Amigos morrem em caminhada (provavelmente envenenados)

(dr)

Filipe Namora e Ricardo Marques

Filipe Namora e Ricardo Marques

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de dois homens que foram encontrados sem vida, em Pernes, no concelho de Santarém, no sábado passado, quando faziam uma caminhada. Suspeita-se que terão morrido devido a envenenamento por planta ou pesticida.

Os dois homens, identificados pelo Correio da Manhã (CM) como Ricardo Marques, um militar da Força Aérea de 35 anos, e Filipe Namora, de 43 anos, foram encontrados mortos no sábado, pelas 17 horas, em Pernes, conforme revela o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém à agência Lusa.

Estariam a fazer uma caminhada na zona de Alcanhões, no concelho de Santarém, quando pediram ajuda através do número nacional de socorro 112.

O Diário de Notícias adianta que o INEM recebeu um pedido de socorro de uma das vítimas, numa altura em que o outro homem já estaria inconsciente. O autor da chamada também estaria já em dificuldades físicas e as autoridades só conseguiram chegar até eles graças à localização por telemóvel.

Quando os bombeiros chegaram ao local, já se encontravam inconscientes. As mortes foram posteriormente confirmadas pelos médicos do INEM.

Os dois amigos estariam a fazer uma caminhada de sobrevivência, segundo refere o DN, salientando que “estavam num terreno acidentado” e que transportavam “algumas conservas” e “bens de primeira necessidade”.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso e não tendo sido encontrados sinais de violência nos corpos, nem no local onde estavam inconscientes, suspeita-se que será um caso de “envenenamento involuntário” devido a uma “planta ou pesticida”, nota o CM.

O Diário de Notícias destaca que, “durante a caminhada pelo campo, terão comido alguma raiz de planta venenosa ou um produto hortícola com pesticidas“.

A autópsia vai realizar-se nesta segunda-feira e poderá ajudar a esclarecer a causa das mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se foram envenenados devem ser apuradas responsabilidades. Conheci alguns velhos marretas que «curavam» a fruta à borda da estrada para lixar quem apanhasse uma peça para comer. Há certos agricultores variados da tola que até é um risco uma pessoa fazer BTT pelas serventias que passam perto das sua fazendas.
    São autenticos cães raivosos e se for provado o envenenamento deve ser facil apurar onde foi e colocar o responsavel no xadrez.

  2. Embora também me tenha ocorrido a possibilidade atrás mencionada, também é perfeitamente possível que os dois homens possam ter falecido em consequência de envenenamento acidental por pesticidas ou herbicidas, aque continuam a ser vendidos sem qualquer controle e aplicados por pessoas sem a mais elementar formação um pouco por toda a parte.

  3. O mais provável sem dúvida alguma foi um envenenamento acidental. No trajecto terão encontrado alguma árvore com frutos maduros e no espírito da aventura apanharam-nós e comeram…
    Pois eu próprio já o fiz … Mas o azar é que os frutos teriam pesticidas colocados por algum agricultor da área ; que penso não terá agido de má fé – será condenado por homicídio por negligência … Os amigos aventureiros coitados cruzaram com a morte e não se salvaram ! Uma grande infelicidade que poderia acontecer a qualquer um!

  4. Mas ó meus senhores, qual é o pesticida que, quando ingerido na quantidade que existe na superfície de um fruto, consegue ter a dose/concentração para matar dois homens adultos? Não estamos a falar de efeitos nocivos a longo prazo, estamos a falar de morte em poucos minutos ou horas. Andamos a confundir pesticidas com mata-ratos? Gostaria, honestamente de saber.

RESPONDER

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …