/

Amazon inaugura supermercado físico onde os clientes saem sem pagar

6

A Amazon anunciou, esta segunda-feira, a inauguração de um supermercado físico onde não existem caixas para o pagamento dos produtos adquiridos.

Os clientes entram no supermercado usando uma tecnologia proprietária da Amazon, que usa um QR Code pessoal para identificar o utilizador – ou seja, qualquer cliente da loja pode pegar no produto que quiser e sair da loja, sem se preocupar com filas longas para pagar as compras.

O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go”, que funciona graças a uma combinação entre visão computacional, sensores e aprendizagem automática.

A aplicação deteta quando um cliente retira um produto da prateleira e quando o coloca no carrinho de compras – e também consegue identificar quando o indivíduo volta a pôr algo na prateleira.

A primeira loja da “Amazon Go” fica em Seatlle, nos EUA, onde a empresa de comércio eletrónico está sediada. Para já, a novidade está disponível apenas para funcionários da empresa, mas espera-se que seja aberta ao público em 2017.

A Amazon revela que o novo supermercado vai vender refeições e lanches prontos para comer feitos por chefs no próprio local ou por padarias das redondezas.

Os clientes também poderão adquirir itens essenciais como pão e leite de marcas conhecidas, além de chocolates e queijos.

No entanto, caso esta tecnologia seja aplicada em larga escala, pode acabar com milhões de postos de trabalho em todo o mundo. Só nos EUA, existem 3,5 milhões de pessoas a trabalhar nas caixas de supermercados.

ZAP / Canaltech

6 Comments

    • Isto não é estupidez, é ganancia.
      Para esta gente não há limites, porque se julgam donos do mundo. Até por aqui se vê a consideração que esta gente tem por aqueles que só querem ter uma vida digna por via do seu trabalho. Mais uma vez digo, a ultima preocupação dos ricos são os pobres. Se isto se generalizar muito desemprego vem aí e, com ele, muita fominha e no fim, talvez muita porrada no lombo de gente rica, pois se a fome apertar gera-se o caos.
      Por mim continuarei a ir aos “tradicionais” da mesma forma que portagens nas AE pago preferencialmente ao funcionário (portageiro).

  1. A Paragona da notícia é enganadora. o Cliente paga e paga logo. Tal como é indicado mais tarde no corpo da dita: “O pagamento é feito automaticamente através de cartão de crédito ou débito registado pelo consumidor na aplicação no smartphone chamada “Amazon Go””

  2. E eu a pensar que era por cá e que não se pagava mesmo que teria sido alguma forma da geringonça nos satisfazer com uma prova bem socialista de viver.

    • Estamos em Portugal, no ano de 2016. Sabe o que é socialismo (refiro-me ao “socialismo” do PS)? Não deve saber. Se soubesse não escreveria essa gigantesca bacorada.
      A inveja baseada no ressabiamento é, de facto, lixada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.