Amazónia ardeu o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol só em agosto

Mato Grosso Firefighters / EPA

Só em agosto, a Amazónia ardeu quase 30 mil quilómetros quadrados de floresta, o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol.

De acordo com os dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o território que ardeu é quatro vezes maior do que o registado no mesmo período do ano passado. A floresta amazónica, com 5,5 milhões de quilómetros quadrados, viu arder o equivalente a 4,2 milhões campos de futebol. Só no mês de agosto, ardeu 63% de toda a área queimada este ano.

Esta é a maior área ardida desde 2010, quando na altura os incêndios queimaram mais de 43 mil quilómetros quadrados de floresta. Segundo o UOL, este ano são mais e maiores incêndios, em comparação com há nove anos. No entanto, os especialistas contactados pelo portal brasileiro garantem que este ano está longe dos níveis de seca registados em 2010.

Como seria de esperar, os municípios mais afetados são aqueles com os maior número de focos de incêndio. Aliás, as dez cidades com mais focos representam 37% da área ardida este ano.

“Neste ano não temos uma seca extrema, como em 2015 e 2016. Em 2017 e 2018, tivemos um período chuvoso suficiente. Em 2019, não temos eventos climáticos que afetam as secas, como o El Niño, ou eles não estão a acontecer intensamente. Não há maneira de o clima ser a explicação deste aumento“, disse a diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazónia (Ipam), Ana Alencar.

Na terça-feira, Bolsonaro apelou ao povo brasileiro para que, no próximo sábado, saíssem à rua de verde e amarelo.

“Para quem está em Brasília, quem porventura estiver no Rio de Janeiro, em São Paulo, que compareça de verde e amarelo. Eu lembro que, lá atrás, um presidente disse isso e deu-se mal. Mas não é o nosso caso. O nosso caso é o Brasil. Não é para me defender ou defender quem quer que seja. É para mostrar ao mundo que aqui é o Brasil. Que a Amazónia é nossa“, disse, citado pelo Expresso.

Jair Bolsonaro mencionou ainda o conceito de soberania relativa referido pelo presidente francês Emmanuel Macron, dizendo que isso mexeu com muitos brasileiros. “Isso serviu para acordar muita gente no Brasil que nem sabia o que era a Amazónia“, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Então havia muita gente no Brasil que nem sabia o que é a Amazónia! Isto é que é insultar o povo! Mas não admira vindo da parte de uma pessoa que insulta toda a gente (menos o guru Trump, apesar de não lhe chegar aos calcanhares) e que pretende isolar o seu país do mundo.

RESPONDER

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …