Amigos que morreram ligaram ao 112 “mal dispostos por terem comido plantas”

(dr)

Filipe Namora e Ricardo Marques

Filipe Namora e Ricardo Marques

Os dois amigos que morreram no sábado, em Santarém, quando faziam uma caminhada de resistência, relataram por telefone momentos de “desorientação e indisposição após ingestão de ervas”, disse esta terça-feira o comandante dos bombeiros de Pernes.

Em declarações à Lusa, o comandante José Viegas disse que os dois homens, de 35 e 43 anos, caminhavam em zona rural quando pediram auxílio pelo 112, cerca das 15h40, tendo uma das vítimas relatado ao telefone que “ambos tinham comido umas plantas” e que se estavam “a sentir mal, com sintomas de indisposição, convulsões e desorientação”, tendo dado como referências de localização “um marco da linha de água e que estavam perto da localidade de Pernes”, a poucos quilómetros de Alcanhões, no concelho de Santarém.

“Quando tentei ligar de volta o homem já não atendeu mais”, disse o comandante, tendo relatado que foram enviados para o terreno quatro viaturas e oito homens que viriam a encontrar os dois amigos, já sem sinais de vida, perto das 17h00, “a uma distância superior a cinco quilómetros”, algures entre Pernes e Alcanhões.

“O relato de ingestão de plantas com estas consequências é uma situação muito estranha, nunca aqui aconteceu, mas o que se passou ao certo é uma situação que só a autópsia poderá revelar”, observou Viegas, tendo avançado que os corpos dos dois homens “não apresentavam sinais de violência ou sinais de agressões”.

Segundo o Correio da Manhã, os dois amigos chegaram a brincar com o facto de estarem a comer ervas selvagens nas redes sociais. Uma das vítimas, Filipe Namora, escreveu no Facebook: “Ando a funcho e cenouras do mato eheh. O teu marido ainda me envenena com estas ervas”.

De seguida, Filipe partilhou uma fotografia da raiz de uma planta que estavam a escavar, no que aparenta ser uma cenoura do mato. “Esta planta (daucus pusillus) pode ser facilmente confundida com a cicuta (conium maculatum), que é altamente venenosa e que apresenta algumas semelhanças com o aipo, funcho ou mesmo a salsa”, escreve o CM.

Os dois amigos estariam a praticar ‘geocaching’, um jogo em que os participantes seguem a pé as coordenadas indicadas por GPS até encontrarem uma caixa, tendo o comandante dos bombeiros referido que o primeiro dos homens a desfalecer era o que estava equipado com o sistema de georreferenciação.

“O homem que telefonou não estava equipado com o sistema de georreferenciação, as indicações eram um pouco vagas, e a busca foi uma luta contra o tempo. Demorámos cerca de uma hora a encontrar os dois homens, que estavam num caminho rural que acompanha a conduta da linha de água da EPAL, que liga a nascente do Alviela a Lisboa, e estavam próximos um do outro, mas já cadáveres”, acrescentou.

Fonte do Instituto de Medicina Legal disse à Lusa que a autópsia, que deverá ajudar a perceber as circunstâncias em que ocorreram as mortes, “vai decorrer no hospital de Vila Franca de Xira”, não tendo precisado a data de realização da mesma.

A investigação está a decorrer sob a responsabilidade da Polícia Judiciária de Lisboa.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta uma nova forma de poluição com plástico na Madeira

Investigadores do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) descobriram na ilha da Madeira rochas com crostas de plástico que acreditam poder ser uma nova forma de poluição. Denominado "Plasticrusts" ou "plasticrosta" pela equipa …

Bilionários norte-americanos querem pagar mais impostos (e Soros é um deles)

Dezanove bilionários norte-americanos, incluindo George Soros, divulgaram uma carta onde pedem aos candidatos às presidenciais dos Estados Unidos de 2020 que seja aplicado um imposto sobre as famílias do país com as maiores fortunas. “Escrevemos para …

Em Lisboa ganha-se mais 450 euros do que no resto do país

Os salários na região da grande Lisboa no setor público são superiores à média nacional, segundo apontam dados da Segurança Nacional relativos a 2017. Os números, que são esta terça-feira avançados pelo Jornal de Notícias na …

Pais já não precisam de entregar prova escolar para receberem abono. Processo vai ser automático

Os pais dos alunos do ensino básico, secundário e superior vão deixar de ter de entregar a prova escolar necessária para atribuição do abono de família. O processo vai ser automático. A prova escolar exigida para …

Vários enjoos “anormais” a bordo dos novos aviões da TAP

Vários episódios "anormais" de má disposição, enjoos e vómitos foram registados bordo dos novos aviões da TAP Airbus A330neo nos últimos meses, escreve a TSF. De acordo com a rádio, que avança com a notícia …

GNR detém suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos

Numa megaoperação levada a cabo pela GNR, foram detidos 13 suspeitos que se fariam passar por enfermeiros para roubar idosos. As rusgas estão a ser feitas em Lisboa e na Margem Sul. A Guarda Nacional Republicana …

Atrasos no Cartão de Cidadão. Governo culpa quem vai para a porta antes de abrir

A secretária de Estado da Justiça fala no "fenómeno" dos cidadãos que vão aos "mesmos serviços, à mesma hora" para pedir ou renovar o Cartão de Cidadão. Os problemas de atendimento nos registos para tratar do …

Irão acusa aliados de Trump de estarem "sedentos por uma guerra"

O Presidente dos EUA assinou esta segunda-feira um decreto que, referiu, impõe sanções "duras" dirigidas ao Guia Supremo do Irão, ayatollah Ali Khamenei, e círculo próximo, além de um reforço generalizado das medidas punitivas à …

Maternidade Alfredo da Costa só tem anestesistas para cinco dias de urgências em agosto

A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) só tem anestesistas para cinco dias de urgências no mês de agosto, escreve o Público esta terça-feira.   De acordo com o matutino, que ouviu várias fontes, a Administração Regional …

Funcionários judiciais querem paralisar tribunais. Inspetores da PJ fazem ultimato

A paralisação de cinco dias alternados começa esta terça-feira e vai até 12 de julho. Os inspetoras da PJ dizem que também fazem greve se não obterem resposta da ministra até ao fim de semana. Esta …