BBC descobriu os peixinhos da horta e rendeu-se à cozinha portuguesa

A cozinha portuguesa pode bem ser “a mais influente” do mundo, é a conclusão de um jornalista da BBC que descobriu os peixinhos da horta e, a partir desta receita tipicamente nacional, ficou a saber como vários países do mundo têm pratos inspirados na culinária lusa.

David Farley, jornalista da BBC, conta num artigo publicado no site do canal britânico como os peixinhos da horta, a receita tipicamente portuguesa que se faz com feijão verde frito, depois de envolvido num polme feito com farinha, ovo e água, inspiraram o famosotempura” japonês.

Os peixinhos da horta “mudaram a história da comida”, escreve o jornalista, notando que os japoneses adoptaram a “tempura” como a base da sua culinária, depois de terem descoberto a receita portuguesa, levada pelos nossos navegadores, os primeiros europeus a chegarem ao arquipélago.

“Os japoneses herdaram o prato de nós e tornaram-no melhor”, diz na BBC o chef português José Avillez.

Mas, para lá, dos peixinhos da horta, há influências portuguesas em muitos outros países, o que leva Farley a concluir que “a cozinha portuguesa, ainda muito ofuscada pelas cozinhas de Itália, Espanha e França, pode ser a cozinha mais influente do planeta“.

O jornalista cita a presença portuguesa na Índia e nota como a nossa carne de vinha d’alhos inspirou o vindaloo indiano.

Também refere influências nas cozinha de Malásia, China, Moçambique, Angola e Cabo Verde e no Brasil, claro está, sublinhando que a famosa feijoada à brasileira se inspirou na culinária minhota.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como ideia para ajudar a resolver este injusto problema (desconhecimento pelo estrangeiro de tudo o que é português), proponho uma quarentena na secretaria de estado da cultura e também no turismo no que diz respeito a verbas com um corte radical das mesmas internamente direccionadas e durante alguns anos em divulgação estudada e sábia pelo mundo que nos interesse. Evitávamos assim o vexame de contìnuamente ouvir falar só de bacalhau e vinho do porto. Só comemos bacalhau,bebemos vinho do porto. E tudo isto…ao sol.

  2. É pena que a BBC não se debrusse mais sobre os “cozinhados” que os nossos governantes(?) têm feito ultimamente.
    Dava um programa que nunca mais acabava.

  3. Deixem os Governos em paz.

    A importância da iniciativa privada e a sua capacidade deve ser capaz de suplantar qualquer iniciativa do Governo qualquer que ele seja. Eu quero um governo que se preocupe com a Saúde, Educação, Justiça e Defesa.
    Quero uma iniciativa privada que promova os seus produtos e serviços.
    Mais governo implica obrigatoriamente mais custos.

RESPONDER

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …

Jesus pediu a Cintra para anular cláusula de confidencialidade

Nas primeiras entrevistas após a sua saída do Sporting e das agressões em Alcochete, o Jorge Jesus disse que a equipa não devia ter jogado a final da Taça de Portugal e que Sousa Cintra …

Trump "traidor" recua e diz que, afinal, a Rússia pode ter manipulado eleições

Donald Trump cedeu à pressão e afirmou, esta terça-feira, que acredita nas conclusões dos serviços secretos de que houve, de facto, ingerência russa das presidenciais de 2016. O Presidente dos Estados Unidos disse esta terça-feira que …

Cientistas alcançam recorde impressionante de entrelaçamento quântico

Um grupo de cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiu armazenar 18 qubits - a unidade básica da computação quântica - em apenas seis fotões entrelaçados. O feito inédito de três qubits emaranhados …

Sistema informático lança caos nas escolas no último dia de matrículas

Hoje é o último dia para efectuar as matrículas no próximo ano lectivo, mas as demoras e falhas no portal electrónico onde o processo tem que ser realizado estão a lançar o caos nas escolas. …

Militares da GNR revoltados com castigos para quem passa poucas multas

"Desmotivados e apavorados." É assim que 14 dos 18 militares do posto da GNR no Sameiro, em Braga, se queixam de sofrerem pressões do sargento que comanda a unidade para passarem multas aos automobilistas. O desabafo …