Alunos obrigados a alugar bolas de futebol à escola se quiserem jogar nos intervalos

Denúncia de uma professora diz que diretor de agrupamento escolar de Alverca do Ribatejo obriga os alunos do 2.º e 3.º ciclos a alugarem bolas de futebol se quiserem jogar nos intervalos. O dinheiro dos alugueres não fica registado na tesouraria.

Segundo uma denúncia feita por uma professora do 3.º ciclo do agrupamento escolar de Alverca do Ribatejo, o diretor da Escola Básica 123 do Bom Sucesso, Carlos Reis, terá ordenado há uma dezena de anos que os alunos do 2.º e 3.º ciclos “estão proibidos de levar bolas de futebol ou basquetebol” para a escola.

A denúncia, a que a revista Visão teve acesso, acrescenta ainda que se os alunos quiserem jogar nos campos, deverão “alugar bolas na portaria” ou ao segurança, pagando o aluguer à hora.

Segundo dados confirmados por pais e professores junto dos serviços administrativos, o dinheiro dos alugueres dessas bolas nunca terá sido “entregue na tesouraria da escola”, ficando o mesmo “na posse do diretor”.

A Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEG) tem em curso uma auditoria ao sistema de controlo interno do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo. A confirmação foi dada à Visão pelo gabinete do ministro da Educação.

Carlos Reis não desmente que os alunos estão proibidos de levar bolas para a escola e justifica os alugueres como uma estratégia de “minimização de conflitos”.

Adianta ainda que os alunos alugam as bolas através do cartão eletrónico, “de acordo com os mecanismos de controlo e fiscalização definidos pelo Conselho Administrativo deste Agrupamento de Escolas no âmbito da autonomia administrativa legalmente conferida aos seus órgãos de gestão”. Este procedimento, argumenta, “é do conhecimento generalizado da comunidade educativa, através do preçário afixado na reprografia e publicado na página web do Agrupamento”.

No entanto, sobre o rumo dado ao dinheiro, Carlos Reis contraria a denúncia, afirmando que “os valores daí apurados se encontram devidamente registados de forma específica pela tesouraria e integram na sua totalidade os mapas de receita da contabilidade do Agrupamento, destinando-se à aquisição de novas bolas de futebol e basquetebol para substituição daquelas que se deteriorarem”.

O diretor do Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso afirma que, só os alunos do 1.º ciclo “usam gratuitamente as bolas de futebol afetas aos recursos educativos desse ciclo”.

A denúncia frisa ainda que a escola é a única do concelho que cobra alugueres de bolas, “apesar de se inserir numa das zonas mais pobres da freguesia e do concelho”. Dado que muitos pais têm dificuldades económicas muito graves, os alunos de condição social mais humilde “ou não brincavam ou desviavam o dinheiro destinado a comprar outros bens” para o aluguer de bolas.

Mas a questão das bolas não é a única situação apontada na denúncia, que sublinha outras alegadas irregularidades ou más práticas do diretor do agrupamento.

Entre as irregularidades destaca-se a auxiliar de biblioteca que nunca está no seu local de trabalho por ser secretária pessoal do diretor e o facto de a escola ter contratado uma empresa de construção civil para reparar as clarabóias, a mesma empresa que terá feito remodelações na casa do diretor.

Carlos Reis nega tudo, argumentando que nenhum ato ilícito foi assinalado em anteriores auditorias da IGEG.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Um escândalo. Se forem à arrecadação de material desportivo de qualquer escola verificam que as bolas de futebol são as que estão em pior estado, porque são as que os miúdos mais querem.
    Os professores devem preocupar-se com a aprendizagem dos alunos, porque têm muito trabalho a fazer nesta área.
    Deixem-se de tricas e invejas para quem está na direcção e façam o trabalho para que são pagos

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …