/

Amêijoas à Bulhão Pato na lista das melhores comidas do mundo. Moelas entre as piores

Há dois pratos portugueses que se destacam no guia gastronómico Taste Atlas – as amêijoas à Bulhão Pato pelas melhores razões, e as moelas pelas piores.

As amêijoas à Bulhão Pato surgem como a 18ª melhor comida do mundo no top 100 elaborado pelo Taste Atlas que destaca esta iguaria é “tipicamente apreciada como aperitivo e geralmente servida com pão ao lado”.

“Baptizado em homenagem ao poeta do século XIX Raimundo António de Bulhão Pato, este prato português simples combina amêijoas e um molho saboroso feito à base de azeite, alho, sumo de limão e coentros frescos”, acrescenta o guia, notando que “o molho também pode ter vinho branco como um dos ingredientes”.

A lista com os 100 melhores pratos do mundo inclui ainda a carne de porco à alentejana no 39º lugar, o frango assado com piri piri no 85º e o bolo do caco da Madeira no 86º lugar.

No primeiro lugar deste top 100, como a melhor comida do mundo, surge a “lechona”, um prato de porco da Colômbia. Segue-se a pizza napolitana e a picanha do Brasil fecha o pódio.

Moelas entre os piores petiscos do mundo

Noutra tabela com as piores comidas do mundo, destacam-se as moelas portuguesas no 16º lugar. Este prato, realmente, ou se adora, ou se odeia.

O facto de se tratar de uma parte do estômago das aves, onde se realiza a digestão mecânica dos alimentos, pode ser um fator de desagrado para muitos.

Mas as moelas são ricas em proteínas, vitaminas B12 e B3, e em ferro, além de serem muito apreciadas como petisco por muitos fãs de comida.

O pior prato de todos na lista do Taste Atlas é uma comida finlandesa chamada “blodpalt” que é uma espécie de bolinho feito com farinha de centeio e sangue de porco, ou de rena.

Os espanhóis “bocadillos” de sardinhas aparecem no segundo lugar, e a fechar o pódio das piores comidas há outro prato nórdico, o sueco “calskrove” que é, basicamente, uma pizza recheada com hambúrgueres e batatas fritas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por TasteAtlas (@tasteatlas)

Cozinha portuguesa é a quinta melhor do mundo

O Taste Atlas também coloca a cozinha portuguesa como a quinta melhor do mundo, atrás da grega (1ª), da italiana (2ª), da mexicana (3ª) e da espanhola (4ª).

Além disso, destaca o Alentejo como uma das melhores regiões do mundo em termos de comida, no nono lugar, colocando Trás-os-Montes em 14º lugar, o Algarve em 20º e os Açores em 51º.

Em termos de regiões, o guia também autonomiza os distritos de Bragança (80º), de Vila Real (81º), embora pertençam a Trás-os-Montes, e de Santarém (91º).

Lisboa aparece no 27º lugar das melhores cidades para comer, e é a única portuguesa na lista de 100.

Susana Valente, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.