BBC descobriu os peixinhos da horta e rendeu-se à cozinha portuguesa

A cozinha portuguesa pode bem ser “a mais influente” do mundo, é a conclusão de um jornalista da BBC que descobriu os peixinhos da horta e, a partir desta receita tipicamente nacional, ficou a saber como vários países do mundo têm pratos inspirados na culinária lusa.

David Farley, jornalista da BBC, conta num artigo publicado no site do canal britânico como os peixinhos da horta, a receita tipicamente portuguesa que se faz com feijão verde frito, depois de envolvido num polme feito com farinha, ovo e água, inspiraram o famosotempura” japonês.

Os peixinhos da horta “mudaram a história da comida”, escreve o jornalista, notando que os japoneses adoptaram a “tempura” como a base da sua culinária, depois de terem descoberto a receita portuguesa, levada pelos nossos navegadores, os primeiros europeus a chegarem ao arquipélago.

“Os japoneses herdaram o prato de nós e tornaram-no melhor”, diz na BBC o chef português José Avillez.

Mas, para lá, dos peixinhos da horta, há influências portuguesas em muitos outros países, o que leva Farley a concluir que “a cozinha portuguesa, ainda muito ofuscada pelas cozinhas de Itália, Espanha e França, pode ser a cozinha mais influente do planeta“.

O jornalista cita a presença portuguesa na Índia e nota como a nossa carne de vinha d’alhos inspirou o vindaloo indiano.

Também refere influências nas cozinha de Malásia, China, Moçambique, Angola e Cabo Verde e no Brasil, claro está, sublinhando que a famosa feijoada à brasileira se inspirou na culinária minhota.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como ideia para ajudar a resolver este injusto problema (desconhecimento pelo estrangeiro de tudo o que é português), proponho uma quarentena na secretaria de estado da cultura e também no turismo no que diz respeito a verbas com um corte radical das mesmas internamente direccionadas e durante alguns anos em divulgação estudada e sábia pelo mundo que nos interesse. Evitávamos assim o vexame de contìnuamente ouvir falar só de bacalhau e vinho do porto. Só comemos bacalhau,bebemos vinho do porto. E tudo isto…ao sol.

  2. É pena que a BBC não se debrusse mais sobre os “cozinhados” que os nossos governantes(?) têm feito ultimamente.
    Dava um programa que nunca mais acabava.

  3. Deixem os Governos em paz.

    A importância da iniciativa privada e a sua capacidade deve ser capaz de suplantar qualquer iniciativa do Governo qualquer que ele seja. Eu quero um governo que se preocupe com a Saúde, Educação, Justiça e Defesa.
    Quero uma iniciativa privada que promova os seus produtos e serviços.
    Mais governo implica obrigatoriamente mais custos.

RESPONDER

"Casa de animais". Escândalo sexual nos Dallas Mavericks abala NBA

O ex-presidente executivo da equipa da NBA foi acusado por várias funcionárias de assédio sexual, assim como o responsável pelo site da organização. Uma investigação levada a cabo pela Sports Illustrated revelou, esta quarta-feira, as práticas de …

Sporting vs Astana | Leão empata mas segue em frente

O Sporting cumpriu o esperado e apurou-se para os oitavos-de-final da Liga Europa, apesar de empatar com o Astana, em casa, por 3-3. Após uma primeira parte de alguns sustos, Bruno Fernandes “abriu o livro” após …

REN pode vir a pagar metade da fatura da tarifa social do gás

Esta quinta-feira, o jornal Público avança que o Governo quer que, em vez dos consumidores, sejam as "transportadoras" e "comercializadoras" a financiar a tarifa social do gás. A ERSE terá de adaptar as tarifas à …

Proteína BolA torna bactéria salmonela mais resistente

Uma equipa de cientistas portugueses está a estudar a proteína BolA, de forma a tentar combater o facto de a salmonela ser um dos grandes problemas existentes na atualidade, já que esta bactéria pode contaminar …

Presidente da Ford nos EUA demite-se por comportamento inadequado

Uma investigação interna concluiu que Raj Nair levou a cabo comportamento "inconsistente com o código de conduta da empresa". O Presidente da Ford nos EUA, Raj Nair, demitiu-se "com efeitos imediatos" depois de uma investigação interna …

PJ investiga contas bancárias de Bruno de Carvalho e de familiares

As contas bancárias de Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, estão a ser passadas a pente fino por investigadores da Polícia Judiciária, no âmbito das suspeitas em torno de eventuais "luvas" nas transferências de jogadores. A …

Rúben Semedo em prisão preventiva acusado de tentativa de homicídio

O futebolista português Rúben Semedo, internacional sub-21 que joga no clube espanhol Villarreal, vai ficar em prisão preventiva, a aguardar julgamento, depois de ter sido acusado de tentativa de homicídio. Um juiz do tribunal de Líria, …

Opositor russo Alexei Navalny detido um mês antes das presidenciais

O líder da oposição russa Alexei Navalny anunciou ter sido detido pela polícia em Moscovo, a menos de um mês das eleições presidenciais, para as quais apelou ao boicote. Através do Twitter, Navalny disse ter sido …

Com 13 anos, Jack não conseguiu jogar na lotaria (mas comprou uma arma)

Jack, um rapaz norte-americano de 13 anos, tentou, sem sucesso, comprar cerveja, cigarros, revistas para adultos ou até jogar na lotaria. Mas quando se tratou de comprar uma arma, conseguiu-o em menos de dez minutos. O …

PCP sozinho na luta contra o Acordo Ortográfico

PSD, PS, CDS e BE demarcaram-se, esta quarta-feira, do projeto de resolução do PCP, que pretende a desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico de 1990, ainda que admitam a necessidade de o aperfeiçoar. Na defesa do …