Amigos morrem em caminhada (provavelmente envenenados)

(dr)

Filipe Namora e Ricardo Marques

Filipe Namora e Ricardo Marques

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de dois homens que foram encontrados sem vida, em Pernes, no concelho de Santarém, no sábado passado, quando faziam uma caminhada. Suspeita-se que terão morrido devido a envenenamento por planta ou pesticida.

Os dois homens, identificados pelo Correio da Manhã (CM) como Ricardo Marques, um militar da Força Aérea de 35 anos, e Filipe Namora, de 43 anos, foram encontrados mortos no sábado, pelas 17 horas, em Pernes, conforme revela o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém à agência Lusa.

Estariam a fazer uma caminhada na zona de Alcanhões, no concelho de Santarém, quando pediram ajuda através do número nacional de socorro 112.

O Diário de Notícias adianta que o INEM recebeu um pedido de socorro de uma das vítimas, numa altura em que o outro homem já estaria inconsciente. O autor da chamada também estaria já em dificuldades físicas e as autoridades só conseguiram chegar até eles graças à localização por telemóvel.

Quando os bombeiros chegaram ao local, já se encontravam inconscientes. As mortes foram posteriormente confirmadas pelos médicos do INEM.

Os dois amigos estariam a fazer uma caminhada de sobrevivência, segundo refere o DN, salientando que “estavam num terreno acidentado” e que transportavam “algumas conservas” e “bens de primeira necessidade”.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso e não tendo sido encontrados sinais de violência nos corpos, nem no local onde estavam inconscientes, suspeita-se que será um caso de “envenenamento involuntário” devido a uma “planta ou pesticida”, nota o CM.

O Diário de Notícias destaca que, “durante a caminhada pelo campo, terão comido alguma raiz de planta venenosa ou um produto hortícola com pesticidas“.

A autópsia vai realizar-se nesta segunda-feira e poderá ajudar a esclarecer a causa das mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se foram envenenados devem ser apuradas responsabilidades. Conheci alguns velhos marretas que «curavam» a fruta à borda da estrada para lixar quem apanhasse uma peça para comer. Há certos agricultores variados da tola que até é um risco uma pessoa fazer BTT pelas serventias que passam perto das sua fazendas.
    São autenticos cães raivosos e se for provado o envenenamento deve ser facil apurar onde foi e colocar o responsavel no xadrez.

  2. Embora também me tenha ocorrido a possibilidade atrás mencionada, também é perfeitamente possível que os dois homens possam ter falecido em consequência de envenenamento acidental por pesticidas ou herbicidas, aque continuam a ser vendidos sem qualquer controle e aplicados por pessoas sem a mais elementar formação um pouco por toda a parte.

  3. O mais provável sem dúvida alguma foi um envenenamento acidental. No trajecto terão encontrado alguma árvore com frutos maduros e no espírito da aventura apanharam-nós e comeram…
    Pois eu próprio já o fiz … Mas o azar é que os frutos teriam pesticidas colocados por algum agricultor da área ; que penso não terá agido de má fé – será condenado por homicídio por negligência … Os amigos aventureiros coitados cruzaram com a morte e não se salvaram ! Uma grande infelicidade que poderia acontecer a qualquer um!

  4. Mas ó meus senhores, qual é o pesticida que, quando ingerido na quantidade que existe na superfície de um fruto, consegue ter a dose/concentração para matar dois homens adultos? Não estamos a falar de efeitos nocivos a longo prazo, estamos a falar de morte em poucos minutos ou horas. Andamos a confundir pesticidas com mata-ratos? Gostaria, honestamente de saber.

RESPONDER

Carga fiscal subiu aos 35,4% em 2018. É o valor mais alto desde 2000

A carga fiscal em Portugal subiu dos 34,3% do PIB em 2017 para os 35,4% em 2018, o valor mais elevado desde 2000, acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento …

Família da jornalista assassinada apresenta queixa-crime em França contra várias figuras maltesas

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e a família da jornalista maltesa assassinada em 2017 disseram, esta quarta-feira, que apresentaram uma queixa-crime em França por “cumplicidade em homicídio” e “corrupção” contra várias figuras maltesas implicadas …

Portugal foi o país da Europa que mais pagou a agentes de futebol

Em 2019, Portugal foi o país da Europa que mais gastou em comissões a agentes nos processos de venda de jogadores de futebol. Os números são de um relatório FIFA, citado esta quinta-feira pelo Jornal de …

"Agregar, agregar, agregar". Se vencer, Pinto Luz conta com Rio e Montengro

O candidato à liderança do PSD Miguel Pinto Luz disse que caso vença as diretas de 11 de janeiro quer contar os seus adversários nesta corrida - o antigo líder parlamentar Luís Montenegro e o …

Açores são o único arquipélago do mundo com certificado de destino turístico sustentável

Os Açores são a primeira região do país certificada como destino turístico sustentável, distinção atribuída a apenas 13 regiões no mundo e entregue esta quinta-feira com a categoria de "prata" pela certificadora Earthcheck. "É com profundo …

Kendrick Lamar atua em data extra do Alive

O rapper norte-americano Kendrick Lamar vai atuar a 8 de julho, num dia extra do festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. Esta será a terceira vez que o rapper atua em Portugal, tendo …

Hugh Grant em campanha porta a porta contra Boris Johnson e o Brexit

Hugh Grant está em campanha contra o primeiro-ministro do seu país. O ator britânico decidiu juntar-se aos trabalhistas e liberais democratas para derrotar Boris Johnson e, nos últimos dias, tem participado em ações de campanha …

Sarah previu a vitória de Trump em 2016. Agora, alerta para o perigo das redes sociais

Sarah Kendzior, que previu a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de 2016, diz que as redes sociais podem ser utilizadas como uma arma política. Quando quase todos menosprezavam a corrida eleitoral de Donald Trump …

Marcelo "afasta-se" do encontro entre Pompeo e Netanyahu

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, garantiu esta quinta-feira que o encontro, que decorre em Lisboa, entre o secretário de estado dos Estados Unidos e o primeiro ministro israelita "é uma realidade que …

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

As economias da zona euro e da União Europeia (UE) mantiveram, no terceiro trimestre, o ritmo de crescimento do período homólogo, respetivamente 1,2% e 1,4%, com Portugal a avançar acima da média (1,9%). Segundo revelou o …