Passageira diz ter sido ameaçada por motorista da Vimeca com arma de fogo

Um motorista de autocarros da empresa Vimeca terá apontado uma arma de fogo a uma passageira no seguimento de uma discussão. O caso aconteceu em outubro, mas, após várias tentativas de contacto, a rodoviária continua sem se pronunciar.

O caso remonta à tarde do dia 17 de outubro, quando Natércia Macedo, uma guineense, de 41 anos, viu o autocarro operado pela Vimeca a passar a paragem sem parar. Natércia conseguiu chamar a atenção do motorista, que parou o autocarro. Quando entrou no transporte, a mulher terá dito “hoje tive azar, já de manhã passou um motorista que nem olhou para a cara das pessoas que estavam na paragem”.

Acompanhada pela filha de dois anos, Natércia Macedo foi apanhada de surpresa quando se deparou com a resposta fria e agressiva do motorista da empresa de transportes. “Vai-te sentar e cala-te”, disse-lhe o condutor do autocarro.

Ao jornal Público, a passageira contou que lhe respondeu que não ia “porque tinha o direito a reclamar”. Este foi apenas o início de uma discussão que se estendeu. “Cala a boca. Se não te calares, levas uma chapada na cara“, terá dito o motorista já com o veículo em andamento.

De acordo com o relato de Natércia, o condutor tentou várias vezes fazer com que a passageira abandonasse o autocarro. Até que, perto da avenida Aquilino Ribeiro, o motorista terá ameaçado a guineense com uma arma. “Ameaçou-me com a arma e disse-me que tinha sorte de estar com a miúda, que se não fosse estar com ela, iria ver.”

Óscar Costa, de 47 anos, testemunhou o momento. Ao jornal local O Comércio de Massamá e Monte Abraão, o passageiro confirmou esta versão da história. Além disso, acrescentou que várias pessoas terão fugido do autocarro com medo, inclusivamente a sua mulher grávida.

Natércia Macedo deslocou-se à esquadra da PSP para reportar o que lhe tinha acontecido, mas os agentes disseram-lhe “que o processo demoraria muito em tribunal e que era melhor não fazer nada“.

O diário tentou pedir esclarecimentos à Vimeca sobre o sucedido, mas a empresa não respondeu sobre o caso, adiantando apenas que o assunto diz respeito ao departamento de contencioso e que nada tem a dizer sobre o assunto.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

É possível fazer uma máscara de tecido em apenas alguns segundos

O cirurgião-geral norte-americano Jerome Adams disse que as máscaras faciais de pano podem ser feitas a partir de utensílios domésticos comuns. No início do mês, Jerome Adams, cirurgião-geral dos Estados Unidos, deixou um aviso ao público …

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …