ANA alerta para atrasos nos aeroportos devido à greve no SEF

SXC

foto: sxc

foto: sxc

A ANA alertou hoje que a greve dos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pode atrasar o normal funcionamento dos aeroportos e recomendou aos passageiros para que cumpram “escrupulosamente” os horários indicados pelas companhias aéreas.

Considerando o pré-aviso de greve para os próximos dias 23, 24 e 25 de novembro, a ANA – Aeroportos de Portugal “informa que o normal fluxo de passageiros nos aeroportos nacionais, para destinos intercontinentais e não-Schengen, pode vir a ser afetado durante este período”, avisou a concessionário em comunicado.

Numa tentativa de minimizar o impacto da paralisação, a ANA recomenda aos passageiros que “cumpram escrupulosamente os horários de chegada aos aeroportos indicados pelas companhias aéreas”.

Recomenda igualmente aqueles que, “sendo portadores de cartão de cidadão (nacionalidade Portuguesa) ou de passaporte eletrónico utilizem preferencialmente as máquinas de controlo automático à passagem pela fronteira”.

Os inspetores do SEF iniciaram hoje um período de greve de quatro dias, paralisação que vai afetar sobretudo a fiscalização nas fronteiras portuguesas, apesar de estarem garantidos os serviços mínimos, segundo o sindicato que representa estes profissionais.

A greve de hoje, que abrange os funcionários de investigação e fiscalização a trabalhar nos departamentos do SEF, coincide com a manifestação nacional dos profissionais das forças e serviços de segurança, que vai decorrer em Lisboa, contra os cortes previstos no Orçamento do Estado para 2014.

Os restantes três dias de paralisação, entre sábado e segunda-feira, vão decorrer nos aeroportos, portos marítimos e centros de cooperação policial e aduaneira (CCPA).

Pelas 12:00, o nível de adesão rondava os 70%, de acordo com dados facultados à Lusa pelo presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização, Acácio Pereira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Costa não é Alice no País das Maravilhas, mas levou os "óculos cor-de-rosa" ao debate quinzenal

No primeiro debate quinzenal do ano, António Costa lembrou, um a um, os números da economia do último ano. O episódio que tem manchado as primeiras páginas dos jornais desta semana também marcou presença, ainda …

Os dinossauros tinham sangue quente ou frio? A resposta está escondida nas cascas dos seus ovos

Um dos grandes e antigos mistérios do estudo dos dinossauros é a questão sobre se o seu sangue era quente ou frio. A resposta for encontrada escondida nas cascas dos seus ovos. Tradicionalmente, acreditava-se que os …

Eureka. Trabalhadores foram despedidos e fábrica fechou, mas estão a apresentar nova marca em Milão

A empresa responsável pela marca Eureka Shoes, que fechou as lojas e a fábrica, e despediu 150 trabalhadores em Portugal, está agora a apresentar uma nova marca em Milão. No mês passado, a empresa de calçado …

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …