Amigos morrem em caminhada (provavelmente envenenados)

(dr)

Filipe Namora e Ricardo Marques

Filipe Namora e Ricardo Marques

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de dois homens que foram encontrados sem vida, em Pernes, no concelho de Santarém, no sábado passado, quando faziam uma caminhada. Suspeita-se que terão morrido devido a envenenamento por planta ou pesticida.

Os dois homens, identificados pelo Correio da Manhã (CM) como Ricardo Marques, um militar da Força Aérea de 35 anos, e Filipe Namora, de 43 anos, foram encontrados mortos no sábado, pelas 17 horas, em Pernes, conforme revela o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém à agência Lusa.

Estariam a fazer uma caminhada na zona de Alcanhões, no concelho de Santarém, quando pediram ajuda através do número nacional de socorro 112.

O Diário de Notícias adianta que o INEM recebeu um pedido de socorro de uma das vítimas, numa altura em que o outro homem já estaria inconsciente. O autor da chamada também estaria já em dificuldades físicas e as autoridades só conseguiram chegar até eles graças à localização por telemóvel.

Quando os bombeiros chegaram ao local, já se encontravam inconscientes. As mortes foram posteriormente confirmadas pelos médicos do INEM.

Os dois amigos estariam a fazer uma caminhada de sobrevivência, segundo refere o DN, salientando que “estavam num terreno acidentado” e que transportavam “algumas conservas” e “bens de primeira necessidade”.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso e não tendo sido encontrados sinais de violência nos corpos, nem no local onde estavam inconscientes, suspeita-se que será um caso de “envenenamento involuntário” devido a uma “planta ou pesticida”, nota o CM.

O Diário de Notícias destaca que, “durante a caminhada pelo campo, terão comido alguma raiz de planta venenosa ou um produto hortícola com pesticidas“.

A autópsia vai realizar-se nesta segunda-feira e poderá ajudar a esclarecer a causa das mortes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Se foram envenenados devem ser apuradas responsabilidades. Conheci alguns velhos marretas que «curavam» a fruta à borda da estrada para lixar quem apanhasse uma peça para comer. Há certos agricultores variados da tola que até é um risco uma pessoa fazer BTT pelas serventias que passam perto das sua fazendas.
    São autenticos cães raivosos e se for provado o envenenamento deve ser facil apurar onde foi e colocar o responsavel no xadrez.

  2. Embora também me tenha ocorrido a possibilidade atrás mencionada, também é perfeitamente possível que os dois homens possam ter falecido em consequência de envenenamento acidental por pesticidas ou herbicidas, aque continuam a ser vendidos sem qualquer controle e aplicados por pessoas sem a mais elementar formação um pouco por toda a parte.

  3. O mais provável sem dúvida alguma foi um envenenamento acidental. No trajecto terão encontrado alguma árvore com frutos maduros e no espírito da aventura apanharam-nós e comeram…
    Pois eu próprio já o fiz … Mas o azar é que os frutos teriam pesticidas colocados por algum agricultor da área ; que penso não terá agido de má fé – será condenado por homicídio por negligência … Os amigos aventureiros coitados cruzaram com a morte e não se salvaram ! Uma grande infelicidade que poderia acontecer a qualquer um!

  4. Mas ó meus senhores, qual é o pesticida que, quando ingerido na quantidade que existe na superfície de um fruto, consegue ter a dose/concentração para matar dois homens adultos? Não estamos a falar de efeitos nocivos a longo prazo, estamos a falar de morte em poucos minutos ou horas. Andamos a confundir pesticidas com mata-ratos? Gostaria, honestamente de saber.

RESPONDER

Cientistas criaram o som mais alto de sempre

O som foi produzido debaixo de água ao fazer colidir minúsculos jatos de água com pulsos de raio-X. O barulho gerado é superior ao do lançamento de um foguete. A experiência foi realizada como parte de …

Plutão pode esconder um oceano líquido debaixo de uma camada de gás

Uma das características mais marcantes de Plutão é o seu coração, também conhecido como Tombaugh Regio, uma grande região de cor clara de aproximadamente 1.590 quilómetros de diâmetro. O seu lobo esquerdo, o Sputnik Planitia, é …

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …