Só em agosto, a Amazónia ardeu quase 30 mil quilómetros quadrados de floresta, o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol.
De acordo com os dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o território que ardeu é quatro vezes maior do que o registado no mesmo período do ano passado. A floresta amazónica, com 5,5 milhões de quilómetros quadrados, viu arder o equivalente a 4,2 milhões campos de futebol. Só no mês de agosto, ardeu 63% de toda a área queimada este ano.
Esta é a maior área ardida desde 2010, quando na altura os incêndios queimaram mais de 43 mil quilómetros quadrados de floresta. Segundo o UOL, este ano são mais e maiores incêndios, em comparação com há nove anos. No entanto, os especialistas contactados pelo portal brasileiro garantem que este ano está longe dos níveis de seca registados em 2010.
Como seria de esperar, os municípios mais afetados são aqueles com os maior número de focos de incêndio. Aliás, as dez cidades com mais focos representam 37% da área ardida este ano.
“Neste ano não temos uma seca extrema, como em 2015 e 2016. Em 2017 e 2018, tivemos um período chuvoso suficiente. Em 2019, não temos eventos climáticos que afetam as secas, como o El Niño, ou eles não estão a acontecer intensamente. Não há maneira de o clima ser a explicação deste aumento“, disse a diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazónia (Ipam), Ana Alencar.
Na terça-feira, Bolsonaro apelou ao povo brasileiro para que, no próximo sábado, saíssem à rua de verde e amarelo.
“Para quem está em Brasília, quem porventura estiver no Rio de Janeiro, em São Paulo, que compareça de verde e amarelo. Eu lembro que, lá atrás, um presidente disse isso e deu-se mal. Mas não é o nosso caso. O nosso caso é o Brasil. Não é para me defender ou defender quem quer que seja. É para mostrar ao mundo que aqui é o Brasil. Que a Amazónia é nossa“, disse, citado pelo Expresso.
Jair Bolsonaro mencionou ainda o conceito de soberania relativa referido pelo presidente francês Emmanuel Macron, dizendo que isso mexeu com muitos brasileiros. “Isso serviu para acordar muita gente no Brasil que nem sabia o que era a Amazónia“, acrescentou.
Então havia muita gente no Brasil que nem sabia o que é a Amazónia! Isto é que é insultar o povo! Mas não admira vindo da parte de uma pessoa que insulta toda a gente (menos o guru Trump, apesar de não lhe chegar aos calcanhares) e que pretende isolar o seu país do mundo.
Caro Zap!
Que mentira, essa Área é maior que a própria Amazônia.
Caro leitor,
Como dizemos no nosso artigo, a Amazónia “ardeu quase 30 mil quilómetros quadrados de floresta, o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol”. A floresta amazónica tem “5,5 milhões de quilómetros quadrados”.