Alunos obrigados a alugar bolas de futebol à escola se quiserem jogar nos intervalos

Denúncia de uma professora diz que diretor de agrupamento escolar de Alverca do Ribatejo obriga os alunos do 2.º e 3.º ciclos a alugarem bolas de futebol se quiserem jogar nos intervalos. O dinheiro dos alugueres não fica registado na tesouraria.

Segundo uma denúncia feita por uma professora do 3.º ciclo do agrupamento escolar de Alverca do Ribatejo, o diretor da Escola Básica 123 do Bom Sucesso, Carlos Reis, terá ordenado há uma dezena de anos que os alunos do 2.º e 3.º ciclos “estão proibidos de levar bolas de futebol ou basquetebol” para a escola.

A denúncia, a que a revista Visão teve acesso, acrescenta ainda que se os alunos quiserem jogar nos campos, deverão “alugar bolas na portaria” ou ao segurança, pagando o aluguer à hora.

Segundo dados confirmados por pais e professores junto dos serviços administrativos, o dinheiro dos alugueres dessas bolas nunca terá sido “entregue na tesouraria da escola”, ficando o mesmo “na posse do diretor”.

A Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEG) tem em curso uma auditoria ao sistema de controlo interno do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo. A confirmação foi dada à Visão pelo gabinete do ministro da Educação.

Carlos Reis não desmente que os alunos estão proibidos de levar bolas para a escola e justifica os alugueres como uma estratégia de “minimização de conflitos”.

Adianta ainda que os alunos alugam as bolas através do cartão eletrónico, “de acordo com os mecanismos de controlo e fiscalização definidos pelo Conselho Administrativo deste Agrupamento de Escolas no âmbito da autonomia administrativa legalmente conferida aos seus órgãos de gestão”. Este procedimento, argumenta, “é do conhecimento generalizado da comunidade educativa, através do preçário afixado na reprografia e publicado na página web do Agrupamento”.

No entanto, sobre o rumo dado ao dinheiro, Carlos Reis contraria a denúncia, afirmando que “os valores daí apurados se encontram devidamente registados de forma específica pela tesouraria e integram na sua totalidade os mapas de receita da contabilidade do Agrupamento, destinando-se à aquisição de novas bolas de futebol e basquetebol para substituição daquelas que se deteriorarem”.

O diretor do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso afirma que, só os alunos do 1.º ciclo “usam gratuitamente as bolas de futebol afetas aos recursos educativos desse ciclo”.

A denúncia frisa ainda que a escola é a única do concelho que cobra alugueres de bolas, “apesar de se inserir numa das zonas mais pobres da freguesia e do concelho”. Dado que muitos pais têm dificuldades económicas muito graves, os alunos de condição social mais humilde “ou não brincavam ou desviavam o dinheiro destinado a comprar outros bens” para o aluguer de bolas.

Mas a questão das bolas não é a única situação apontada na denúncia, que sublinha outras alegadas irregularidades ou más práticas do diretor do agrupamento.

Entre as irregularidades destaca-se a auxiliar de biblioteca que nunca está no seu local de trabalho por ser secretária pessoal do diretor e o facto de a escola ter contratado uma empresa de construção civil para reparar as clarabóias, a mesma empresa que terá feito remodelações na casa do diretor.

Carlos Reis nega tudo, argumentando que nenhum ato ilícito foi assinalado em anteriores auditorias da IGEG.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um escândalo. Se forem à arrecadação de material desportivo de qualquer escola verificam que as bolas de futebol são as que estão em pior estado, porque são as que os miúdos mais querem.
    Os professores devem preocupar-se com a aprendizagem dos alunos, porque têm muito trabalho a fazer nesta área.
    Deixem-se de tricas e invejas para quem está na direcção e façam o trabalho para que são pagos

RESPONDER

Venezuelanos acordam com menos zeros nas suas contas e o país paralisado

Os venezuelanos acordaram hoje com menos zeros nas suas contas bancárias devido à reconversão monetária que se iniciou esta segunda-feira por ordem do Governo, que também decretou o dia como não laboral, razão pela qual …

Pelo menos 13 mortos em sismo nas ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa

Pelo menos 13 pessoas morreram na sequência de vários sismos que abalaram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, indicou um novo balanço das autoridades locais. O sismo de magnitude 6,9 na escala Richter foi um …

"Vergonha e arrependimento". Papa escreve carta a condenar abusos sexuais

O Papa Francisco publicou, esta segunda-feira, uma carta dirigida a todos os católicos do mundo, condenando o crime de abuso sexual por parte de padres e o seu encobrimento e exigindo responsabilidades. A carta do Papa …

Autópsia confirma que Pedro Queiroz Pereira sofreu um enfarte

A autópsia realizada a Pedro Queiroz Pereira confirma que terá sido um ataque cardíaco que fez o empresário português cair de uma escada com oito degraus. A autópsia realizada esta segunda-feira  que Pedro Queiroz Pereira sofreu …

"Propaganda norte-coreana". Varoufakis, Galamba, PSD e Bloco criticam vídeo de Centeno

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo está a ser fortemente criticado, da esquerda à direita, pelo vídeo, partilhado esta segunda-feira, no qual aborda a saída da troika da Grécia, depois de oito anos …

Polícias de elite da PSP convocados para trabalhar nas obras

Operacionais da Unidade Especial de Polícia (UEP) da PSP estão a ser chamados para colaborarem como voluntários nas obras de remodelação da messe localizada na Quinta das Águas Livres, em Belas, Sintra. Segundo o Correio da …

Portugueses são dos que menos gastam em viagens turísticas

Os portugueses são dos cidadãos europeus que menos gastam em deslocações de turismo, ao desembolsar em média 136 euros por viagem turística, menos de metade da média da União Europeia, de 336 euros, revelam dados …

Ex-diretor da CIA admite recorrer à Justiça contra Donald Trump

O ex-diretor da CIA John Brennan admitiu neste domingo recorrer à Justiça, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lhe ter cancelado o acesso a informação confidencial e à Casa Branca. “Se esse é …

Trabalhadores da CGD em greve contra a perda de privilégios

O novo Acordo de Empresa que a Administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pretende implementar está a gerar revolta entre os trabalhadores e já levou à convocação de uma greve para sexta-feira, 24 de …

Asia Argento terá pago a jovem ator que a acusou de assédio sexual

A atriz e realizadora italiana terá pago 380 mil dólares para silenciar um jovem ator e músico que a acusa de assédio sexual quando tinha apenas 17 anos. Asia Argento foi uma das primeiras mulheres da …