/

Morreu o ex-ministro Álvaro Barreto

Tiago Petinga / Lusa

O ex-ministro de Estado, das Atividades Económicas e do Trabalho no XVI Governo Constitucional, Álvaro Barreto

O ex-ministro Álvaro Barreto morreu esta segunda-feira aos 84 anos, após ter estado internado durante vários meses num hospital de Lisboa.

O ex-ministro do PSD Álvaro Barreto morreu esta segunda-feira aos 84 anos, confirmou à Lusa um antigo governante social-democrata.

O engenheiro e dirigente político foi ministro nos governos de seis primeiros-ministros distintos, de Carlos Mota Pinto a Pedro Santana Lopes.

Em declarações à Rádio Observador, Santana Lopes disse que, “além de meu ministro, era uma pessoa que respeitava muito, prestou muito serviço a Portugal”. “Foi governante de vários governos. Além do mais, um bom amigo e uma pessoa que eu admirava muito. Devia ter sido primeiro-ministro (…) Era uma pessoa extremamente competente.”

Nascido em 1936, Álvaro Barreto licenciou-se em Engenharia Civil, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, em 1959. Seria em 1974, com após a Revolução de 25 de abril, que iniciaria o seu percurso político, juntando-se ao Partido Social Democrata na génese deste partido.

Seguir-se-ia um percurso governativo onde assumiu seis pastas distintas nos executivos de seis primeiros-ministros. A primeira experiência ocorreu em 1978, assumindo a pasta da Indústria e Tecnologia, num Governo Provisório chefiado por Carlos Mota Pinto.

Álvaro Barreto foi também ministro da Indústria de Francisco Sá Carneiro, ministro da Integração Europeia de Francisco Pinto Balsemão, foi ministro do Comércio e Turismo e mais tarde da Agricultura durante os anos do Bloco Central e esteve com as pastas da Agricultura e das Pescas durante os mandatos de Cavaco Silva.

A sua última experiência governativa ocorreu em 2004, quando foi convidado por Pedro Santana Lopes para assumir o cargo de Ministro de Estado, da Economia e do Trabalho. Antes, em 1991 e 1995 foi eleito deputado à Assembleia da República pelo PSD.

Álvaro Barreto foi também gestor, tendo desempenhado cargos de presidente da Soporcel. O seu último cargo empresarial foi na Tejo Energia, empresa que explora a central do Pego.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.