Amuleto “único” do famoso martelo de Thor descoberto na Suécia

Kulturmiljö Halland

Estes amuletos eram frequentemente pendurados em colares e foram especialmente populares no período de transição religiosa, com os crentes na mitologia nórdica a usarem-nos para se protegerem das forças do Cristianismo.

Uma equipa de arqueólogos na Suécia descobriu um amuleto “único” do martelo de Thor da era dos vikings. Felizmente para os cientistas, este amuleto não é tão picuinhas como o verdadeiro martelo seria — reza a lenda que só poucas pessoas verdadeiramente merecedoras é que o conseguiam levantar.

Na mitologia nórdica, o Mjönir era o martelo mágico de Thor e foi a ferramenta que protegeu Asgard, o lar dos deuses, de um ataque dos gigantes. Por esta razão, o martelo era visto pelos vikings como um símbolo de protecção.

A descoberta foi feita na pequena vila de Ysby, na comarca de Halland, na cost, a ocidental de Götaland, no sul da Suécia. De acordo com o Kulturmiljö Halland, esta é a primeira vez que foi descoberto um “lindo artefacto do martelo de Thor”.

Apesar de os cientistas descreverem a descoberta como “única”, esta não é a primeira vez que um amuleto deste género é encontrado. Várias centenas de pequenos martelos já foram desenterrados um pouco por toda a Escandinávia.

O que o distingue dos restantes é o facto de ter sido o primeiro a ser encontrado na comarca de Halland, que ficou famosa em 2014 após a descoberta de um enorme salão onde os vikings se reuniam para beber, relata o Ancient Origins.

O maior detalhe que o pequeno amuleto tem permite aos arqueólogos deduzir muito mais informação sobre a sociedade da altura do que o enorme salão, sendo esta uma descoberta importante na região.

Os arqueólogos revelam que o artefacto está agora a ser preservado por museólogos. Quando a restauração estiver concluída, a sua composição metálica será analisada. Os objectos semelhantes descobertos até agora são feitos de vários materiais e frequentemente eram revistos em prata ou em ouro.

A rádio sueca Sveriges Radio reporta que delicado amuleto foi envolto em chumbo nos finais do século X. O objecto tem cerca de 3 centímetros de comprimento e tem um pequeno buraco no topo que os cientistas acreditam que serviria para se colocar um cordão, o que sugere que o martelo adornava um colar.

Este tipo de colares era popular durante o período de transição religiosa, quando os vikings começaram, aos poucos, a tornarem-se cristãos. Especula-se que os crentes na mitologia nórdica usavam estes amuletos para se protegerem contra o Cristianismo, que consideravam ser uma religião blasfema.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.