Ambulância do INEM (acabada de reparar) incendeia-se no hospital

Estela Silva / Lusa

No final da manhã deste domingo, uma ambulância incendiou-se dentro do hospital Rainha Santa Isabel, em Torres Novas.

Uma ambulância do Instituo Nacional de Emergência Médica (INEM) incendiou-se, este domingo, quando estava estacionada na base, o hospital de Torres Novas.

Segundo o Expresso, nenhum dos tripulantes da ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV), um técnico de emergência pré-hospitalar e um enfermeiro, ficaram feridos. A ambulância não tinha nenhum paciente a bordo.

Embora não haja nenhuma informação oficial sobre o sucedido, fontes contactadas pelo jornal falam de veículos envelhecidos. Segundo fonte do INEM, a ambulância realizou, no domingo, um serviço de emergência médica pré-hospitalar às 8h14 que terminou às 11h00.

“O incidente ocorreu às 11h48 com a ambulância parada, parqueada nas urgências do Hospital”, conta. O INEM acionou os Bombeiros Voluntários de Torres Novas e a PSP. Pelas 13h30 “o INEM colocou uma ambulância SIV ao serviço, em substituição da acidentada”.

A viatura em questão “beneficiou de uma grande reparação no mês de dezembro de 2017, tendo sido colocado um motor novo, com dois anos de garantia, num investimento de mais de 10.000 euros”, esclareceu a fonte.

A ambulância, que entrou ao serviço como SIV de Torres Novas no dia 21 de maio, tinha 157.083 km, e o motor (novo) tinha menos de 10.000 km de funcionamento. “A última intervenção ocorreu no dia 10 de maio com a colocação de um novo conversor”, refere a fonte do INEM ao mesmo jornal.

Incidentes como este mostram as falhas do sistema. A reportagem do Expresso “INEM em estado crítico” evidencia uma situação de bases degradadas, viaturas sem manutenção, equipamentos desadequados, fármacos em falta ou escassez de profissionais.

“As ambulâncias SIV, com técnico e enfermeiro, na sua maioria, não passariam na inspeção. Os pneus estão gastos, a direção tem folgas, os amortecedores estão totalmente danificados e, mesmo assim, temos de fazer uma condução a grande velocidade”, denunciou um técnico de emergência pré-hospitalar da região de Lisboa.

Já um enfermeiro do Norte referiu que “nas ambulâncias SIV que não estão integradas numa unidade de saúde, a reposição dos stocks é muito difícil e optamos por pedir aos colegas da Urgência para dispensarem material”. “Chegamos a pedir seringas, sistemas de soros ou medicamentos”, confessa.

Ao instituto são apontadas falhas em todas as áreas. O Expresso frisa que quem critica diz-se prejudicado, razão pela qual todos os testemunhos foram feitos sob anonimato.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …