Alterações climáticas podem expor base militar secreta da Guerra Fria

A base Camp Century foi construída por baixo da camada de gelo, na Gronelândia, pelos EUA, durante a época da Guerra Fria. Hoje o aquecimento global pode fazê-la aflorar e pôr em risco a população circundante devido aos perigosos e contaminantes componentes.

No ponto mais árido da Guerra Fria, há aproximadamente 60 anos, os EUA desenharam uma rede de lugares móveis parra o lançamento de mísseis nucleares por baixo da camada de gelo da Gronelândia.

O objetivo era preparar uma possível guerra com a União Soviética. Um destes sítios era Camp Century do projeto Iceworm. Para o local, foram dispensados uns quantos soldados que lá viviam com o único propósito de prevenir que a base fosse completamente coberta pela neve, cita a RT.

Quando o projeto Iceworm foi dado como terminado, em 1967, a base de Camp Century foi encerrada e abandonada. Os militares encarregues daquele projeto assumiram que o material perigoso da base – como combustíveis e materiais radioativos – se manteriam enterrados debaixo da espessa camada de gelo na Gronelândia para sempre.

No entanto, as temperaturas têm aumentado devido às alterações climáticas e os contaminantes perigosos ameaçam “renascer” do gelo, pondo em risco os habitantes da Gronelândia e arredores.

De acordo com um relatório publicado pelo Pentágono este ano, e citado pelo Motherboard, Camp Century não é a única instalação militar dos EUA no exterior ameaçada pelas alterações climáticas: mais de metade das bases militares de Washington por todo o mundo poderiam estar em risco.

No entanto, o projeto Iceworm pode ser um caso de estudo útil, segundo Jeff Colgan, professor associado de Ciências Políticas e Estudos Internacionais da Universidade de Brown.

Para o especialista, a pergunta quem deveria ser responsabilizado pelo destino de Camp Century transformou-se numa “batata quente” política, uma vez que não é claro de quem é a responsabilidade de limpar a zona.

Colgan avaliou o impacto das alterações climáticas nas bases militares como um problema político e diplomático, retirando o peso ambiental da questão.

Como Camp Century foi resultado de um tratado internacional entre a Dinamarca e os EUA, já que na altura a Gronelândia era uma colónia dinamarquesa, o projeto Iceworm mostra o quão complexas podem ser situações como estas.

“Não é uma questão prioritária. Na verdade, até é pouco falado em Washington. As únicas pessoas realmente preocupadas com esta questão estão na Gronelândia”, remata.

O Serviço Geológico da Dinamarca e Gronelândia, uma instituição de investigação independente na órbita do Ministério da Energia da Dinamarca, tem monitorizado as camadas de gelo da Gronelândia há anos e agora está especificamente a observar Camp Century.

Entretanto, os responsáveis políticos terão que determinar as medidas a tomar em relação a esta ameaça das alterações climáticas sobre as instalações militares. Das centenas de bases dos EUA espalhadas pelo mundo, “não é claro quantas enfrentam uma ameaça pelas alterações climáticas, como a da Gronelândia”, afirmou Colgan.

Outros lugares, como ilhas no Pacífico, também poderiam sofrer com o impacto das alterações climáticas, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …