Amnistias fiscais permitem legalizar 6 mil milhões escondidos por contribuintes

Os regimes excecionais de regularização tributária dos governos de José Sócrates e Passos Coelho permitiram a 3.600 contribuintes regularizar 6 mil milhões de euros não declarados, ficando livres de qualquer infração criminal.

As amnistias fiscais lançadas pelos governos de José Sócrates e Pedro Passos Coelho permitiram a 3.592 contribuintes portugueses legalizar 6 mil milhões de euros que tinham escondidos no estrangeiro. Estes capitais ficaram, assim, livres de qualquer infração criminal e tiraram partido de taxas de regularização de 2,5%, 5% e 7,5%.

Os dados da notícia avançada este sábado pelo jornal Público constam de um relatório entregue na Assembleia da República pela Autoridade Tributaria e Aduaneira (AT).

Durante anos o Fisco não conhecia a lista dos contribuintes que aderiram aos regimes excecionais de regularização tributária (RERT).

Só desde fevereiro de 2019 é que a Autoridade Tributária e Aduaneira passou a ter acesso às fichas das pessoas e empresas que aderiram às amnistias. Até então, esses documentos estavam guardados no Banco de Portugal (BdP) e nos bancos a que estes recorreram para pagar ao Estado o imposto de 5% ou 7,5% que permitiu regularizar o património escondido.

O Fisco ficou agora a saber que houve 3.837 contribuintes a aderir a estes programas, aos quais estão associadas 6.500 declarações de regularização. Isto porque houve quem apresentasse mais de seis declarações e quem aderisse a mais do que um RERT, escreve o matutino.

Ao todo, nos três processos de regularização, o Estado obteve uma receita na ordem dos 384,4 milhões de euros.

Os inspecionados pelo Fisco justificaram o dinheiro escondido no estrangeiro com a Revolução do 25 de Abril, heranças ou atividades no exterior. Por lei, nenhum destes contribuintes pode ser responsabilizado pelas infrações tributárias.

Os RERT foram controversos, porque os Governos permitiram aos contribuintes faltosos beneficiarem de um duplo incentivo: regularizar o património através de uma taxa de IRS baixa e com a garantia de que ficariam excluídos de responsabilidades por essas infrações tributárias ou criminais. Entre eles estão personalidades como Manuel Pinho, Zeinal Bava ou Ricardo Salgado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Pois, agora imaginem o que falta! Estes esquerdalhas carregam em quem cumpre e passam a mão no lombo a quem não cumpre! E nós cá os vamos sustentando. A economia paralela é brutal, posso aqui deixar um bom exemplo, em Paços de Ferreira a maioria dos comerciantes de móveis ficam ofendidos quando se lhes pede uma factura. Os negócios ligados à construção é outra podridão, é só dinheiro por fora. Imobiliário então nem vamos comentar…

RESPONDER

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …

Docentes e não docentes deverão ser vacinados com doses da Pfizer este fim de semana

Para este fim de semana, está prevista a vacinação em massa de professores, amas, responsáveis de creches entre outros assistentes de "respostas sociais". Este fim de semana, cerca de 180 mil professores e funcionários dos 2.º …

O seu cão pode ficar com ciúmes só de o imaginar a dar festas a outro

Quase quatro em cada cinco donos de cães relatam casos de ciúmes por parte dos seus amigos de quatro patas. E um novo estudo sugere que este comportamento pode ser desencadeado mesmo quando um suposto …

PSD e CDS dão as mãos para ganhar a Madeira (e fecham a porta ao Chega)

Esta quarta-feira, o PSD e o CDS fecharam a porta ao Chega no acordo de coligação autárquica na Madeira, que ambos os partidos assinaram no Funchal. No início deste mês, o líder do PSD/Madeira Miguel Albuquerque …

"Milagre da multiplicação". Cientistas conseguiram tornar a luz ainda mais brilhante

Uma equipa de cientistas descobriu um fenómeno que aumenta a intensidade da luz emitida por um componente em nanoescala em mais de mil vezes, em relação ao que a teoria afirma ser possível. Os cientistas observaram …

Revelados novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto

Um estudo revela novos segredos sobre o exoplaneta mais quente já descoberto, que supera os 4.700ºC e é considerado um "Júpiter quente". Descoberto em 2016, o longínquo Kelt-9 b, situado a 650 anos-luz da Terra, é …

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …