Amazon inaugura supermercado físico onde os clientes saem sem pagar

A Amazon anunciou, esta segunda-feira, a inauguração de um supermercado físico onde não existem caixas para o pagamento dos produtos adquiridos.

Os clientes entram no supermercado usando uma tecnologia proprietária da Amazon, que usa um QR Code pessoal para identificar o utilizador – ou seja, qualquer cliente da loja pode pegar no produto que quiser e sair da loja, sem se preocupar com filas longas para pagar as compras.

O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go”, que funciona graças a uma combinação entre visão computacional, sensores e aprendizagem automática.

A aplicação deteta quando um cliente retira um produto da prateleira e quando o coloca no carrinho de compras – e também consegue identificar quando o indivíduo volta a pôr algo na prateleira.

A primeira loja da “Amazon Go” fica em Seatlle, nos EUA, onde a empresa de comércio eletrónico está sediada. Para já, a novidade está disponível apenas para funcionários da empresa, mas espera-se que seja aberta ao público em 2017.

A Amazon revela que o novo supermercado vai vender refeições e lanches prontos para comer feitos por chefs no próprio local ou por padarias das redondezas.

Os clientes também poderão adquirir itens essenciais como pão e leite de marcas conhecidas, além de chocolates e queijos.

No entanto, caso esta tecnologia seja aplicada em larga escala, pode acabar com milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Só nos EUA, existem 3,5 milhões de pessoas a trabalhar nas caixas de supermercados.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Isto não é estupidez, é ganancia.
      Para esta gente não há limites, porque se julgam donos do mundo. Até por aqui se vê a consideração que esta gente tem por aqueles que só querem ter uma vida digna por via do seu trabalho. Mais uma vez digo, a ultima preocupação dos ricos são os pobres. Se isto se generalizar muito desemprego vem aí e, com ele, muita fominha e no fim, talvez muita porrada no lombo de gente rica, pois se a fome apertar gera-se o caos.
      Por mim continuarei a ir aos “tradicionais” da mesma forma que portagens nas AE pago preferencialmente ao funcionário (portageiro).

  1. A Paragona da notícia é enganadora. o Cliente paga e paga logo. Tal como é indicado mais tarde no corpo da dita: “O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go””

  2. E eu a pensar que era por cá e que não se pagava mesmo que teria sido alguma forma da geringonça nos satisfazer com uma prova bem socialista de viver.

    • Estamos em Portugal, no ano de 2016. Sabe o que é socialismo (refiro-me ao “socialismo” do PS)? Não deve saber. Se soubesse não escreveria essa gigantesca bacorada.
      A inveja baseada no ressabiamento é, de facto, lixada.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …