da sua candidatura.

“Habituem-se”, disse aos presentes, quando se referiu ao facto de ter escolhido uma mulher como mandatária. Por outro lado, a candidata também quer mostrar os trunfos que tem na campanha e a capacidade de aglomerar apoios dentro e fora do universo socialista.

Na plateia, para além de Pedro Nuno Santos, também estavam presentes outros socialistas como é o caso de Paulo Pedroso, João Cravinho, Vera Jardim, Pedro Bacelar de Vasconcelos ou o ex-ministro da Cultura, Castro Mendes. Francisco Assis, presidente do CES também marcou presença.

Manuel Alegre, Cristina Chéu, Tiago Barbosa Ribeiro e Susana Peralta só não compareceram por “compromissos inadiáveis”, mas não deixaram de prestar o seu apoio à distância.

Fora do do quadrante socialista esteve também presente o fundador do Livre, Rui Tavares e os dirigentes do PAN, André Silva e Inês Sousa Real. Ricardo Sá Fernandes foi outro dos apoiantes presentes.

Durante o evento, Isabel Soares frisou que “as próximas eleições presidenciais são fundamentais”. Os “tempos inquietantes” e “difíceis” em que vivemos, justificam o apoio a uma candidata “frontal, corajosa e de esquerda”, diz a mandatária nacional de Ana Gomes que fala em “esperança”, mas também nessa “voz muitas vezes incómoda até para o próprio partido”. A candidata agradeceu a “honra”.

Perante um troca de elogios entre as duas socialistas, ainda houve tempo para lançar farpas a Marcelo Rebelo de Sousa.

Ana Gomes aproveitou para falar dos silêncios presidenciais sobre matérias que considerou como “da maior relevância” ou “muito importantes”. É o caso do “tristíssimo caso” da morte de um cidadão ucraniano no aeroporto e, também, nas críticas de Bruxelas ao modo de funcionamento da zona franca da Madeira.

A candidata diz que se tratam de “matérias gravíssimas para a democracia e sobre as quais, até hoje, não vi o senhor Presidente da República esboçar a mínima palavra“.

O Presidente “não pode eximir-se de se pronunciar sobre o que é importante”, disse Ana Gomes para o seu mais direto adversário. A campanha já começou a aquecer os motores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Itália | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …

Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o "Moonikin", o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano. Quando a nave espacial Orion, da …

Portugal em Europeus: as últimas três derrotas foram (todas) contra a Alemanha

Em 90 minutos, Portugal não era derrotado numa fase final de um Europeu desde a estreia no Europeu 2012. Recorde as seleções que bateram Portugal, até agora. "Já não posso ver os franceses à frente". Esta …

Spotify lança Greenroom (e abre concorrência ao Clubhouse)

O Spotify lançou na quarta-feira, dia 16 de junho, uma app de conversas por áudio em direto chamada Greenroom, uma resposta do gigante sueco de streaming de música à popular plataforma Clubhouse. O Greenroom permite que …

"Médicos de árvores" em Singapura ajudam a preservar os seus pacientes gigantes

Arboristas como Eric Ong são responsáveis pelo bem-estar das milhares de árvores em Singapura. O seu trabalho é essencial para a preservação da natureza. A Singapura é uma cidade-estado insular situada ao sul da Malásia, com …

Novo primeiro-ministro de Israel dá 14 dias a Netanyahu para deixar residência oficial

O novo primeiro-ministro de Israel, Naftali Benet, deu duas semanas ao antecessor Benjamin Netanyahu para abandonar a residência oficial do chefe de Governo, em Jerusalém, segundo adianta hoje a imprensa local. Benet terá enviado na sexta-feira …

Ponte inca com mais de 500 anos é reconstruída após cair durante a pandemia

Peruanos da comunidade Huinchiri, localizada na região de Cusco, estão a reconstruir uma ponte inca com 500 anos. Esta foi feita a partir de técnicas tradicionais de tecelagem para criar uma passagem sob o Rio …

Portugal 2-4 Alemanha | Reality check ao plano do engenheiro

A seleção portuguesa de futebol, campeã em título, caiu hoje para o terceiro lugar do Grupo F do Euro2020, ao perder por 4-2 com a Alemanha, em encontro da segunda jornada, disputado no Allianz Arena, …