BBC descobriu os peixinhos da horta e rendeu-se à cozinha portuguesa

A cozinha portuguesa pode bem ser “a mais influente” do mundo, é a conclusão de um jornalista da BBC que descobriu os peixinhos da horta e, a partir desta receita tipicamente nacional, ficou a saber como vários países do mundo têm pratos inspirados na culinária lusa.

David Farley, jornalista da BBC, conta num artigo publicado no site do canal britânico como os peixinhos da horta, a receita tipicamente portuguesa que se faz com feijão verde frito, depois de envolvido num polme feito com farinha, ovo e água, inspiraram o famosotempura” japonês.

Os peixinhos da horta “mudaram a história da comida”, escreve o jornalista, notando que os japoneses adoptaram a “tempura” como a base da sua culinária, depois de terem descoberto a receita portuguesa, levada pelos nossos navegadores, os primeiros europeus a chegarem ao arquipélago.

“Os japoneses herdaram o prato de nós e tornaram-no melhor”, diz na BBC o chef português José Avillez.

Mas, para lá, dos peixinhos da horta, há influências portuguesas em muitos outros países, o que leva Farley a concluir que “a cozinha portuguesa, ainda muito ofuscada pelas cozinhas de Itália, Espanha e França, pode ser a cozinha mais influente do planeta“.

O jornalista cita a presença portuguesa na Índia e nota como a nossa carne de vinha d’alhos inspirou o vindaloo indiano.

Também refere influências nas cozinha de Malásia, China, Moçambique, Angola e Cabo Verde e no Brasil, claro está, sublinhando que a famosa feijoada à brasileira se inspirou na culinária minhota.

SV, ZAP //

5 COMENTÁRIOS

  1. Como ideia para ajudar a resolver este injusto problema (desconhecimento pelo estrangeiro de tudo o que é português), proponho uma quarentena na secretaria de estado da cultura e também no turismo no que diz respeito a verbas com um corte radical das mesmas internamente direccionadas e durante alguns anos em divulgação estudada e sábia pelo mundo que nos interesse. Evitávamos assim o vexame de contìnuamente ouvir falar só de bacalhau e vinho do porto. Só comemos bacalhau,bebemos vinho do porto. E tudo isto…ao sol.

  2. É pena que a BBC não se debrusse mais sobre os “cozinhados” que os nossos governantes(?) têm feito ultimamente.
    Dava um programa que nunca mais acabava.

  3. Deixem os Governos em paz.

    A importância da iniciativa privada e a sua capacidade deve ser capaz de suplantar qualquer iniciativa do Governo qualquer que ele seja. Eu quero um governo que se preocupe com a Saúde, Educação, Justiça e Defesa.
    Quero uma iniciativa privada que promova os seus produtos e serviços.
    Mais governo implica obrigatoriamente mais custos.

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …