Amazon inaugura supermercado físico onde os clientes saem sem pagar

A Amazon anunciou, esta segunda-feira, a inauguração de um supermercado físico onde não existem caixas para o pagamento dos produtos adquiridos.

Os clientes entram no supermercado usando uma tecnologia proprietária da Amazon, que usa um QR Code pessoal para identificar o utilizador – ou seja, qualquer cliente da loja pode pegar no produto que quiser e sair da loja, sem se preocupar com filas longas para pagar as compras.

O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go”, que funciona graças a uma combinação entre visão computacional, sensores e aprendizagem automática.

A aplicação deteta quando um cliente retira um produto da prateleira e quando o coloca no carrinho de compras – e também consegue identificar quando o indivíduo volta a pôr algo na prateleira.

A primeira loja da “Amazon Go” fica em Seatlle, nos EUA, onde a empresa de comércio eletrónico está sediada. Para já, a novidade está disponível apenas para funcionários da empresa, mas espera-se que seja aberta ao público em 2017.

A Amazon revela que o novo supermercado vai vender refeições e lanches prontos para comer feitos por chefs no próprio local ou por padarias das redondezas.

Os clientes também poderão adquirir itens essenciais como pão e leite de marcas conhecidas, além de chocolates e queijos.

No entanto, caso esta tecnologia seja aplicada em larga escala, pode acabar com milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Só nos EUA, existem 3,5 milhões de pessoas a trabalhar nas caixas de supermercados.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Isto não é estupidez, é ganancia.
      Para esta gente não há limites, porque se julgam donos do mundo. Até por aqui se vê a consideração que esta gente tem por aqueles que só querem ter uma vida digna por via do seu trabalho. Mais uma vez digo, a ultima preocupação dos ricos são os pobres. Se isto se generalizar muito desemprego vem aí e, com ele, muita fominha e no fim, talvez muita porrada no lombo de gente rica, pois se a fome apertar gera-se o caos.
      Por mim continuarei a ir aos “tradicionais” da mesma forma que portagens nas AE pago preferencialmente ao funcionário (portageiro).

  1. A Paragona da notícia é enganadora. o Cliente paga e paga logo. Tal como é indicado mais tarde no corpo da dita: “O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go””

  2. E eu a pensar que era por cá e que não se pagava mesmo que teria sido alguma forma da geringonça nos satisfazer com uma prova bem socialista de viver.

    • Estamos em Portugal, no ano de 2016. Sabe o que é socialismo (refiro-me ao “socialismo” do PS)? Não deve saber. Se soubesse não escreveria essa gigantesca bacorada.
      A inveja baseada no ressabiamento é, de facto, lixada.

RESPONDER

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …

Plano de desconfinamento a circular nas redes sociais é falso. Governo faz denúncia ao Ministério Público

Esta quinta-feira, começou a circular nas redes sociais um alegado plano de desconfinamento que teria início já no mês de março. O Governo já veio avisar que o documento é falso e vai fazer uma …

Carlos Carreiras diz que "Passos Coelho não é passado, é presente"

O presidente da Câmara de Cascais voltou a criticar a liderança do líder do PSD e, em sentido contrário, deixou rasgados elogios ao seu antecessor. Numa entrevista ao jornal Público e à rádio Renascença, Carlos Carreiras …

PSP diz que jovem que se gabou de violação no Instagram pode ter "fantasiado"

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viseu afirma que "tudo leva a crer" que o jovem que assumiu, em direto no Instagram, ter violado uma rapariga estivesse a fantasiar. A PSP de Viseu identificou o …

Termina hoje o prazo para validar faturas para apresentar no IRS

Os contribuintes têm até esta quinta-feira para validar e verificar as faturas de 2020 no Portal e-fatura e que vão servir de base no cálculo das deduções no IRS. Há já vários anos que as deduções …

“Foi torturada”. Princesa Latifa escreve carta à polícia a pedir que investigue desaparecimento da irmã

Latifa escreveu à polícia britânica em 2019. O caso da sua irmã Shamsa, raptada em Inglaterra há mais de vinte anos, tem muitas semelhanças com o drama agora vivido pela princesa. A princesa Latifa, filha do …

Pelo menos oito mortos após golpe de Estado em Myanmar. ONG pedem embargo ao fornecimento de armas

Pelo menos oito pessoas morreram em Myanmar, como resultado da violência desencadeada após o golpe de Estado realizado pelos militares a 1 de fevereiro, segundo a Associação de Assistência aos Prisioneiros Políticos (AAPP). Até agora, o …

24 mil milhões até 2025 e 100% renovável até 2030. Eis o novo plano estratégico da EDP

A EDP apresenta esta quinta-feira o seu novo plano estratégico, comprometendo-se a investir 24 mil milhões de euros até 2025 na transição energética e anunciando o objetivo de até 2030 se tornar 100% verde. Na nota …