Amatrice já não tem salvação

Roberto Salomone / EPA

Amatrice já não tem salvação

Amatrice já não tem salvação

A cidade de Amatrice, devastada após o terramoto desta quarta-feira, tem que ser completamente demolida, diz o Presidente da Câmara local, que promete reconstruir a cidade  mantendo a seu estilo original. O número de mortos do sismo atingiu entretanto os 281.

O Presidente da Câmara de Amatrice, Sergio Pirozzi, afirmou esta sexta-feira que a cidade já não tem salvação – o que sobrou dela terá que ser demolido por completo, para ser reconstruido.

O município foi devastado pelo terramoto que atingiu o centro da Itália há dois dias, deixando mais de 281 mortos – dos quais 212 em Amatrice – e dezenas de milhares de desalojados.

As operações de busca na cidade histórica, eleita o ano passado uma das mais bonitas do país, chegaram à fase final, e as autoridades precisam agora de pensar na sua reconstrução.

“Amatrice tem que ser completamente deitada a baixo”, diz o Presidente da Câmara, citado pela DW. O tremor de terra destruiu todos os prédios do centro histórico medieval da cidade.

“Queremos reconstruir a cidade no mesmo local, com a mesma forma e estética”, acrescenta Pirozzi.

Os bombeiros iniciaram os trabalhos de limpeza, retirando os escombros e abrindo novas vias de acesso para facilitar o trânsito nas ruas, que estão cobertas de ruínas.

A prioridade é agora a reconstrução da cidade, com cerca de 2 mil habitantes.

Pirozzi revelou ainda que estão a ser procurados, nas localidades mais próximas, locais para construir casas de madeira e alojar os habitantes de Amatrice, de modo a que possam começar a refazer as suas vidas.

De acordo com o autrarca, a medida visa evitar que se formem guetos à volta da cidade em ruínas.

“Quero um modelo de reconstrução como o de Friul”, disse, referindo-se à cidade do norte do país que foi totalmente reconstruida depois um terramoto em 1975, sem ter sido necessário que os seus habitantes  fossem alojados em outras regiões do país.

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, anunciou a entretanto a criação de um fundo de apoio de 50 milhões de euros para a região atingida.

“Queremos que a comunidade atingida tenha a possibilidade de um futuro e não apenas lembranças do passado”, disse o governante.

ZAP / DW

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho pena é das 100 igrejas (!) que lá havia para guiar e “proteger” os “fiéis” . Onde é que eles agora vão agradecer a protecção divina ???

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …