American Sniper: nem bebé falso estraga sucesso na bilheteira

(dv)

American Sniper

American Sniper

O filme “American Sniper”, realizado por Clint Eastwood e com Bradley Cooper como protagonista, está a ser um verdadeiro sucesso, na bilheteira e na corrida aos Óscares. Mas também está a motivar muitas críticas e polémica.

Se a Academia de Hollywood viu que a obra de Clint Eastwood tinha argumentos suficientes para seis nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Actor, há muito quem repare numa falha colossal no meio do filme.

Há uma cena com Bradley Cooper, Sienna Miller e um suposto bebé que é, demasiado evidentemente, um boneco. Os vídeos divulgados no Youtube não dão azo a dúvidas, sendo evidente que se trata de um bebé a fingir.

O The New York Times já avançou que o argumentista do filme, Jason Hall, terá referido no Twitter que o bebé que deveria aparecer na cena terá ficado com febre, no dia das gravações, e o bebé substituto também não se encontrava presente. Segundo a mesma fonte, Clint Eastwood terá sido pragmático, usando um boneco.

Assassino ou herói?

Para lá deste detalhe cinematográfico, a mensagem do filme recebe também algumas críticas, questionando-se se “American Sniper” não está, afinal, a glorificar um assassino em vez de um herói.

Bradley Cooper interpreta o papel do militar Chris Kyle, já falecido, dos afamados SEAL, que terá no currículo o maior número de mortes da história dos EUA. Até algumas figuras públicas, nomeadamente o actor Seth Rogen e o realizador Michael Moore, já se manifestaram nas redes sociais sobre a ideia que fica do filme.

Seth Rogen lembrou no Twitter as semelhanças de “American Sniper” com uma cena de propaganda nazi do filme “Inglorious Bastards”. Já Michael Moore apontou, na mesma rede social, que o tio foi morto por um sniper na Segunda Guerra Mundial, concluindo que nos “ensinaram que os snipers são cobardes” e que “não são heróis“.

Tanto Seth Rogen como Michael Moore retrataram-se das suas posições, argumentando que tinham sido palavras retiradas do contexto, mas é certo que muitos questionam a mensagem do filme de Clint Eastwood.

Para lá das polémicas, “American Sniper” tem sido um verdadeiro sucesso de bilheteira, tendo arrecadado 105 milhões de dólares nos primeiros quatro dias de exibição, o que constituirá um recorde para um filme dramático, adianta a ABC News.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …

Deputado Lobo d'Ávila abre portas ao futuro no CDS. "Não digo não" ao partido

O ex-deputado Filipe Lobo d'Ávila afirmou que não afasta a possibilidade de se candidatar à liderança do CDS. O potencial candidato à sucessão de Assunção Cristas indicou que a estratégia do partido, nos últimos anos, …

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …