Amazónia ardeu o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol só em agosto

Mato Grosso Firefighters / EPA

Só em agosto, a Amazónia ardeu quase 30 mil quilómetros quadrados de floresta, o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol.

De acordo com os dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o território que ardeu é quatro vezes maior do que o registado no mesmo período do ano passado. A floresta amazónica, com 5,5 milhões de quilómetros quadrados, viu arder o equivalente a 4,2 milhões campos de futebol. Só no mês de agosto, ardeu 63% de toda a área queimada este ano.

Esta é a maior área ardida desde 2010, quando na altura os incêndios queimaram mais de 43 mil quilómetros quadrados de floresta. Segundo o UOL, este ano são mais e maiores incêndios, em comparação com há nove anos. No entanto, os especialistas contactados pelo portal brasileiro garantem que este ano está longe dos níveis de seca registados em 2010.

Como seria de esperar, os municípios mais afetados são aqueles com os maior número de focos de incêndio. Aliás, as dez cidades com mais focos representam 37% da área ardida este ano.

“Neste ano não temos uma seca extrema, como em 2015 e 2016. Em 2017 e 2018, tivemos um período chuvoso suficiente. Em 2019, não temos eventos climáticos que afetam as secas, como o El Niño, ou eles não estão a acontecer intensamente. Não há maneira de o clima ser a explicação deste aumento“, disse a diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazónia (Ipam), Ana Alencar.

Na terça-feira, Bolsonaro apelou ao povo brasileiro para que, no próximo sábado, saíssem à rua de verde e amarelo.

“Para quem está em Brasília, quem porventura estiver no Rio de Janeiro, em São Paulo, que compareça de verde e amarelo. Eu lembro que, lá atrás, um presidente disse isso e deu-se mal. Mas não é o nosso caso. O nosso caso é o Brasil. Não é para me defender ou defender quem quer que seja. É para mostrar ao mundo que aqui é o Brasil. Que a Amazónia é nossa“, disse, citado pelo Expresso.

Jair Bolsonaro mencionou ainda o conceito de soberania relativa referido pelo presidente francês Emmanuel Macron, dizendo que isso mexeu com muitos brasileiros. “Isso serviu para acordar muita gente no Brasil que nem sabia o que era a Amazónia“, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Então havia muita gente no Brasil que nem sabia o que é a Amazónia! Isto é que é insultar o povo! Mas não admira vindo da parte de uma pessoa que insulta toda a gente (menos o guru Trump, apesar de não lhe chegar aos calcanhares) e que pretende isolar o seu país do mundo.

    • Caro leitor,
      Como dizemos no nosso artigo, a Amazónia “ardeu quase 30 mil quilómetros quadrados de floresta, o equivalente a 4,2 milhões de campos de futebol”. A floresta amazónica tem “5,5 milhões de quilómetros quadrados”.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …