American Sniper: nem bebé falso estraga sucesso na bilheteira

(dv)

American Sniper

American Sniper

O filme “American Sniper”, realizado por Clint Eastwood e com Bradley Cooper como protagonista, está a ser um verdadeiro sucesso, na bilheteira e na corrida aos Óscares. Mas também está a motivar muitas críticas e polémica.

Se a Academia de Hollywood viu que a obra de Clint Eastwood tinha argumentos suficientes para seis nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Actor, há muito quem repare numa falha colossal no meio do filme.

Há uma cena com Bradley Cooper, Sienna Miller e um suposto bebé que é, demasiado evidentemente, um boneco. Os vídeos divulgados no Youtube não dão azo a dúvidas, sendo evidente que se trata de um bebé a fingir.

O The New York Times já avançou que o argumentista do filme, Jason Hall, terá referido no Twitter que o bebé que deveria aparecer na cena terá ficado com febre, no dia das gravações, e o bebé substituto também não se encontrava presente. Segundo a mesma fonte, Clint Eastwood terá sido pragmático, usando um boneco.

Assassino ou herói?

Para lá deste detalhe cinematográfico, a mensagem do filme recebe também algumas críticas, questionando-se se “American Sniper” não está, afinal, a glorificar um assassino em vez de um herói.

Bradley Cooper interpreta o papel do militar Chris Kyle, já falecido, dos afamados SEAL, que terá no currículo o maior número de mortes da história dos EUA. Até algumas figuras públicas, nomeadamente o actor Seth Rogen e o realizador Michael Moore, já se manifestaram nas redes sociais sobre a ideia que fica do filme.

Seth Rogen lembrou no Twitter as semelhanças de “American Sniper” com uma cena de propaganda nazi do filme “Inglorious Bastards”. Já Michael Moore apontou, na mesma rede social, que o tio foi morto por um sniper na Segunda Guerra Mundial, concluindo que nos “ensinaram que os snipers são cobardes” e que “não são heróis“.

Tanto Seth Rogen como Michael Moore retrataram-se das suas posições, argumentando que tinham sido palavras retiradas do contexto, mas é certo que muitos questionam a mensagem do filme de Clint Eastwood.

Para lá das polémicas, “American Sniper” tem sido um verdadeiro sucesso de bilheteira, tendo arrecadado 105 milhões de dólares nos primeiros quatro dias de exibição, o que constituirá um recorde para um filme dramático, adianta a ABC News.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Setenta anos depois, teste de ADN reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que a sua bebé recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que lhe mentiu sobre as origens. Agora conheceram-se graças a um teste de ADN. Quase 70 …

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …