Football Leaks. “Amorzinho123!” é uma das “passwords mais utilizadas” na FPF

Mário Cruz / EPA/Lusa

Rui Pinto no arranque do julgamento do chamado caso “Football Leaks” que envolve o Fundo de Investimentos Doyen.

O sistema informático da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é “bastante resiliente” a ataques externos, disse o diretor de tecnologia do organismo. No entanto, “amorzinho123!” era uma das “passwords mais utilizadas”.

“É um sistema bastante resiliente. Trabalhamos com um conjunto de parceiros reconhecidos internacionalmente e o serviço de email que a FPF usa é também utilizado pelas empresas ‘top-500’ da Forbes”, afirmou Hugo Freitas, na segunda parte do depoimento no Tribunal Central Criminal de Lisboa, depois de ter começado a ser ouvido pelo coletivo de juízes presidido por Margarida Alves em 10 de novembro.

Contudo, o responsável pela área tecnológica da FPF frisou na 25.ª sessão do julgamento que até os melhores sistemas informáticos são vulneráveis ao “fator humano” e citou como exemplo de vulnerabilidade “uma das passwords mais utilizadas” pelos utilizadores.

“O que é fundamental perceber acerca de qualquer tipo de ataque é que é raro ter origem a partir de uma componente tecnológica. Isto quer dizer que o fator humano é indissociável da segurança. Posso criar um sistema que obriga a ter uma password com 12, pelo menos, carateres e carateres especiais, mas se a pessoa escrever ‘amorzinho123!’ temos um problema”, afirmou, em resposta ao advogado da FPF, Pedro Barosa.

Hugo Freitas revelou também que “os ataques informáticos acontecem regularmente” e que a integridade do sistema informático ficou em causa quando os dados de um utilizador foram comprometidos “através de phishing. No entanto, a investigação interna da FPF aos registos de acesso, na sequência de informações fornecidas pela Polícia Judiciária, não permitiu identificar cabalmente a origem do ataque.

Durante a inquirição do Ministério Público, foi também possível perceber que o principal arguido e criador do Football Leaks estaria na posse das passwords das contas das redes sociais da federação, nomeadamente, Twitter, Facebook e Instagram.

A sessão de hoje contou ainda com o testemunho do ex-advogado da PLMJ Pedro Melo, por videochamada, que assumiu não saber que a sua caixa de correio eletrónica tinha sido alvo de um alegado acesso por parte de Rui Pinto, no final de 2018.

“Não tive conhecimento e até aproveito para perguntar se esse acesso teve lugar ou não”, questionou Pedro Melo, com a procuradora do Ministério Público, Marta Viegas, a responder somente que a caixa de correio eletrónica não foi exfiltrada para os dispositivos apreendidos a Rui Pinto e que “apenas se indicia que terá havido acesso”.

“Não tive indicação desse acesso, é a primeira vez que me dão essa informação. Na altura, perguntei se o meu computador tinha sido acedido e não souberam responder, perguntei uma segunda vez e deram a mesma resposta. Por isso, fiquei com a ideia de que a minha caixa de e-mail não tinha sido acedida”, salientou o advogado, acrescentando ainda que não tinha qualquer informação relacionada com os casos Football Leaks ou Luanda Leaks.

A próxima sessão do julgamento está agendada para terça-feira, com a continuação da audição de Nélio Lucas, antigo CEO do fundo de investimento Doyen.

Rui Pinto, de 32 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

O criador do Football Leaks encontra-se em liberdade desde 7 de agosto, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …