Ameaças de morte a ativistas e deputadas vieram de servidor na Bulgária

Os e-mails de ódio com ameaças de morte enviados a ativistas e deputadas da luta antifascista no início de agosto foram rastreados até um servidor na Bulgária.

O semanário Expresso relatou este domingo que engenheiros informáticos que fazem parte de grupos antifascistas rastrearam o email com ameaças de morte dirigido a dez personalidades, entre as quais as deputadas Joacine Katar Moreira, Mariana Mortágua e Beatriz Gomes Dias, o dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba e ativistas da Frente Unitária Antifascista (FUA).

A mensagem foi assinada pelo movimento Nova Ordem de Avis/Resistência Nacional e chegou através de um servidor de correio eletrónico temporário chamado Guerrilamails.com, em que o utilizador não precisa de se registar e cujos e-mails desaparecem após algumas horas.

O grupo de engenheiros rastreou os e-mails, chegando até uma VPN – rede virtual privada, que permite ao utilizador navegar na Internet de forma anónima – localizada na Bulgária.

Segundo o Expresso, as empresas privadas que gerem estes servidores não dão qualquer tipo de informação. “Não são obrigadas por lei a ceder os dados pretendidos pela polícia e não há qualquer acordo entre os Estados para as obrigar”, explicou uma fonte próxima da investigação ao jornal.

Este sábado, soube-se que as autoridades estão a dar prioridade máxima à investigação, estando o caso a ser analisado como um crime terrorista. Em causa está um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem “território nacional”.

Entre os visados estão as deputadas Beatriz Gomes Dias, Mariana Mortágua (do Bloco de Esquerda) e Joacine Katar Moreira (deputada não inscrita), Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo, Danilo Moreira, sindicalista, Jonathan Costa e Rita Osório, da frente unitária anti-fascista, Vasco Santos, do Movimento Alternativa Socialista, Melissa Rodrigues, do Núcleo Anti-racista do Porto.

O mesmo e-mail deixa também ameaças aos familiares de cada um dos visados.

As autoridades admitem uma eventual ligação entre as ameaças e a concentração neonazi que aconteceu dias antes do e-mail ter sido enviado em frente à sede do SOS Racismo, em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …