BBC descobriu os peixinhos da horta e rendeu-se à cozinha portuguesa

A cozinha portuguesa pode bem ser “a mais influente” do mundo, é a conclusão de um jornalista da BBC que descobriu os peixinhos da horta e, a partir desta receita tipicamente nacional, ficou a saber como vários países do mundo têm pratos inspirados na culinária lusa.

David Farley, jornalista da BBC, conta num artigo publicado no site do canal britânico como os peixinhos da horta, a receita tipicamente portuguesa que se faz com feijão verde frito, depois de envolvido num polme feito com farinha, ovo e água, inspiraram o famosotempura” japonês.

Os peixinhos da horta “mudaram a história da comida”, escreve o jornalista, notando que os japoneses adoptaram a “tempura” como a base da sua culinária, depois de terem descoberto a receita portuguesa, levada pelos nossos navegadores, os primeiros europeus a chegarem ao arquipélago.

“Os japoneses herdaram o prato de nós e tornaram-no melhor”, diz na BBC o chef português José Avillez.

Mas, para lá, dos peixinhos da horta, há influências portuguesas em muitos outros países, o que leva Farley a concluir que “a cozinha portuguesa, ainda muito ofuscada pelas cozinhas de Itália, Espanha e França, pode ser a cozinha mais influente do planeta“.

O jornalista cita a presença portuguesa na Índia e nota como a nossa carne de vinha d’alhos inspirou o vindaloo indiano.

Também refere influências nas cozinha de Malásia, China, Moçambique, Angola e Cabo Verde e no Brasil, claro está, sublinhando que a famosa feijoada à brasileira se inspirou na culinária minhota.

SV, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Como ideia para ajudar a resolver este injusto problema (desconhecimento pelo estrangeiro de tudo o que é português), proponho uma quarentena na secretaria de estado da cultura e também no turismo no que diz respeito a verbas com um corte radical das mesmas internamente direccionadas e durante alguns anos em divulgação estudada e sábia pelo mundo que nos interesse. Evitávamos assim o vexame de contìnuamente ouvir falar só de bacalhau e vinho do porto. Só comemos bacalhau,bebemos vinho do porto. E tudo isto…ao sol.

  2. É pena que a BBC não se debrusse mais sobre os “cozinhados” que os nossos governantes(?) têm feito ultimamente.
    Dava um programa que nunca mais acabava.

  3. Deixem os Governos em paz.

    A importância da iniciativa privada e a sua capacidade deve ser capaz de suplantar qualquer iniciativa do Governo qualquer que ele seja. Eu quero um governo que se preocupe com a Saúde, Educação, Justiça e Defesa.
    Quero uma iniciativa privada que promova os seus produtos e serviços.
    Mais governo implica obrigatoriamente mais custos.

RESPONDER

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …

A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca. Vanellope Hope Wilkins …

Vieira da Silva implicado no escândalo Raríssimas

Paula Brito e Costa quis criar uma fundação, com o intuito de reforçar os seus poderes na associação Raríssimas. O pedido teve um parecer negativo, mas isso não a impediu de assinar um protocolo como …

PS contraiu mais um empréstimo e já deve 9 milhões de euros à banca

O PS contraiu, há cerca de duas semanas, mais um empréstimo bancário para fazer face às dificuldades financeiras que vem atravessando. O partido tem uma dívida à banca que ronda os 9 milhões de euros. A …

Casa dos Marcos corre o risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias

Os trabalhadores da "Raríssimas" avisam que a associação está em risco de fechar por falta de acesso às contas bancárias e apelam ao primeiro-ministro para que envie uma direção idónea para permitir o seu funcionamento. A …

Rui Rio recebe 21 mil euros por ano da Ordem dos Contabilistas

Desde 2013, Rui Rio recebeu 1500 euros brutos mensais como vice-presidente da Assembleia Geral da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Por ano, são 21 mil euros ilíquidos: é esse o valor que o candidato à presidência …

Médicos Sem Fronteiras falam em 9 mil rohingyas mortos em apenas um mês

Pelo menos nove mil rohingyas morreram no Estado de Rakhine, em Myanmar, entre 25 de agosto e 24 de setembro, segundo investigações dos Médicos Sem Fronteiras em acampamentos de refugiados no Bangladesh. "Como 71,7% das mortes …

MAI dá à PSP uma semana para avaliar riscos de segurança na noite

A PSP tem até ao próximo dia 20 para realizar uma avaliação dos incidentes registados nos últimos dois anos em estabelecimentos de diversão noturna. Segundo o Diário de Notícias, a ordem de Eduardo Cabrita terá sido …

Três semanas depois, ainda não há pedidos de indemnização por mortes em incêndios

Passaram quase três semanas desde a abertura do processo de entrega de requerimentos, mas a Provedoria da Justiça ainda não recebeu nenhum pedido. A presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) explica …

Mães querem processar Estado pelas adoções ilegais da IURD

As mães portuguesas de dez crianças que terão sido roubadas à família de um lar ilegal financiado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e adotadas por bispos e pastores da igreja ponderam lutar …