A Amazon comprou a MGM por 8,45 mil milhões de dólares. O objetivo passa por alargar o catálogo de filmes e séries do serviço Amazon Prime Video.
A Amazon chegou a acordo para comprar a Metro-Goldwyn-Mayer, mais conhecida por MGM, a empresa norte-americana de produção e distribuição de filmes e programas de televisão.
A Amazon pagou cerca de 8,45 mil milhões de dólares, passando agora a deter uma biblioteca de conteúdo que, segundo consta, consiste em cerca de 4.000 filmes e 17.000 horas de TV, escreve o The Verge.
Desta forma, o serviço Amazon Prime conseguirá potencialmente atrair mais subscritores, competindo com a Netflix e com a HBO. A Amazon diz que a aquisição “proporcionará aos clientes maior acesso” aos trabalhos da MGM.
Esta é a segunda maior aquisição da multinacional norte-americana, depois de ter adquirido em 2017 a rede de supermercados Whole Foods, por quase 14 mil milhões de dólares.
“O valor financeiro real por trás deste acordo é o tesouro da propriedade intelectual no profundo catálogo que planeamos reimaginar e desenvolver junto com a talentosa equipa da MGM”, disse Mike Hopkins, vice-presidente sénior da Prime Video e Amazon Studios, em comunicado. “É muito empolgante e oferece muitas oportunidades para uma narrativa de alta qualidade”.
Com a compra da MGM, a Amazon passa também a ser dona do canal de televisão por cabo Epix.
A MGM tem um portfólio variado, detendo os direitos de conteúdos dos franchises de James Bond e Rocky, para além de séries como The Handmaid’s Tale e Vikings.