Amatrice já não tem salvação

Roberto Salomone / EPA

Amatrice já não tem salvação

Amatrice já não tem salvação

A cidade de Amatrice, devastada após o terramoto desta quarta-feira, tem que ser completamente demolida, diz o Presidente da Câmara local, que promete reconstruir a cidade  mantendo a seu estilo original. O número de mortos do sismo atingiu entretanto os 281.

O Presidente da Câmara de Amatrice, Sergio Pirozzi, afirmou esta sexta-feira que a cidade já não tem salvação – o que sobrou dela terá que ser demolido por completo, para ser reconstruido.

O município foi devastado pelo terramoto que atingiu o centro da Itália há dois dias, deixando mais de 281 mortos – dos quais 212 em Amatrice – e dezenas de milhares de desalojados.

As operações de busca na cidade histórica, eleita o ano passado uma das mais bonitas do país, chegaram à fase final, e as autoridades precisam agora de pensar na sua reconstrução.

“Amatrice tem que ser completamente deitada a baixo”, diz o Presidente da Câmara, citado pela DW. O tremor de terra destruiu todos os prédios do centro histórico medieval da cidade.

“Queremos reconstruir a cidade no mesmo local, com a mesma forma e estética”, acrescenta Pirozzi.

Os bombeiros iniciaram os trabalhos de limpeza, retirando os escombros e abrindo novas vias de acesso para facilitar o trânsito nas ruas, que estão cobertas de ruínas.

A prioridade é agora a reconstrução da cidade, com cerca de 2 mil habitantes.

Pirozzi revelou ainda que estão a ser procurados, nas localidades mais próximas, locais para construir casas de madeira e alojar os habitantes de Amatrice, de modo a que possam começar a refazer as suas vidas.

De acordo com o autrarca, a medida visa evitar que se formem guetos à volta da cidade em ruínas.

“Quero um modelo de reconstrução como o de Friul”, disse, referindo-se à cidade do norte do país que foi totalmente reconstruida depois um terramoto em 1975, sem ter sido necessário que os seus habitantes  fossem alojados em outras regiões do país.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou a entretanto a criação de um fundo de apoio de 50 milhões de euros para a região atingida.

“Queremos que a comunidade atingida tenha a possibilidade de um futuro e não apenas lembranças do passado”, disse o governante.

ZAP / DW

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho pena é das 100 igrejas (!) que lá havia para guiar e “proteger” os “fiéis” . Onde é que eles agora vão agradecer a protecção divina ???

RESPONDER

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …

Assessor de Boris cometeu infração ao confinamento, conclui polícia

A polícia britânica concluiu que Dominic Cummings, assessor do primeiro-ministro, Boris Johnson, cometeu uma violação "menor" das regras de confinamento introduzidas para combater o novo coronavírus, mas não pretende abrir um processo. Cummings admitiu ter conduzido …