Amigos morrem em caminhada (provavelmente envenenados)

(dr)

Filipe Namora e Ricardo Marques

Filipe Namora e Ricardo Marques

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de dois homens que foram encontrados sem vida, em Pernes, no concelho de Santarém, no sábado passado, quando faziam uma caminhada. Suspeita-se que terão morrido devido a envenenamento por planta ou pesticida.

Os dois homens, identificados pelo Correio da Manhã (CM) como Ricardo Marques, um militar da Força Aérea de 35 anos, e Filipe Namora, de 43 anos, foram encontrados mortos no sábado, pelas 17 horas, em Pernes, conforme revela o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém à agência Lusa.

Estariam a fazer uma caminhada na zona de Alcanhões, no concelho de Santarém, quando pediram ajuda através do número nacional de socorro 112.

O Diário de Notícias adianta que o INEM recebeu um pedido de socorro de uma das vítimas, numa altura em que o outro homem já estaria inconsciente. O autor da chamada também estaria já em dificuldades físicas e as autoridades só conseguiram chegar até eles graças à localização por telemóvel.

Quando os bombeiros chegaram ao local, já se encontravam inconscientes. As mortes foram posteriormente confirmadas pelos médicos do INEM.

Os dois amigos estariam a fazer uma caminhada de sobrevivência, segundo refere o DN, salientando que “estavam num terreno acidentado” e que transportavam “algumas conservas” e “bens de primeira necessidade”.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso e não tendo sido encontrados sinais de violência nos corpos, nem no local onde estavam inconscientes, suspeita-se que será um caso de “envenenamento involuntário” devido a uma “planta ou pesticida”, nota o CM.

O Diário de Notícias destaca que, “durante a caminhada pelo campo, terão comido alguma raiz de planta venenosa ou um produto hortícola com pesticidas“.

A autópsia vai realizar-se nesta segunda-feira e poderá ajudar a esclarecer a causa das mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se foram envenenados devem ser apuradas responsabilidades. Conheci alguns velhos marretas que «curavam» a fruta à borda da estrada para lixar quem apanhasse uma peça para comer. Há certos agricultores variados da tola que até é um risco uma pessoa fazer BTT pelas serventias que passam perto das sua fazendas.
    São autenticos cães raivosos e se for provado o envenenamento deve ser facil apurar onde foi e colocar o responsavel no xadrez.

  2. Embora também me tenha ocorrido a possibilidade atrás mencionada, também é perfeitamente possível que os dois homens possam ter falecido em consequência de envenenamento acidental por pesticidas ou herbicidas, aque continuam a ser vendidos sem qualquer controle e aplicados por pessoas sem a mais elementar formação um pouco por toda a parte.

  3. O mais provável sem dúvida alguma foi um envenenamento acidental. No trajecto terão encontrado alguma árvore com frutos maduros e no espírito da aventura apanharam-nós e comeram…
    Pois eu próprio já o fiz … Mas o azar é que os frutos teriam pesticidas colocados por algum agricultor da área ; que penso não terá agido de má fé – será condenado por homicídio por negligência … Os amigos aventureiros coitados cruzaram com a morte e não se salvaram ! Uma grande infelicidade que poderia acontecer a qualquer um!

  4. Mas ó meus senhores, qual é o pesticida que, quando ingerido na quantidade que existe na superfície de um fruto, consegue ter a dose/concentração para matar dois homens adultos? Não estamos a falar de efeitos nocivos a longo prazo, estamos a falar de morte em poucos minutos ou horas. Andamos a confundir pesticidas com mata-ratos? Gostaria, honestamente de saber.

RESPONDER

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …