American Sniper: nem bebé falso estraga sucesso na bilheteira

(dv)

American Sniper

American Sniper

O filme “American Sniper”, realizado por Clint Eastwood e com Bradley Cooper como protagonista, está a ser um verdadeiro sucesso, na bilheteira e na corrida aos Óscares. Mas também está a motivar muitas críticas e polémica.

Se a Academia de Hollywood viu que a obra de Clint Eastwood tinha argumentos suficientes para seis nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Actor, há muito quem repare numa falha colossal no meio do filme.

Há uma cena com Bradley Cooper, Sienna Miller e um suposto bebé que é, demasiado evidentemente, um boneco. Os vídeos divulgados no Youtube não dão azo a dúvidas, sendo evidente que se trata de um bebé a fingir.

O The New York Times já avançou que o argumentista do filme, Jason Hall, terá referido no Twitter que o bebé que deveria aparecer na cena terá ficado com febre, no dia das gravações, e o bebé substituto também não se encontrava presente. Segundo a mesma fonte, Clint Eastwood terá sido pragmático, usando um boneco.

Assassino ou herói?

Para lá deste detalhe cinematográfico, a mensagem do filme recebe também algumas críticas, questionando-se se “American Sniper” não está, afinal, a glorificar um assassino em vez de um herói.

Bradley Cooper interpreta o papel do militar Chris Kyle, já falecido, dos afamados SEAL, que terá no currículo o maior número de mortes da história dos EUA. Até algumas figuras públicas, nomeadamente o actor Seth Rogen e o realizador Michael Moore, já se manifestaram nas redes sociais sobre a ideia que fica do filme.

Seth Rogen lembrou no Twitter as semelhanças de “American Sniper” com uma cena de propaganda nazi do filme “Inglorious Bastards”. Já Michael Moore apontou, na mesma rede social, que o tio foi morto por um sniper na Segunda Guerra Mundial, concluindo que nos “ensinaram que os snipers são cobardes” e que “não são heróis“.

Tanto Seth Rogen como Michael Moore retrataram-se das suas posições, argumentando que tinham sido palavras retiradas do contexto, mas é certo que muitos questionam a mensagem do filme de Clint Eastwood.

Para lá das polémicas, “American Sniper” tem sido um verdadeiro sucesso de bilheteira, tendo arrecadado 105 milhões de dólares nos primeiros quatro dias de exibição, o que constituirá um recorde para um filme dramático, adianta a ABC News.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.