Amazon inaugura supermercado físico onde os clientes saem sem pagar

A Amazon anunciou, esta segunda-feira, a inauguração de um supermercado físico onde não existem caixas para o pagamento dos produtos adquiridos.

Os clientes entram no supermercado usando uma tecnologia proprietária da Amazon, que usa um QR Code pessoal para identificar o utilizador – ou seja, qualquer cliente da loja pode pegar no produto que quiser e sair da loja, sem se preocupar com filas longas para pagar as compras.

O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go”, que funciona graças a uma combinação entre visão computacional, sensores e aprendizagem automática.

A aplicação deteta quando um cliente retira um produto da prateleira e quando o coloca no carrinho de compras – e também consegue identificar quando o indivíduo volta a pôr algo na prateleira.

A primeira loja da “Amazon Go” fica em Seatlle, nos EUA, onde a empresa de comércio eletrónico está sediada. Para já, a novidade está disponível apenas para funcionários da empresa, mas espera-se que seja aberta ao público em 2017.

A Amazon revela que o novo supermercado vai vender refeições e lanches prontos para comer feitos por chefs no próprio local ou por padarias das redondezas.

Os clientes também poderão adquirir itens essenciais como pão e leite de marcas conhecidas, além de chocolates e queijos.

No entanto, caso esta tecnologia seja aplicada em larga escala, pode acabar com milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Só nos EUA, existem 3,5 milhões de pessoas a trabalhar nas caixas de supermercados.

ZAP / Canaltech

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Isto não é estupidez, é ganancia.
      Para esta gente não há limites, porque se julgam donos do mundo. Até por aqui se vê a consideração que esta gente tem por aqueles que só querem ter uma vida digna por via do seu trabalho. Mais uma vez digo, a ultima preocupação dos ricos são os pobres. Se isto se generalizar muito desemprego vem aí e, com ele, muita fominha e no fim, talvez muita porrada no lombo de gente rica, pois se a fome apertar gera-se o caos.
      Por mim continuarei a ir aos “tradicionais” da mesma forma que portagens nas AE pago preferencialmente ao funcionário (portageiro).

  1. A Paragona da notícia é enganadora. o Cliente paga e paga logo. Tal como é indicado mais tarde no corpo da dita: “O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go””

  2. E eu a pensar que era por cá e que não se pagava mesmo que teria sido alguma forma da geringonça nos satisfazer com uma prova bem socialista de viver.

    • Estamos em Portugal, no ano de 2016. Sabe o que é socialismo (refiro-me ao “socialismo” do PS)? Não deve saber. Se soubesse não escreveria essa gigantesca bacorada.
      A inveja baseada no ressabiamento é, de facto, lixada.

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …